skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Medicina De Família Em Canoas

Medicina de Família em Canoas

A Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade clínica que também desenvolve, de forma integrada e integradora, práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde dirigidas a pessoas, famílias e comunidades. Os princípios e práticas da Medicina de Família e Comunidade são centrados na “pessoa”, não na “doença”. É considerada a relação entre o médico de família e ser humano, abarcando a sua família e comunidade em que vive.

A Medicina de Família e Comunidade entende que o processo adoecimento restabelecimento da saúde não é algo simples, mas sim complexo e repleto de influências de todos os meios, sejam biológicos, psicológicos, sóciais, ambientais e espirituais. Não há como falar em saúde ou doença sem saber como, onde e com quem o ser humano vive, o que sente e o que está lhe incomodando.

O médico familiar é o especialista que atende os problemas relacionados com o processo saúde – enfermidade, de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco, no âmbito individual e familiar. Com uma visão holística, leva em consideração o contexto biológico, psicológico e social, reconhecendo que a enfermidade como parte do processo vital de cada pessoa, incluindo as dimensões relacionais, ambientais e espirituais e reconhecendo a singularidade de cada pessoa em cada contexto na qual sua vida transcorra.

Em Canoas, o Espaço Bambuí já conta com a Médica de Família e comunidade Maíra Machado Bueno. Ela é especialista em Saúde Pública e ampliou sua formação com outras técnicas e terapias, como a Terapia Bioenergética e a Meditação Ativa, associadas aos tratamentos. Esta abordagem complementar integrativa auxilia a pessoa a descobrir os motivos de seu adoecimento e a compartilhar a responsabilidade sobre seu próprio tratamento.