skip to Main Content
9.9975.9108 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Aulas De Yoga Na Gravidez

Aulas de Yoga na gravidez

A yoga na gravidez é recomendada para preparar ao parto, o corpo e a mente da futura mamãe. A gravidez pode ser um momento delicado, dependendo da saúde da mulher, mas também pode ser um período de vida muito feliz, uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre si mesmo e sobre o seu corpo que está passando por tantas mudanças, e que envolvem tantos aspectos.

Durante os nove meses, o corpo e a mente da mulher se preparam para receber uma nova vida e a yoga pode ser a chance de relaxar e se preparar para um parto tranquilo, o quanto possível, e sem ansiedade.

O Espaço Bambuí conta com aulas de Yoga na cidade com a instrutora Priscila Thormann, a qual também é professora de Pilates e educadora física.

Seis benefícios da yoga na gravidez

Quando praticada corretamente, a yoga pode ser um instrumento para escutar e entender o próprio corpo. Entre os benefícios possíveis, encontram-se:

Musculatura mais preparada

Fazer as asanas fortalece braços, pernas, ombros e quadris. Todas as partes do corpo que ajudam a suportar o peso da barriga, e que em geral precisam ser tonificadas.

Sono e digestão melhores

Respirar profundamente durante a prática da yoga tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso e estimula a ativação do sistema parassimpático, o que ajuda a entrar em estado de relaxamento, promovendo o sono e a digestão.

Mais disposição para o dia a dia

Toda a dinâmica de uma atividade física como o yoga, a capacidade pulmonar em dia, o controle das emoções e pensamentos permitem com que exista mais energia para a vida cotidiana, tanto por uma maior disposição do nosso organismo como pelo melhor controle do estresse, que acaba com nossa energia física e psíquica.

Corpo e mente com novo equilíbrio

Durante a gravidez, o corpo da mulher sente a necessidade de estabelecer um novo equilíbrio, tanto físico como psicológico. A prática de asanas e a meditação ajudam muito neste sentido. Assim, um novo equilíbrio é possível.

Entrar em contato consigo e com o bebê

Yoga não é apenas útil do ponto de vista físico – desde a preparação da pélvis à uma melhor circulação – mas também do ponto de vista emocional e na busca de si mesmo. Com a respiração tranquila, típica da yoga, e com o relaxamento, as gestantes poderão entrar em um contato profundo consigo mesmas através de uma busca interior extraordinária.

Um parto mais seguro

Aproximar-se do momento do parto de uma maneira tranquila, oferece benefícios extraordinários para a mãe e para a criança. A yoga ajuda a aprender técnicas de respiração que podem ser úteis durante o trabalho de parto, em especial para reduzir a tensão.

Recomendações importantes para mães que fazem ou querem fazer yoga na gestação

Praticar ou não praticar yoga durante a gravidez é realmente uma escolha pessoal que depende muito das condições de saúde e dos objetivos a serem obtidos. As mulheres que não se sentem em condição de fazer as asanas, podem dedicar-se apenas à meditação.

Durante a gravidez, as posturas que exigem torção do abdômen e as que são realizadas de barriga para baixo estão proibidas. O mesmo vale para as invertidas (cabeça para baixo), pois podem comprimir o cordão umbilical ou causar pressão no diafragma. Nenhum exercício deve pressionar a região abdominal ou exigir a retenção da respiração.

É importante lembrar que:

  • Algumas escolas desaconselham a prática de Yoga durante a gravidez. Muito depende dos tipos de asanas e das diferentes propostas dentro dos diferentes métodos de ensino. Fale com seu instrutor de Yoga.
  • Alguns profissionais recomendam substituir a prática de asanas pela meditação durante a gravidez.
  • O período a se praticar yoga durante a gravidez pode variar de acordo com a saúde da gestante, o método utilizado e os exercícios sugeridos pelo professor. Alguns professores, por exemplo, sugerem que a prática da yoga se dê somente depois do 3° mês, dado que o primeiro trimestre é muito delicado.
  • A recomendação principal no entanto, é a de evitar de fazer yoga sozinha durante a gravidez e contar sempre com o acompanhamento de um professor experiente e competente, possivelmente com uma especialidade dedicada aos asanas e aos exercícios para mulheres grávidas.
  • As lições de yoga poderiam ser feitas tanto individualmente, muito úteis para encontrar as respostas às suas perguntas, quanto em grupo, o que seria ideal para as mulheres que buscam socializar e compartilhar deste momento tão especial com outras mulheres.

Aulas de yoga para grávidas

No Espaço Bambuí há uma série de terapias e especialidades para cuidar da saúde do corpo, emoções e mente das mulheres, seja antes, durante ou depois do parto. O Espaço Bambuí está localizado na Rua Brasil 680, Bairro Harmonia, em Canoas.Agende a sua aula de yoga experimental, entre em contato pelo telefone 3466.5531, Whatsapp 9975.9108, email espacobambui@gmail.com ou venha nos visitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top