skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Ansiedade: Sintomas E Tratamentos

Ansiedade: Sintomas e Tratamentos

Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. O Brasil tem aparecido sempre entre os primeiros das listas da organização. Um dado alarmante é que, um desses estudos, realizado em 2014, mostrou que a região metropolitana de São Paulo possui a maior incidência de perturbações mentais no mundo.

O estudo feito pela OMS revela que 29,6% dos paulistanos, e moradores da região metropolitana, sofrem de algum tipo de perturbação mental. O levantamento pesquisou 24 grandes cidades em diferentes países. Entre os problemas mais comuns apontados no estudo estão a ansiedade, mudanças comportamentais e abuso de substâncias químicas. Dentre eles, a ansiedade é o mais comum, afetando 19,9% das 5.037 pessoas pesquisadas.

Sintomas de ansiedade

Diversos sintomas podem estas relacionados com a ansiedade em nível de transtorno. Naturalmente, alguns desses sintomas de forma isolada ou momentânea são normais, mais a questão e quando começa a se configurar um quadro de constância. Entre os principais sintomas da ansiedade crônica, estão:

  • Dificuldade de concentração e foco
  • Preocupação, tensão ou medo exagerado
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo ruim vai acontecer
  • Preocupação exagerada com a saúde, dinheiro, família ou trabalho
  • Medo exagerado de ser humilhado pelas outras pessoas da sociedade
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes
  • Cansaço, irritabilidade e, consequentemente, estresse constante

Com o desenvolvimento desse quadro, outros problemas podem surgir, mais graves e diretos, e que acabam “mascarando” a ansiedade, confundindo ela com outros problemas mais pontuais. Até porque, há também diversos sintomas físicos que podem estar associados a situações de ansiedade, como tensão muscular, espasmos e tremores, inquietação, fadigas, falta de ar, diarreia, ondas de calor e arrepios de frio, dificuldade para engolir, sudorese, dores no peito, formigamento nos pés, tontura e sentimento de irrealidade.

Tratamentos para a ansiedade

Para amenizar o problema, saber como diminuir a ansiedade e não sofrer tanto com seus sintomas, o importante é compreender a sua situação e contexto de vida. Observar-se é fundamental, conhecer os “gatilhos” da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com eles é importantíssimo. Se você não tem qualidade de vida, dificilmente conseguirá superar a ansiedade e o estresse. Manter uma rotina com prática de exercícios físicos, sono saudável e atividades de lazer devem fazer espaço em nossa vida.

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade Canoas Bambuí

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

O grupo é conduzido pela psicóloga de Canoas/RS Daniela Petry, com metodologia que congrega sua experiência profissional na saúde pública, em grupos de mútua ajuda e nas comunidades terapêuticas; além da parceria com os demais terapeutas do Espaço Bambuí.

workshop-lidando-ansiedade-espaco-bambui-canoas-rs3Workshop Lidando com a Ansiedade

Daniela Petry conduz esta oficina para, de forma prática e didática, mostrar formas de compreender e lidar com a ansiedade em nossa vida. Será uma atividade voltada para todas as pessoas interessadas no tema, que sentem a necessidade de lidar melhor com a ansiedade do dia a dia bem como para amigos de pessoas muito ansiosas que querem saber como oferecer ajuda.

Atendimento psicoterapeutico em Canoas

psicoterapia Canoas RS

Psicoterapia Canoas RS

Desenvolvida pelo norte-americano Carl Rogers, a Psicoterapia Humanista é centrada no ser humano e promove o crescimento pessoal e a autocompreensão do ser. Nesta abordagem, o terapeuta desenvolve uma relação de confiança para fazer com que o paciente encontre sua cura. Sendo assim, é um processo libertador da culpa, onde surgem os verdadeiros porquês de tanta ansiedade e um convite às novas atitudes e visões de mundo.

