skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Ansiedade Na Adolescência

Ansiedade na adolescência

A adolescência é um período de transição entre a infância e o estado adulto, onde o jovem procura um sentido para a vida, experimenta e confronta-se com tarefas essenciais à formação da sua identidade e à construção da sua autonomia. Em conjunto com isso, a puberdade faz surgir um conjunto de transformações físicas, de sentimentos e de pulsões sexuais que exigem muitas adaptações, as vezes sem a base necessária.

Muitas vezes este é um percurso complicado, cheio de dúvidas, inseguranças e questões que, quando não encontram as respostas adequadas, geram angústias e agitações – razões básicas para o aparecimento de distúrbios de ansiedade na adolescência.

Na adolescência, é comum encontrarmos jovens estudantes com altos níveis de ansiedade que perturbam a concentração e a memória, conduzindo depois a dificuldades e ao fracasso escolar. O medo da morte também pode manter-se como parte da angústia existencial de alguns adolescentes, revelando níveis de ansiedade que provocam a desestruturação do comportamento. Ou o evitamento de situações sociais que levam o jovem a isolar-se cada vez mais.

Ainda mais diante do contexto atual, onde a tecnologia inunda a nossa vida de interrupções e expectativas a todo instante, os adolescentes podem estar sujeitos a ansiedade crônica de forma mais direta e constante. Uma vez detectado as características gerais, é importante proporcionar aos jovens as ferramentas necessárias para a sua resolução, gradualmente e de forma construtiva e definitiva.

Psicoterapia: tratamento para ansiedade em jovens

psicoterapia e pscologia Canoas RS

Psicoterapia em Canoas

A psicoterapia, com a abordagem centrada no indivíduo, vem mostrando resultados positivos no tratamento da ansiedade. Durante a psicoterapia o jovem é auxiliado a entender melhor como a ansiedade funciona e aprender modos de administrá-la. A psicoterapia vai enfocar tanto as causas como os sintomas da ansiedade, agindo sobre ambos.

Desenvolvida pelo norte-americano Carl Rogers, a Psicoterapia Humanista é centrada no ser humano e promove o crescimento pessoal e a autocompreensão do ser. Nesta abordagem, o terapeuta desenvolve uma relação de confiança para fazer com que o paciente encontre sua cura. Sendo assim, é um processo libertador da culpa, onde surgem os verdadeiros porquês de tanta ansiedade e um convite às novas atitudes e visões de mundo.

Psicóloga Daniela Petry

Psicóloga Daniela Petry

A psicóloga Daniela Humann Petry (CRP 07/767-5) tem ampla experiência em psicologia escolar, saúde pública e comunidades terapêuticas, com 19 anos de atendimentos. Daniela atende adolescentes, adultos e terceira idade. Dedica-se à psicoterapia individual, com especial atenção a crises de desenvolvimento, fobias, depressão, crises de ansiedade, pânico e adaptação/manejo familiar.

Com a ajuda atenta do psicólogo, a pessoa vai aprendendo a diminuir sua ansiedade, descobrindo novos modos de enfrentar as dificuldades e modificando as crenças que estão por trás dela. O terapeuta vai procurar, junto com o jovem, quais os pensamentos negativos que a levam a sentir ansiedade e buscar mudar esses pensamentos e os comportamentos que estão ligados a eles, inclusive com a indicação de outras técnicas e terapias que agreguem qualidade de vida e saúde física e mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top