skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Emagrecimento E Aumento Do Metabolismo

Emagrecimento e aumento do metabolismo

Com a chegada do calor, aumenta a procura por atividades físicas, esportes e, é claro, o desejo de emagrecer, perder gorduras localizadas, tanto por saúde quanto por forma física. Existem várias questões relacionadas ao emagrecimento, veja aqui algumas que separamos.

A velocidade a que o organismo elimina calorias depende de vários fatores, em especial do tamanho e da composição corporal de cada pessoa. Geralmente, os homens, pela sua constituição física, têm mais facilidade em gastar energia do que as mulheres, as pessoas musculadas consomem mais calorias (mesmo enquanto descansam) do que as obesas e, a partir dos 40 anos, altura em que a massa muscular diminui, o metabolismo abranda.

Como aumentar metabolismo para emagrecer?

No entanto, 50 a 70 por cento da energia dispendida diariamente é gasta para manter as funções vitais do organismo. A par da dieta equilibrada e do exercício físico, outros hábitos podem ajudar a queimar mais calorias. Estas são as regras a adotar para emagrecer e/ou estabilizar o peso e para conseguir uma saúde maior:

Movimente o seu corpo, pratique exercícios físicos

Se cada quilo de músculo consome seis calorias por dia apenas para se suster, enquanto cada quilo de gordura só precisa de duas, manter-se em forma é uma das primeiras regras para garantir um bom processo metabólico. Apesar da incapacidade de cada pessoa intervir significativamente no metabolismo, a prática de atividades mais intensas, vigorosas e de maior duração, que podem prolongar o gasto energético adicional até 24 horas.

Assim, optar por um maior envolvimento na prática de atividades físicas, especialmente as que envolvem grandes massas musculares, como caminhada rápida ou jogging, natação e ciclismo, é uma forma efetiva de aumentar o dispêndio energético total. Pratique também aeróbica. Embora não seja a modalidade que mais contribui para o aumento da massa muscular, é uma excelente opção, pois prolonga o dispêndio de energia horas após a sua prática terminar.

Mas não se limite, se você é daquelas pessoas que não suporta ficar sob tortura numa academia, correr no parque “sem destino” ou ficar repetindo movimentos aleatórios de um instrutor (brincadeira) opte por outras modalidades que integram corpo, emoções, mente, espírito na prática, como aulas de Yoga, pilates ou artes marciais Tai Chi Chuan, todas elas disponíveis aqui no Espaço Bambuí.

O Tai Chi Chuan é uma prática ideal para saúde de todas idades, inclusive idosos, o pilates faz bem para o corpo, transformando-o, e tem ainda benefícios especiais para as mulheres, já o Yoga é uma técnica milenar, com diferentes benefícios comprovados.

Faça mais refeições ao longo do dia

Adote uma dieta variada e rica em fruta, verduras e legumes. Evite comer muito de cada vez e aumente o número de refeições diárias para seis. Os nutricionistas garantem que fazer pequenas refeições de três em três horas obriga o metabolismo a funcionar com mais intensidade. Tomar sempre o pequeno-almoço, uma das mais importantes refeições do dia, também incentiva o funcionamento metabólico.

É que, ao contrário do que se pensa, os hábitos alimentares exercem mais influência no metabolismo do que os fatores genéticos. Salvo os casos raros (1%) em que ocorrem distúrbios genéticos, as razões mais importantes para a atual prevalência da obesidade são o estilo de vida e o ambiente a que cada indivíduo está exposto.

Fuja das dietas radicais

Um dos maiores inimigos da sua saúde são as dietas drásticas. A adoção de dietas bastante restritivas do ponto de vista calórico, que reduzem o peso à custa da perda de muita massa muscular, podem diminuir em 30 por cento o valor do metabolismo de repouso/basal. Não é de estranhar que muitas das pessoas que perdem peso rápido, com frequência o recuperem para um valor idêntico ao inicial ou mesmo superior. Não faça dietas sem acompanhamento profissional qualificado, fale com um nutricionista para dietas de emagrecimento.

Aumente a ingestão de proteínas

alimentos-para-ganho-massa-muscularPara garantir uma dieta equilibrada, substitua os açúcares e alguns carboidratos por proteínas. Os estudos comprovam que o organismo tem mais facilidade em queimar a energia fornecida por alimentos proteicos pouco gordos (como o peixe, a galinha, o tofu, os ovos, entre outros) do que a energia obtida através de alimentos muito ricos em gorduras, carboidratos e açúcares, que são mais rapidamente absorvidos pelo organismo, transformando-se em tecido adiposo.

Veja alimentos que promovem o ganho de massa muscular.

Beba muita água

A água é a componente mais abundante do organismo, constituindo entre 60 a 70 por cento do corpo de um adulto. Embora a sua ingestão não influencie o gasto energético de uma forma direta, a água participa em muitas outras funções imprescindíveis ao normal funcionamento do nosso organismo e que podem influenciar o metabolismo.

É o caso, por exemplo, da regulação da temperatura corporal, do transporte dos nutrientes e da eliminação de resíduos metabólicos através do suor e urina, por exemplo. Cada adulto deve ingerir dois a três litros de água por dia, sendo um a dois litros em forma de líquidos e o restante através dos alimentos, como a fruta e legumes.

Mais chá verde

Classificado como um dos melhores antioxidantes, o chá verde funciona como um excelente antídoto contra a presença de toxinas no organismo. O chá verde tem propriedade que exercem um efeito estimulante no nosso sistema nervoso central e pode acelerar um pouco o metabolismo.

Mas cuidado com as promessas incríveis e milagrosas só com o chá verde ou variações do mesmo. A utilidade do chá na perda de peso e de massa gorda só surge quando ocorre, simultaneamente, um programa de restrição calórica e de prática regular de atividade física. Recorde-se, contudo, que o consumo de chá não deve exceder as seis xícaras por dia, sem exagero!

Menos café

A sensação de energia que o café provoca transforma-o numa das principais bebidas nacionais. Alguns estudos revelaram que a forte presença de cafeína funciona como um excelente estimulante do metabolismo. Apesar das vantagens, deve evitar consumir mais de três ou quatro cafés por dia.

Uma dose elevada de café ou chá (equivalente a cerca de 500 mg de cafeína/dia) no mesmo dia é pouco aconselhável, pois é frequente o aparecimento de sinais e sintomas desagradáveis, como tremores, diarreia, ansiedade, dores de cabeça, estresse e, entre outros, irritabilidade, alerta. Evite de colocar açúcar no café, prefira um adoçante natural se for o caso.

Tratamento para emagrecer com profissionais

Saúde e bem estar também incluem um peso e condição física adequadas, desde que conquistada de forma também saudável, já que não faz sentido perder uns quilos e ganhar diversos outros problemas piores com remédios ou dietas malucas. O Espaço Bambuí oferece uma grande equipe de profissionais, envolvendo questões nutricionais, físicas e psicológicas, além de um ambiente profundamente acolhedor e receptivo, promovendo a saúde, transformando o espaço numa verdadeira clínica para emagrecer em Canoas, atendendo todas as cidades da região metropolitana de Porto Alegre.

Fale conosco, agende um horário e tire suas dúvidas conosco pelo telefone (51) 3466-5531, Whatsapp 9975-9108, pelo e-mail espacobambui@gmail.com ou no endereço Rua Brasil, 680.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top