Tai Chi Chuan e Chi Kung

espaco-bambui-canoas-tai-chi

Tai Chi Chuan e Chi Kung em Canoas

Artes milenares chinesas, o Tai Chi e Chi Kung favorecem a motricidade e o equilíbrio, melhorando o desempenho das articulações. Também fortalecem os sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório, além de aliviarem as dores nas costas com a correção postural. Integra profundamente corpo, mente e respiração, melhorando notavelmente nossa capacidade de lidar com a ansiedade.

Hatha Yoga 

Aulas de Yoga em Canoas

Aulas de Yoga em Canoas

Aliando técnicas de respiração e posturas, a prática do Hatha Yoga estimula a circulação sanguínea, a digestão e promove a manutenção sistemática tanto do sistema nervoso como do sistema endócrino. Em relação aos benefícios mentais provenientes do Hatha Yoga, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, mais tranquilidade e ampliação do autoconhecimento.

Pilates

Aulas de Pilates em Canoas

Aulas de Pilates em Canoas

Já o Pilates trabalha o corpo integralmente, trazendo equilíbrio muscular e mental. Tem ênfase na concentração e respiração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo.

 

Hábitos para diminuir a ansiedade

Tratamentos, exercícios, terapias e afins para lidar com a ansiedade são, sem dúvida, ótimos. Mas eles são parte da solução, não a CURA efetiva. Assim, além de buscar apoio e ajuda, mudar o seu estilo de vida e hábitos é fundamental. Separamos aqui alguns hábitos e práticas diárias e semanais que podem ajudar.

Tenha bons fins de semana

Uma semana exaustiva drena não apenas suas reservas de força física, mas também sua força mental. O que você precisa é um final de semana para relaxar. Durma por mais tempo do que seus compromissos permitem. É essencial que você passe algum tempo fazendo o que realmente gosta. Lembre-se, há uma semana difícil à sua frente, e você terá que trabalhar muito novamente. Esse final de semana precisa rejuvenescer sua mente e corpo para lidar com o estresse. Leia um livro que você gosta, assista seu programa favorito, saia para dirigir e apenas aproveite!

Desenvolva bons hobbies

Todo mundo tem um hobby. É uma coisa que te faz se sentir feliz e calmo. Algumas pessoas gostam de jardinagem e da emoção que experimentam quando veem plantas florescerem e flores se abrirem em seus jardins. Fotografia, desenho, pintura, são alguns hábitos que você pode tentar se você ainda não encontrou o seu hobby. Mas você não precisa ficar nas coisas “lúdicas”, por a mão na massa e buscar aprender e exercitar marcenaria com boas ferramentas para marcenaria, é um hobbye transformador, pois com ela você não só movimenta o corpo e a mente, mas cria coisas para o seu cotidiano e mantém a manutenção das mesmas.

Há muitos hobbies, como participar de um clube do livro, que levam a uma vida social mais ativa, que é uma ótima forma de diminuir a ansiedade e o estresse. Além disso, fazer atividades que você gosta durante seu tempo livre traz benefícios positivos como pressão arterial mais baixa, colesterol mais baixo e um índice de massa corporal melhor.

Cuide da sua família

Passe um tempo de qualidade com sua família. Saia e visite seus pais de vez em quando. Não importa o quanto seu sogro te odeia, ele ainda ficará feliz ao ver o quanto a filha dele está feliz com você! Saia com seus filhos, também. Leve-os à praia ou a uma sorveteria. Vá ao jogo de futebol dos seus filhos. Assista a apresentação de balé da sua filha. Mime sua esposa com um presente surpresa. Planeje e materialize uma noite romântica só com ela. Uma noite longe das crianças não fará mal a ninguém!

Você precisa cuidar da sua família. É mais saudável para você e para sua família se você os faz se sentirem amados. Tire um tempo para passar com eles. Seu chefe não ficará ao seu lado nos momentos difíceis, mas sua família irá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top