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Dormir Mau é Um Dos Grande Aliados Do Ganho De Peso E Dificuldade Em Emagrecer.

Porque não emagreço mesmo fazendo exercícios e dieta?

O processo de emagrecimento é diferenciado para cada pessoa. Mesmo com dietas e exercícios físicos, cada organismo tem a sua forma de reagir, podendo emagrecer bem, um pouco ou até nada. Por isso é tão importante o atendimento de um nutricionista especialista em emagrecimento bem como uma equipe de terapeutas que trabalhe de forma integrada, em pról da saúde e bem estar durante o emagrecimento.

Neste artigo, apresentamos dois grandes problemas que interferem diretamente nos resultados de qualquer dieta ou programa de exercícios.

Estresse

Estresse e emagrecimento

Embora a relação entre a causa (estresse) e efeito (ganho de peso) não pareça muito clara em um primeiro momento, numerosos estudos científicos já revelaram que esta ligação procede. Já abordamos este tema falando porque o estresse afeta o emagrecimento e promove o ganho de peso.  Saiba por que a conexão entre as duas coisas são cada vez mais evidentes:

Em situações de estresse o organismo libera um hormônio chamado cortisol, que torna as células menos sensíveis à leptina, que é a substância responsável pela sensação de saciedade. Quando o cérebro não sente seus efeitos a pessoa sente mais vontade de ingerir açúcar e tende a comer mais. Assim, o estresse desencadeia um círculo vicioso que leva facilmente ao ganho de peso.

Pessoas estressadas tendem a comer menos vezes por dia. O fracionamento das refeições (comer mais vezes e em menor quantidade) é importantíssimo, pois no jejum prolongado o organismo também libera cortisol.

O estresse pode diminuir os níveis de testosterona, o que pode resultar em maior perda de massa muscular e maior acúmulo de gordura. Além disso, situações de estresse prolongado também podem gerar diminuição da libido, além de infertilidade.

Em situações de estresse prolongado o sistema imunológico é desequilibrado e passa para um estado crônico de inflamação onde as células de gordura fabricam citocinas (moléculas inflamatórias) em excesso, aumentando o apetite e provocando acúmulo de adiposidade, especialmente na região abdominal.

Aliviar o estresse pode seu um grande passo para emagrecer. Quando o corpo relaxa, os genes que fazem engordar são desativados, o metabolismo é estimulado, a “queima” da gordura depositada aumenta e há maior perda de peso.

Problemas no sono

Insônia e emagrecimento

A obesidade, que pode ser combatida através do exercício físico desde a infância, é um problema de saúde pública em todos os grupos etários e uma epidemia em todo o mundo. Para a sua prevenção sabemos que as estratégias nutricionais e de atividade física são fundamentais. Contudo, a evidência científica atual confirma a hipótese de que alterações no padrão do sono afetam negativamente a regulação do peso e constituem um fator de risco independente para o aumento da obesidade.

A recomendação das horas de sono ideais varia com a idade. As horas recomendadas que um menor de cinco anos deveria dormir são de pelo menos 11 horas, a partir dos seis anos pelo menos 10, adolescentes pelo menos nove e adultos pelo menos oito. Também é esta a sua média? O nosso metabolismo é um processo modulado através do sono. Tipicamente, o sono divide-se em duas fases, o sono REM e o sono não-REM (NREM), as quais representam um modo de funcionamento cerebral.

O consumo de glicose cerebral é maior enquanto estamos acordados e no sono REM, alcançando o seu menor nível nas etapas profundas do sono NREM. Consequentemente, mudanças na organização temporal do sono poderão resultar em alterações metabólicas que conduzem a um maior aumento de peso e ao risco de obesidade. Quais são os potenciais mecanismos? Especialistas apontam dois aspetos fundamentais:

Regulação neuroendócrina do apetite e saciedade

Pressupõe-se que a relação entre o sono e a obesidade relaciona-se com um desequilíbrio nos padrões neuroendócrinos reguladores do apetite. Quando o sono é reduzido, a concentração de leptina (hormona da saciedade) diminui e a concentração de grelina (hormona da fome) aumenta. Para além disso, a privação do sono aumenta a atividade do sistema orexígeno, com o consequente aumento da atividade de grupos neuronais estimuladores do apetite mediados pelo neuropeptídeo Y.

