skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

Cúrcuma: conheça estudos que comprovam suas propriedades + receitas

Ao ouvir o nome da cúrcuma pela primeira vez, você pode estranhar. Mas talvez conheça o açafrão-da-terra. Lembrou agora? Pois é, eles são o mesmo tempero. A raiz, comum na cultura oriental, vem da família do gengibre, muito utilizada como tempero e fitoterápico.

Da sua raiz seca e moída se extrai o pó. A especiaria de cor alaranjada é a base de condimentos como o curry.

Imagem relacionada
Cúrcuma em raiz e pó

Sua fama crescente está relacionada aos benefícios que a planta traz para a saúde de quem a consome, reduzindo dores e doenças.

A cúrcuma possui altas concentrações de curcuminoides – são fitoquímicos com potente ação anti-inflamatória. Assim, pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de infecções respiratórias, recuperação muscular após exercícios físicos, proteção neuronal e controle de dislipidemias<

E não acaba por aí. De acordo com estudos, o princípio ativo do açafrão-da-terra reduz os níveis do colesterol ruim LDL e faz uma limpeza nas artérias, removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.

Suas propriedades neuroprotetivas ajudam a melhorar a cognição. Ótimo para manter o cérebro em forma e diminuir chances de doenças neurodegenativas, como Alzheimer e Parkinson. A especiaria também pode ser usada como remédio natural no tratamento de problemas gastrointestinais, depressão, febre e resfriados.

Como utilizar cúrcuma no dia a dia

O uso da cúrcuma é considerado seguro e não há efeitos colaterais relatados se ingerida em doses baixas – como especiaria. Porém, segundo estudos da Universidade de São Paulo, quantidades elevadas podem ter reação contrária aos benefícios relatados.

Devemos consumir cerca de 3 gramas, uma colher de chá, por dia, com uma pitada de pimenta o reino. Dá pra usar a criatividade. Acrescentar em diversas preparações culinárias, como sucos, guarnições e pratos principais. Mas, atenção: o processo térmico pode prejudicar sua biodisponibilidade, assim é recomendado acrescentá-la ao final.

Receitas com cúrcuma

Leite de ouro

Aqueça 120ml de leite vegetal (coco, castanha, amêndoas), acrescente 1 colher de chá cheia de óleo de coco, deixe levantar fervura e mexa por mais ou menos 3 minutos. Acrescente especiarias – canela, cravo, cardamomo, baunilha, gengibre – a gosto.

Abobrinha e berinjela apimentadas

Ingredientes – 1 berinjela em cubos – 1 abobrinha em cubos – Meia cebola em pétalas – 1 colher de chá de pimenta calabresa – 1 colher de sobremesa de cúrcuma – 2 dentes de alho finamente laminados – Azeite – Sal e pimenta a gosto – 1 colher de sopa de passas brancas – 2 colheres de sopa de balsâmico.

Preparo: Puxar no azeite o alho com a cúrcuma e a pimenta calabresa até que esteja quase dourado. Em fogo médio, adicione a cebola e a abobrinha. Quando estiverem macias, acrescente a berinjela até que amacie, ponha o balsâmico, misture com cuidado para não quebrar os vegetais. Retire do fogo, coloque as passas e misture com cuidado. Sirva quente ou frio.

Creme de lentilha e cúrcuma

Ingredientes – 300g de lentilhas – Meia cebola finamente picada – 1 dente de alho finamente picado – 1 colher de chá de noz moscada moída – 1 colher de sopa de cúrcuma em pó – Sal quanto baste – Meia cenoura bem picada – Azeite.

Preparo: Em uma panela média, puxar no azeite a cebola, o alho e a cenoura. Quando estiverem macias, adicionar a cúrcuma, sal e as lentilhas. Cobrir com água e deixar que cozinhe por cerca de 40 minutos, sempre cobrindo de água para não secar. Processe no liquidificador e sirva.

Frango com curry e cúrcuma

Ingredientes – 2 peitos de frango cortados em cubos – 1 cebola cortada em pétalas – 200ml de leite de coco – 1 colher de sopa de curry – 1 colher de sopa de cúrcuma em pó – Azeite e sal e pimenta o quanto baste – 1 colher de sopa de coentro finamente picado.

Preparo: Em uma frigideira grande, em fogo alto, dourar os cubos de frango no azeite temperados com sal. Adicionar as pétalas de cebola até que amaciem, abaixar o fogo para médio e adicionar o leite de coco, a cúrcuma e deixe cozinhar até que fique espesso. Para servir, finalize com o coentro picado

Back To Top