skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Não Se Mexer Está Deixando Você Mais Ansioso

Não se mexer está deixando você mais ansioso

Se você você  Passar muito tempo em frente ao computador, assistir TV com frequência ou se divertir com jogos eletrônicos são atividades associadas a um comportamento sedentário. Esse tipo de hábito já foi analisado em muitos estudos, que comprovaram a relação do sedentarismo com obesidade, doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e osteoporose. Recentemente, uma nova pesquisa que teve o resultado publicado no periódico BMC Public Health, descobriu mais um motivo para estimular as pessoas a levantarem do sofá: o comportamento sedentário também pode aumentar a ansiedade.

A pesquisa observacional analisou nove estudos que classificaram sedentarismo a partir de diferentes pontos de vista. Das conclusões observadas, em cinco pode-se afirmar que o comportamento sedentário pode aumentar o risco de ansiedade. Outra evidência encontrada afirma que 36% dos estudantes que passam mais de duas horas por dia em frente à telas digitais apresentaram mais chances de sofrer com o transtorno, em comparação aos que ficavam menos tempo em frente à TV ou ao computador.

Megan Teychenne, da Universidade Deakin, na Austrália, explica que, ao observar associações positivas entre hábitos sedentários e sintomas de depressão, a equipe decidiu usar essa relação como fator para investigar também a ansiedade, problema que afeta 27 milhões de pessoas no mundo e pode resultar em batimento cardíaco acelerado, dificuldades respiratórias, tensão muscular e dores de cabeça.

Assim, busque atividades que promovam o seu bem estar, felicidade, prazer, aliado é claro a saúde. Pintura, artesanato, escultura, marcenaria, etc, são ótimos hobbyes, desde que feitos com as melhores ferramentas para marcenaria.

Práticas físicas para combater a ansiedade

Já falamos aqui que o estresse aumenta o peso e que não movimentar o corpo estimula a ansiedade. Conheça algumas terapias oferecidas no Espaço Bambuí, em Canoas/RS:

Hatha Yoga 

Aulas de Yoga em Canoas

Aulas de Yoga em Canoas

Aliando técnicas de respiração e posturas, a prática do Hatha Yoga estimula a circulação sanguínea, a digestão e promove a manutenção sistemática tanto do sistema nervoso como do sistema endócrino. Em relação aos benefícios mentais provenientes do Hatha Yoga, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, mais tranquilidade e ampliação do autoconhecimento. Além da atividade física em si, o Yoga é uma poderosa atividade para “atacar” diretamente a ansiedade, promovendo a saúde mental e emocional, conectada ao corpo.

Tai Chi Chuan e Chi Kung

espaco-bambui-canoas-tai-chi

Tai Chi Chuan e Chi Kung em Canoas

Integram profundamente corpo, mente e respiração, melhorando notavelmente nossa capacidade de lidar com pressa, agitação, divagação mental e a ansiedade. As artes milenares chinesas, Tai Chi e Chi Kung, favorecem a motricidade e o equilíbrio, melhorando o desempenho das articulações. Também fortalecem os sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório, além de aliviarem as dores nas costas com a correção postural.

Pilates

Aulas de Pilates em Canoas

Aulas de Pilates em Canoas

Já o Pilates trabalha o corpo integralmente, trazendo equilíbrio muscular e mental. Tem ênfase na concentração e respiração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo. Praticar pilates ajuda no combate a ansiedade e estresse, pois, durante o exercício, o instrutor de pilates estimula o aluna a controlar suas emoções. O exercício pode ser realizado tanto com equipamentos especializados quanto na modalidade “solo”, utilizando equipamentos mais simples, como bolas, bastões e outros elementos.

Tratamentos terapeuticos para a ansiedade

Se os exercícios não ajudarem na ansiedade, talvez outras terapias possam auxiliar. Para amenizar o problema, saber como diminuir a ansiedade e não sofrer tanto com seus sintomas, o importante é compreender a sua situação e contexto de vida. Observar-se é fundamental, conhecer os “gatilhos” da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com eles é importantíssimo.

Veja algumas terapias oferecidas no Espaço Bambuí diretamente ligadas ao combate a ansiedade:

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade Canoas Bambuí

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

O grupo é conduzido pela psicóloga Daniela Petry (CRP 07/767-5), com metodologia que congrega sua experiência profissional na saúde pública, em grupos de mútua ajuda e nas comunidades terapêuticas; além da parceria com os demais terapeutas do Espaço Bambuí.

Atendimento psicoterapeutico

psicoterapia Canoas RS

Psicoterapia Canoas RS

Desenvolvida pelo norte-americano Carl Rogers, a Psicoterapia Humanista é centrada no ser humano e promove o crescimento pessoal e a autocompreensão do ser. Nesta abordagem, o terapeuta desenvolve uma relação de confiança para fazer com que o paciente encontre sua cura. Sendo assim, é um processo libertador da culpa, onde surgem os verdadeiros porquês de tanta ansiedade e um convite às novas atitudes e visões de mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top