skip to Main Content
9.9975.9108 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Diminuir O Estresse E Ansiedade Com O Tai Chi Chuan

Diminuir o estresse e ansiedade com o Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma prática física tranquila e consciente onde, na medida em que você relaxa, concentra-se na respiração, equilíbrio e postura, tornando-se uma verdadeira base para diminuir e combater o estresse a ansiedade que nosso estilo de vida apressado e agitado promove. O Tai Chi Chuan é verdadeiramente um sistema que promove o bem estar que vai muito além de um simples exercício. Apesar de não ser uma “cura”, a prática do Tai Chi tem um impacto positivo na saúde de todas as pessoas que os praticam. Para muitos, o Tai Chi Chuan transforma-se numa verdadeira forma de vida, uma prática que não se abandona nunca mais.

>> Confira também a oficina especial Conhecendo a Medicina Chinesa: Oficina de Pa Tuan Chi e Moxabustão, dia 2 de setembro!

Com a prática regular do Tai Chi Chuan, sendo uma uma atividade física de baixo impacto, os sintomas do estresse ficam mesmo sob controle, pois os exercícios queimam a adrenalina em excesso liberada durante os momentos de pressão. Essa substância é a grande vilã do estresse. É ela que faz a pressão subir, acelera o coração e torna a respiração ofegante. Os sedentários sofrem mais diante de momentos de tensão. Isso porque a adrenalina acaba permanecendo mais tempo do que o devido na corrente sanguínea. Movimentar o corpo é fundamental para lidar com o estresse.

Vantagens e benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde

Vale lembrar que a prática do Tai Chi Chuan também reduz os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue, fatores de risco para o entupimento das artérias, alem de promover o funcionamento do sistema imunológico.

Organismo regulado

Os exercícios internos são práticas para cultivar e manter a Energia Vital. Com o fortalecimento e preservação da Energia Vital, todo o organismo funciona em equilíbrio, regularizando a produção hormonal e de substâncias químicas que são importantíssimas para saúde do indivíduo. A prática do Tai Chi Chuan é indispensável para cultivar os músculos e tendões, mantendo a estrutura corporal saudável e equilibrada. Está comprovado que a prática constante do Tai Chi Chuan previne contra artrite, artrose, tendinite, atrofia muscular, LER (lesão por esforço repetitivo), cãibras, problemas cardiovasculares e melhora muito o equilíbrio e a coordenação motora.

Equilíbrio entre corpo e mente

A busca do estado de quietude e relaxamento, com exercícios psicofisiológicos, onde sua mente (intenção), comanda seu corpo e a respiração, fazendo com que os batimentos cardíacos e sua corrente sangüínea gradativamente encontrem um estado de relaxamento.

Alongamento e flexibilidade

O sistema de nervos e tendões é bastante amplo, atingindo todo o corpo humano. A célula nervosa transmite sensibilidade rapidamente e a saúde humana depende da circulação do sangue e da energia. Os exercícios de alongamentos dos tendões são extremamente benéficos, pois os tendões são o caminho nervoso que são o caminho da energia. A ênfase desses movimentos é dada no estímulo das extremidades, promovendo a ligação dos meridianos e o desbloqueio dos pontos de energia, beneficiando todo o organismo.

O alongamento é muito eficaz na prevenção de lesões. Em uma pessoa que sempre faz alongamentos, o risco de sofrer lesões, como por exemplo, torcedura, luxação e inflamação nos músculos e tendões, é consideravelmente reduzido. Sabe-se que o alongamento previne a deterioração e a atrofia dos músculos, que normalmente ocorrem pela inatividade de pessoas sedentárias. Também, aumenta a circulação sangüínea nos músculos, melhorando o metabolismo, a rigidez e proporcionando uma sensação de bem-estar.

Respiração de qualidade

Se a respiração é calma, uniforme e contínua, a mente manifesta as mesmas virtudes. O cultivo consciente da respiração é um meio eficaz de extrair energia do mundo exterior e de regular as vias energéticas do mundo interior, contribuindo para promover o equilíbrio harmonioso entre o corpo, a mente, as emoções e o espírito.  Além dos exercícios para a saúde, a prática da Forma Tai Chi mantém uma respiração lenta e contínua, sem interrupção, e vem sendo aplicada nos tratamentos anti-estresse, pois esta prática é considerada uma meditação em movimento, tranquilizando a mente e as emoções.

Onde treinar Tai Chi Chuan estilo Tradicional da Família Yang

Tai Chi Chuan estilo Tradicional da Família Yang

Tai Chi Chuan estilo Tradicional da Família Yang

O Espaço Bambuí é uma clínica que oferece diversos tratamentos e práticas, entre elas o Tai Chi Chuan estilo Tradicional da Família Yang, com a instrutora Rosaura Coronet. Graduada em Educação Física, Rosaura tem especialização em Administração Esportiva. É instrutora formada pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan (SBTCC), sendo a representante do Núcleo da SBTCC em Canoas.

No Espaço Bambuí, Rosaura Coronet associa esta prática ao Chi Kung (trabalho que promove a circulação da energia Chi), melhorando o desempenho das articulações. Também fortalecem os sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório, além de aliviarem as dores nas costas com a correção postural. As aulas de Tai Chi Chuan da família Yang atendem alunos de Canoas e toda a Grande Porto Alegre, venha conhecer e participar.

Confira também:

oficina-moxabustao-pa-tuan-chinOficina de Pa Tuan Chin e Moxabustão – conhecendo a Medicina Tradicional Chinesa

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top