skip to Main Content
9.9975.9108 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Ano Novo E A Conquista De Novos Hábitos Para A Saúde

Ano novo e a conquista de novos hábitos para a saúde

A cada fim de ano e início de ano novo surge o sentimento de mudança, disto, surgem as listas e listas de resoluções para o ano novo. Com certeza a mudança de ano em si não representa grande coisa, o que pode ajudar é a sensação de recomeço e retomada de vida, com a esperança de mudança, mas não é preciso muita experiência para saber que isso não garante nada.

Sim, mudar é difícil, talvez um dos pontos mais importantes é ter um motivo para a mudança e saber o como mudar. Se você quer uma grande mudança, talvez seja muito mais difícil. Mas se você tentar ir pelo caminho de muitas pequenas mudanças ao longo do tempo, com certeza vai se encaminhar às grande de forma mais segura e definitiva!

Como criar hábitos saudáveis

Um dos grandes mitos sobre os hábitos é a crença de que bastam 21 dias para formar um novo hábito. Pesquisas mais recentes mostram, no entanto, que esta crença comum não corresponde à realidade. O tempo que leva a formar um novo hábito pode variar amplamente, dependendo do comportamento, da pessoa, das circunstâncias, entre outros fatores. O leque de variações que influenciam os nossos hábitos é muito amplo – algumas pessoas são mais resistentes aos hábitos e alguns hábitos são mais difíceis de adquirir (ou desistir) do que outros.

Antes de adquirir novos hábitos, pense na sua real motivação e necessidades. Tenha em mente que os hábitos são respostas às necessidades. Isto parece óbvio, mas esforços incontáveis para mudança de hábitos fazem com que ignore as suas implicações. Se come mal, pode começar a comer bem, mas se está a comer chocolate para se sentir confortado e feliz, tentar substituir o chocolate com cenouras não vai ajudar. Neste caso, o que é necessário não é uma dieta melhor, mas encontrar uma forma alternativa para se sentir confortado e relaxado.

Passo 1: Escolha um hábito fácil de iniciar

Para criar um novo hábito, deve, em primeiro lugar, simplificar o comportamento. Torná-lo pequeno, mesmo ridículo. Por exemplo: caminhar durante 3 minutos ou fazer 2 flexões.

No início, não importa o desempenho. Poderá atingir os níveis de desempenho que deseja numa fase seguinte, quando o comportamento se tornar consistente.

Passo 2: Integre-o na sua rotina

Encontre uma rotina existente que funcione como lembrete para este pequeno comportamento. Por exemplo: digamos que quer adquirir o hábito de fazer 10 flexões por dia durante a pausa de almoço. Pode começar por escolher um “lembrete” baseado no tempo e dizer algo como: “Durante a minha pausa para o almoço, todos os dias, vou fazer 10 flexões.” Isso poderia funcionar, mas não é muito específico.

Alternativamente, pode criar um “lembrete” relacionado com uma ação anterior, muito específica, que aconteça sempre associada ao período de almoço. Por exemplo, “Quando fechar meu laptop para sair para o almoço, vou fazer 10 flexões.” Neste caso, a ação muito específica de “fechar o laptop” é um “lembrete” perfeito para o que quer fazer de seguida (as 10 flexões). Não restará qualquer dúvida sobre o momento em que o vai fazer.

Passo 3: Treine os ciclos

Concentre-se em integrar o novo pequeno comportamento na sua rotina – todos os dias ou tanto quanto possível. Mantenha o comportamento simples até que se torne um hábito sólido. É importante lembrar que uma mudança duradoura é produto de hábitos diários, não de transformações realizadas uma vez na vida.

A ideia de que, ao formar um novo hábito, não pode falhar um dia ou tudo estará perdido é apenas mais um mito. Perder uma oportunidade para executar o comportamento não afeta o processo de formação de hábito. Por outras palavras, a construção de melhores hábitos não é um processo de tudo-ou-nada.

Passo 4: Relembre os seus objetivos de vida

Atrele seus hábitos aos seus objetivos de vida, àquilo que te motiva e para o qual você nasceu. Não permita que hábitos fracos e nocivos se interponham entre você e sua missão. Você está aqui para vencer e dar exemplo aos outros. Faça dos hábitos saudáveis degraus que alavanquem você e marquem sua passagem pela Terra.

