skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
A Visão Do Barra De Access Sobre O Autismo

A visão do Barra de Access sobre o Autismo

No dia 02 de Abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo (“Transtornos de Espectro Autista” – TEA), chamamos atenção para uma visão sob uma perspectiva diferente e não errada e como a terapia de Barras de Access pode ajudar.

Você não está errado – você é apenas diferente: uma diferente perspectiva sobre o autismo

Quando me pediram para escrever sobre ser um X-Men(1), não sabia por onde começar. Reconhecer que eu sou um X-men é novo para mim e ainda estou mergulhando profundamente nos materiais, nas aulas e nas informações disponíveis sobre o tema. Uma coisa que eu sei é que sou diferente e se você está lendo isso, você também é.

Uma das maneiras pelas quais nós, X-Men, somos diferentes, é a maneira como percebemos o mundo. Autismo é uma palavra usada para descrever um “espectro” de pessoas que não se encaixam na caixa “normal”. Eu sou uma dessas pessoas, na qual não me importo em assim definir. O que é verdade para mim é que sou diferente. Eu desejo algo diferente e essa realidade não é suficiente. Eu farei o meu melhor para mostrar a você através dos meus olhos como eu vejo o mundo. Não tome como verdadeiro, real ou significativo. É tudo apenas um ponto de vista interessante.

Para mim, ser um X-Men é viver questionando tudo; até mesmo perguntas. É saber que essa realidade não é tudo o que existe. Ser um X-Men é usar a maneira como você sente o mundo para ir além dessa realidade onde ninguém esteve antes. É tudo definido e tudo indefinido, separando-o e olhando o espaço entre as linhas e a linearidade. É aprofundar-se nesses espaços e explorar um espaço não mapeado. Ser um X-Men é um reconhecimento e uma celebração do presente original que você é no mundo e da contribuição que você está disposto a ser, conhecer, perceber e receber. É a comunhão que você tem com as moléculas do universo e a consciência do que elas desejam ser.

O autismo é como uma consciência espacial indefinida. A informação vem de toda parte como energia e há pouco ou nenhum filtro. Nem sempre é claro de onde vem a informação, seja passada, presente ou futura, seja da pessoa ao seu lado ou a que está a quilômetros de distância. Quando a informação chega, vem em ondas e a intensidade de tanta informação ao mesmo tempo é como tentar passar um oceano através de um orifício em menos de um segundo. Pessoas autistas podem frequentemente parecer que não estão presentes, extremamente sobrecarregadas, agitadas e retraídas. Na maioria das vezes isso não ocorre, somente quando pessoas autistas estão percebendo mais informações do que o habitual. Nestas ocasiões, eles estarão cientes do que todos estão pensando dentro e fora da sala. Eles sentirão os outros corpos ao redor deles. Eles estarão cientes do que vai acontecer a seguir e, muitas vezes, estarão explorando várias ideias simultaneamente.

Para muitos de vocês, isso pode parecer um fardo, já que você não se encaixa nessa realidade e as pessoas se sentem intimidadas pelo que elas não entendem e o que não se encaixa nessa realidade. Você também pode ter escolhido diminuí-lo e suprimi-lo para adequar-se à ordem dessa realidade. Isso não precisa mais ser sua realidade. Existem diferentes possibilidades disponíveis para você escolher.

Algo que me ajudou grandemente, foi lembrar que “Você não está errado. Você é apenas diferente”. Muitas pessoas também tiveram que me lembrar disso inúmeras vezes e eu admirei suas paciências! Quando você não se encaixa e vê as coisas de maneira diferente, pode ser fácil invalidar sua realidade em favor dos outros, mas isso não funciona de verdade. Você está consciente da energia e pode diminuir sua consciência, mas não pode fazê-la desaparecer. Sua consciência de energia sempre esteve lá e sempre estará lá. Você pode correr, mas não pode se esconder.

Geralmente, uma informação não é suficiente. Eu gosto de ter as palavras, as imagens, a energia, os sentidos e a consciência de tudo o que é passado, presente e futuro. Quando todas essas informações são entregues ao se comunicar, isso cria uma sensação de facilidade em saber. Por exemplo, se alguém está dando instruções dizendo à esquerda e à direita, eu me perco facilmente. Mas, se alguém também estiver se comunicando usando sentidos, dicas visuais, percepção energética e palavras, eu posso receber a informação com muito mais facilidade.

Alguns de vocês, lendo isso, podem estar procurando saber como você pode ter mais facilidade com seu filho, amigo ou parceiro. Vou descrever o que traz facilidade para mim: Às vezes, a vastidão do espaço é boa, muitas vezes eu tento definir todas as informações que recebo para descobrir o que fazer com tudo isso, mas também pode ser bom deixar tudo passar e não ter que definir nada.

Conversar e se envolver com as pessoas pode ser cansativo, pois você está constantemente tentando descobrir se o que está percebendo é relevante para essa pessoa e para a conversa. Permita a si mesmo ou à pessoa com quem você está, ter seu espaço próprio. Existe uma sensação de paz, facilidade e unidade que surge quando você expande seu senso de espaço. Pergunte à pessoa que você é o que funciona para ela. Para mim, estar no oceano, na natureza e tocar os animais são as maneiras mais fáceis de ter uma sensação de paz, tranquilidade e novamente espaço.

Todos nós estamos conectados a tudo, quer gostemos ou não. Ser um X-men é estar recebendo mais de tudo o que vem com isso; o bom, o Mau e o Feio. São também as capacidades criativas que você tem e vão além dessa realidade e criam algo totalmente diferente.

E se tudo o que você fez de errado com você, fosse realmente o que os seus pontos fortes? Lembre-se, você não está errado. Você é apenas diferente. (Sul Wynne-Jones)

(1) Em Access são assim chamadas, carinhosamente, as pessoas com habilidades brilhantes em muitas áreas diferentes que, muitas vezes, podem passar despercebidas, ou até mesmo serem escondidas por anos, como os super heróis dos quadrinhos.

Barra de Access (Access Consciousness)

A terapia de Barras de Access, através de leves toques em pontos localizados na cabeça, promove um profundo relaxamento, de forma que a pessoa que está sendo atendido sinta a sensação de espaço, unidade, tranquilidade e paz e consiga atrair para si, situações em sintonia com sua forma de ser. Da mesma forma, as pessoas que convivem com autistas, podem beneficiar-se tendo as mesmas sensações de relaxamento e descobrindo, em si mesmo, as melhores dinâmicas de boa convivência em quaisquer ambientes.

Se você quiser saber mais sobre as ferramentas do Access Consciousness, de como você pode ajudar um “X-Men”, ou ajudar a si próprio, contate-nos, teremos gratidão em contribuir neste processo tão especial de equilíbrio energético.

Terapia de Barra de Access em Canoas

Edna Machado

Em Canoas, no Espaço Bambuí, você conta com a terapia de Barra de Access com a terapeuta Edna Machado. Fale conosco, tire suas dúvidas sobre a terapia e como funciona o tratamento e em que ele pode te auxiliar.

Entre em contato pelo Whatsapp 51 9.9975.9108, telefone 51 3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook. O Espaço Bambuí fica na Rua Brasil 680, Canoas, próximo ao Canoas Shopping.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top