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Harvard Destaca Tai Chi Chuan Como Exercício Ideal, Especialmente Para Idosos

Harvard destaca Tai chi chuan como exercício ideal, especialmente para idosos

O Tai Chu Chuan é uma arte marcial muito antiga, trabalha diferentes músculos e articulações do corpo humano, sempre em conjunto com a respiração e toda a disposição física e mental do praticante. Aqui no Espaço Bambuí, as aulas de Tai Chi Chuan são com a instrutora de Tai Chi Chuan e Chi Kung Rosaura Coronet, entre em contato e saiba mais. Lei mais informações sobre os benefícios do Tai Chi Chuan para todas as idades.

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Dia Mundial do Tai Chi Chuan, realizado em Canoas

Em lista divulgada no início do ano pela Harvard Medical School, com as cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, uma em especial é destacada pela famosa universidade americana quando o assunto é benefícios para a terceira idade: o tai chi chuan. Considerada uma das mais importantes artes marciais chinesas, a prática incorpora movimentos lentos e relaxantes, que promovem uma maior percepção da respiração, da mente e do corpo. Não à toa, profissionais chamam o tai chi chuan de “meditação em movimento”.

Por mesclar os exercícios do corpo com os da mente o tai chi chuan começou a despertar o interesse de estudiosos em diferentes áreas. Atualmente, um núcleo de pesquisa em Harvard se dedica exclusivamente a avaliar os benefícios da prática. Entre os resultados, concluiu que a prática ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e, consequentemente, melhora a qualidade de vida.

Arte marcial sem impacto nas articulações

De todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o tai chi chuan é a mais suave e fácil de ser aprendida. Seu poder de rejuvenescimento — o que foi indicado em diversos estudos — é explicado, pois a prática pode baixar a pressão sanguínea, irrigar as juntas, estimular a circulação e fortalecer o sistema imunológico. Além dos benefícios físicos, o tai chi é recomendado para aqueles que precisam desestressar, relaxar e conhecer melhor o seu corpo.

Benefícios do Tai Chi Chuan

  • Melhoria da força, do condicionamento, da coordenação e da flexibilidade
  • Melhoria da postura
  • Redução da dor e da rigidez nas articulações
  • Melhoria no equilíbrio e menor risco de quedas
  • Sono melhorado
  • Maiores consciência, calma e sensação geral de bem-estar

Doenças que podem ser previnidas ou controladas com a arte marcial

Quando combinado com tratamentos médicos, o tai chi chuan ajuda no tratamento de diversas enfermidades

ARTRITE: em um estudo realizado com 40 pessoas pela universidade americana Tufts, uma hora de tai chi duas vezes por semana por um período de três meses melhorou as dores, o humor e a condição física de pessoas com artrite severa no joelho. Outro estudo coreano diz que 16 semanas de prática melhoraram significantemente a flexibilidade e diminuiu o avanço da doença.

OSTEOPOROSE: estudiosos de Harvard indicaram em uma pesquisa que a prática é um seguro e efetivo meio para manter a densidade óssea em mulheres na menopausa.

CÂNCER DE MAMA: o tai chi mostrou-se eficaz para melhorar a qualidade de vida e a capacidade física em mulheres que sofrem de câncer de mama e enfrentam efeitos colaterais do tratamento. Um estudo da Universidade de Rochester constatou que a qualidade de vida, a capacidade aeróbica, a força muscular e a flexibilidade das mulheres com câncer de mama melhoraram naquelas que fizeram 12 semanas de tai chi, enquanto as que não fizeram tiveram essas habilidades pioradas.

DOENÇA CARDÍACA: relatório da Universidade Nacional de Taiwan aponta que um ano de tai chi ampliou a capacidade física, diminuiu a pressão sanguínea e melhorou os níveis de colesterol, triglicerídios e insulina nas pessoas com alto risco de doenças cardíacas. O estudo, publicado no Jornal de Medicina Alternativa, não observou as mesmas melhorias no grupo que não praticou o tai chi.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS: um estudo colaborativo entre o Instituto de Pesquisa de Medicina Tradicional Chinesa da Faculdade de Tainjin e o Hospital de Cirurgia de Tórax de Tianjin analisou pacientes que sofriam de bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. Um grupo praticou tai chi chuan e o outro foi tratado apenas com remédios. O grupo que fez as práticas teve uma melhora mais rápida em relação ao outro.

HIPERTENSÃO: em uma revisão de 26 estudos publicada no Preventive Cardiology, o médico americano Yeh relatou que em 85% dos casos o tai chi reduziu a pressão arterial.

INSÔNIA: estudo com 112 idosos saudáveis na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com queixas de insônia moderada, mostrou que, em 16 semanas de tai chi, houve melhora significativa da qualidade e da duração do sono.

AVC: pacientes que sofreram um AVC e foram submetidos a 12 semanas de tai chi tiveram melhora mais significativa no equilíbrio comparado a grupo submetido a um programa geral de exercícios de respiração e alongamento.

FIBROMIALGIA: a Universidade de Medicina de Maryland publicou um estudo com pessoas que sofriam de fibromialgia, submetendo-as a sessões de um programa de tai chi. Os pacientes tiveram uma melhora significativa no estado de saúde.

Instrutora Rosaura Coronet

Instrutora Rosaura Coronet

Aulas de Tai Chi Chuan em Canoas RS

Na cidade de Canoas, as aulas de Tai Chi Chuan são com a instrutora de Tai Chi Chuan e Chi Kung Rosaura Coronet. Para mais informações sobre dias, horários e valores das aulas, entre em contato com o Espaço Bambuí aqui, pelo site, ou pelo Whatsapp 9975.9108, telefone,  3466.5531, email espacobambui@gmail.com. As aulas acontecem no endereço Rua Brasil 680, Canoas/RS, mas também podem ser realizadas em parques e espaços públicos da cidade.

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