skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Ano Novo E A Conquista De Novos Hábitos Para A Saúde

Ano novo e a conquista de novos hábitos para a saúde

A cada fim de ano e início de ano novo surge o sentimento de mudança, disto, surgem as listas e listas de resoluções para o ano novo. Com certeza a mudança de ano em si não representa grande coisa, o que pode ajudar é a sensação de recomeço e retomada de vida, com a esperança de mudança, mas não é preciso muita experiência para saber que isso não garante nada.

Sim, mudar é difícil, talvez um dos pontos mais importantes é ter um motivo para a mudança e saber o como mudar. Se você quer uma grande mudança, talvez seja muito mais difícil. Mas se você tentar ir pelo caminho de muitas pequenas mudanças ao longo do tempo, com certeza vai se encaminhar às grande de forma mais segura e definitiva!

Como criar hábitos saudáveis

Um dos grandes mitos sobre os hábitos é a crença de que bastam 21 dias para formar um novo hábito. Pesquisas mais recentes mostram, no entanto, que esta crença comum não corresponde à realidade. O tempo que leva a formar um novo hábito pode variar amplamente, dependendo do comportamento, da pessoa, das circunstâncias, entre outros fatores. O leque de variações que influenciam os nossos hábitos é muito amplo – algumas pessoas são mais resistentes aos hábitos e alguns hábitos são mais difíceis de adquirir (ou desistir) do que outros.

Antes de adquirir novos hábitos, pense na sua real motivação e necessidades. Tenha em mente que os hábitos são respostas às necessidades. Isto parece óbvio, mas esforços incontáveis para mudança de hábitos fazem com que ignore as suas implicações. Se come mal, pode começar a comer bem, mas se está a comer chocolate para se sentir confortado e feliz, tentar substituir o chocolate com cenouras não vai ajudar. Neste caso, o que é necessário não é uma dieta melhor, mas encontrar uma forma alternativa para se sentir confortado e relaxado.

Passo 1: Escolha um hábito fácil de iniciar

Para criar um novo hábito, deve, em primeiro lugar, simplificar o comportamento. Torná-lo pequeno, mesmo ridículo. Por exemplo: caminhar durante 3 minutos ou fazer 2 flexões.

No início, não importa o desempenho. Poderá atingir os níveis de desempenho que deseja numa fase seguinte, quando o comportamento se tornar consistente.

Passo 2: Integre-o na sua rotina

Encontre uma rotina existente que funcione como lembrete para este pequeno comportamento. Por exemplo: digamos que quer adquirir o hábito de fazer 10 flexões por dia durante a pausa de almoço. Pode começar por escolher um “lembrete” baseado no tempo e dizer algo como: “Durante a minha pausa para o almoço, todos