Metabolismo glucídico

Especialistas internacionais concluíram que a privação seletiva da fase 3 do sono NREM durante três noites seguidas, reduziu notavelmente a sensibilidade insulínica e a tolerância à glicose, induzindo um estado similar à pré-diabetes. Estas alterações, a longo prazo, podem contribuir para um maior risco de diabetes tipo II. Neste contexto, é importante dar relevância à importância do sono como um fator importante a considerar ao nível da saúde pública e na prevenção da obesidade.

Práticas para promover o emagrecimento equilibrado

Conheça algumas terapias oferecidas no Espaço Bambuí, em Canoas/RS:

Yoga para emagrecimento

Aulas de Yoga em Canoas
Aulas de Yoga em Canoas

Aliando técnicas de respiração e posturas, a prática do Hatha Yoga estimula a circulação sanguínea, a digestão e promove a manutenção sistemática tanto do sistema nervoso como do sistema endócrino. Em relação aos benefícios mentais provenientes do Hatha Yoga, obtém-se maior concentração, maior equilíbrio psíquico, mais tranquilidade e ampliação do autoconhecimento. Além da atividade física em si, o Yoga é uma poderosa atividade para “atacar” diretamente a ansiedade, promovendo a saúde mental e emocional, conectada ao corpo.

Pilates para emagrecer

Aulas de Pilates em Canoas
Aulas de Pilates em Canoas

Já o Pilates trabalha o corpo integralmente, trazendo equilíbrio muscular e mental. Tem ênfase na concentração e respiração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo. Praticar pilates ajuda no combate a ansiedade e estresse, pois, durante o exercício, o instrutor de pilates estimula o aluna a controlar suas emoções. O exercício pode ser realizado tanto com equipamentos especializados quanto na modalidade “solo”, utilizando equipamentos mais simples, como bolas, bastões e outros elementos.

Tai Chi Chuan e Chi Kung auxiliam no emagrecimento

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Tai Chi Chuan e Chi Kung em Canoas

Integram profundamente corpo, mente e respiração, melhorando notavelmente nossa capacidade de lidar com pressa, agitação, divagação mental e a ansiedade. As artes milenares chinesas, Tai Chi e Chi Kung, favorecem a motricidade e o equilíbrio, melhorando o desempenho das articulações. Também fortalecem os sistemas circulatório, digestório, endócrino e respiratório, além de aliviarem as dores nas costas com a correção postural.

Terapias para emagrecer

Se os exercícios não ajudarem na ansiedade, talvez outras terapias possam auxiliar. Para amenizar o problema, saber como diminuir a ansiedade e não sofrer tanto com seus sintomas, o importante é compreender a sua situação e contexto de vida. Observar-se é fundamental, conhecer os “gatilhos” da ansiedade e desenvolver estratégias para lidar com eles é importantíssimo.

Veja algumas terapias oferecidas no Espaço Bambuí diretamente ligadas ao combate a ansiedade:

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade Canoas Bambuí

Grupo Terapêutico Lidando com a Ansiedade

O grupo é conduzido pela psicóloga Daniela Petry (CRP 07/767-5), com metodologia que congrega sua experiência profissional na saúde pública, em grupos de mútua ajuda e nas comunidades terapêuticas; além da parceria com os demais terapeutas do Espaço Bambuí.

 

Atendimento psicoterapeutico

psicoterapia Canoas RS

Psicoterapia Canoas RS

Desenvolvida pelo norte-americano Carl Rogers, a Psicoterapia Humanista é centrada no ser humano e promove o crescimento pessoal e a autocompreensão do ser. Nesta abordagem, o terapeuta desenvolve uma relação de confiança para fazer com que o paciente encontre sua cura. Sendo assim, é um processo libertador da culpa, onde surgem os verdadeiros porquês de tanta ansiedade e um convite às novas atitudes e visões de mundo.

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