skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Nutrição Funcional: Entenda Das Características De Alimentos Prebióticos E Próbióticos

Nutrição funcional: entenda das características de alimentos prebióticos e próbióticos

A nutrição e a medicina têm se ligado, surgindo assim o conceito de alimentos funcionais. A nutrição continua tendo o seu papel que seria fornecer nutriente, mas a descoberta de que certos alimentos possuem princípios ativos capazes de reduzir o risco de doenças faz com que esta ciência se associe à medicina. Assim a nutrição funcional ganha destaque na preservação da saúde.

O estado nutricional de populações vivendo em países industrialmente desenvolvidos, pode ser mostrado pelas tendências desfavoráveis como o excessivo consumo de gorduras, principalmente as saturadas, excessivo consumo de açúcar e sal e, ainda, diminuição considerável do consumo de amido e fibras dietéticas.

Essa tendência indica um déficit do consumo de ácidos graxos poliinsaturados, proteínas de alto valor biológico, vitaminas, cálcio, ferro, iodo, flúor, selênio e zinco. Este estado nutricional carente tem originado elevadas incidências de doenças crônicas degenerativas.

Há fortes evidências do papel da dieta em melhorar a performance mental e física, retardar o processo de envelhecimento, auxiliar na perda de peso, na resistência às doenças (melhora sistema imune), entre outros. Para a maioria dos pesquisadores, a única saída para alterar essa realidade é o aumento do consumo de grãos, frutas e vegetais, fazendo com que a população mude seus hábitos alimentares e siga o que Hipócrates pregava: “Faça do alimento seu medicamento”.

Entre os alimentos funcionais mais pesquisados hoje, destaca-se a soja, o tomate, os peixes e óleos de peixes, linhaça, as crucíferas (brócolis, couve de Bruxelas, repolho, entre outros), o alho e a cebola, as frutas cítricas, o chá verde, as uvas/ vinho tinto, os cereais como a aveia, os prebióticos e os probióticos, entre tantos outros. São alimentos que além de nutrir possuem componentes ativos que atuam sobre o organismo produzindo efeitos metabólicos e/ ou fisiológicos e/ ou benéficos sobre a saúde.