Então, você poderá fazer a pergunta que Ricard Bach, o renomado autor do livro Fernão Capelo Gaivota, fez: “Eu dei a minha vida para me tornar o que sou agora. Valeu a pena?” Espero que sim, e que continue valendo a pena.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de celebrar. É especialmente importante que se recompense de cada vez que praticar o seu novo hábito.

Hábitos saudáveis para a qualidade de vida

Alguns dos hábitos mais buscados são o cuidado com a saúde e bem estar: praticar exercícios físicos, alimentar-se melhor, cuidar da mente, etc. Para isto, com certeza o auxílio de profissionais e terapeutas é o melhor caminho. O Espaço Bambuí conta com diversos terapeutas e especialidades para a saúde do corpo e da alma.

Atividade física

Aulas de Pilates em Canoas

Aulas de Pilates em Canoas

Mexer o corpo por si só não adianta muito, ou melhor, não adianta ao longo do tempo, pois com certeza você vai se desmotivar em repetir o exercício sem propósito. Por isto, recomendamos práticas que envolvam também uma proposta de filosofia ou abordagem diferenciada.

O Tai Chi Chuan é uma arte milenar chinesa que trabalha corpo e mente de forma integrada. O Estilo Yang do Tai Chi Chuan é simples, elegante e de fácil aprendizagem, usando a força interna. Apropriado para pessoas de todas as idades e condições de saúde, tornou-se o estilo mais popular de Tai Chi Chuan em todo o mundo.

Recomendamos também o Pilates, prática que une treino de força e de flexibilidade, o que ajuda a melhorar a postura, a alongar e tonificar os músculos sem exageros, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força, a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração. As aulas de pilates na clínica em Canoas, tem horários flexíveis e valores acessíveis, conforme a sua necessidade. Entre em contato com o Espaço Bambuí e saiba mais!

Alimentação e nutrição

Alimentar-se é muito mais do que comer. Alimentar-se é uma prática terapêutica completa, que fortalece o físico, equilibra a mente e estimula o autoconhecimento. Sua alimentação e seus hábitos alimentares, combinados, podem transformar sua saúde, seu equilíbrio e, assim, sua maneira de ser e de viver a vida.

O nutricionista Carlos Lampert Filho atende em Canoas no Espaço Bambuí e tem essa abordagem diferenciada. Além de atender na cidade, Carlos também atende periodicamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro nas especialidades de nutrição funcional, emagrecimento, Dietética oriental e nutrição esportiva.

Cuidar da mente, com o corpo e a respiração

Mente e corpo não estão desligados, pelo contrário, e isto os antigos sábios sempre notaram, desenvolvendo técnicas para se aproveitar disto. O milenar Yoga é uma delas, unindo práticas corporais e respirações e meditação. Basicamente, essa técnica proporciona mais vigor físico, melhoria na saúde em geral, mais equilíbrio, energia, tônus muscular, flexibilidade e relaxamento. Aliando técnicas de respiração e posturas, a prática do Hatha Yoga estimula a circulação sanguínea, a digestão e promove a manutenção sistemática tanto do sistema nervoso como do sistema endócrino. Em relação aos benefícios mentais provenientes do Hatha Yoga, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, mais tranquilidade e ampliação do autoconhecimento.

Expressar seus sentimentos a quem você ama

Atualmente há cada vez mais comunicação, mas quanto há de comunicação real do que sentimos? E que falta isto faz! Para isto, o Espaço Bambuí conta com a especialista Thais Zanchetin e seu projetos Cartas de Amor. Para ela, cada ser é único e todos têm algo de bom para contar. Este é o fundamento do seu trabalho no Espaço Bambuí, com a proposta de ajudar outras pessoas a expressarem seus sentimentos e pensamentos através da escrita, seja para a pessoa amada, os filhos, a família, ou quem é importante para nós.

Menos estresse a ansiedade

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade Canoas Bambuí

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

Viver com ansiedade tem efeitos emocionais, físicos e sociais. Por isto o Espaço Bambuí oferece o Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade cuja proposta é a recuperação destes efeitos devastadores através da partilha de sentimentos e da ajuda mútua, com enfoque na reorganização das vidas e na compreensão das emoções e dos sentimentos. O grupo é conduzido pela psicóloga Daniela Petry (CRP 07/767-5), a qual também atende como atendimento em psicoterapia em Canoas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top