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Técnicas De Respiração Abdominal Para Controlar A Ansiedade

Técnicas de respiração abdominal para controlar a ansiedade

A psicóloga Vitória Coronet do Espaço Bambuí desenvolveu um longo estudo sobre a influência da respiração abdominal no controle da ansiedade. Neste artigo, ela apresenta mais detalhes e referências sobre a técnica.  


A técnica de respiração abdominal pode ajudar a acalmar as emoções, como tristeza, ansiedade, medo, preocupação, raiva, frustração e o estresse. De acordo com Neves Neto (2011) o estresse e outros estados emocionais negativos, estimulam a liberação de adrenalina que levam a hiperventilação, algumas vezes, eliminando grande quantidade de dióxido de carbono, o que ocasiona contrações dos músculos em todo o corpo.

Respiração diafragmática, também chamada de respiração abdominal, consiste em utilizar especialmente o músculo diafragma para encher os pulmões.

Quando o individuo fica ansioso, o cérebro envia adrenalina e noradrenalina no sangue. A pessoa passa a ter sintomas físicos, como palpitação, sensação de falta de ar, sudorese, boca seca, tontura, taquicardia, entre outro.
Normalmente respiramos muito mal, pelo peito, pouco inspiramos, expiramos mais soltando o ar rapidamente, o que nos deixa mais ansiosos, com insônia, palpitação cardíaca e certa dificuldade de concentração. Segundo Lazzari (2015) pesquisas médicas apontam que a respiração incorreta desempenha um papel relevante no desenvolvimento de 75% de todas as doenças.

Quando a nossa respiração fica calma e tranquila, também ficamos calmos e tranquilos. Quando a respiração oscila, acabamos ficando nervosos e ansiosos. A respiração influencia nosso organismo, por isso respirar corretamente nos da uma boa saúde mental, emocional e física.

De acordo com Lazzari (2015) a respiração abdominal, é sempre regeneradora para toda a organização, como: tecidos passam o seu melhor oxigenado, o coração é estimulado e melhora a circulação do sangue e o pulmão reage melhor.

Diafragma, importante músculo no corpo humano

Todas as células do corpo precisam de oxigênio, se a respiração for feita corretamente, será fornecido esse ingrediente essencial para o crescimento de novas células que irá ajudar a preservar a qualidade de vida delas. A respiração abdominal nos acalma, tranquiliza, proporcionando sensação de paz.

Também faz com que nossa mente fique tranquila e em harmonia, fazendo com que os pensamentos sejam mais positivos, organizados e calmos.

Segundo Veronese (2008) o diafragma faz ligação com as principais vértebras da coluna junto com as costelas que formam duas cúpulas. Quando inspiramos o diafragma desce empurrando as vísceras para baixo massageando, auxiliando no movimento natural do intestino, no bombeamento de sangue para o corpo e na mobilização do sistema do corpo, ativando a imunidade. Quando respiramos de forma equivocada e incompleta aparece a ansiedade e doenças pela imunidade baixa.

Psicoterapia com a Psicóloga Vitória Coronet

Psicóloga Vitória Coronet

No Espaço Bambuí a psicóloga Vitória Coronet oferece atendimento psicológico para adolescentes, adultos e idosos. Com interesse em temas relacionados a espiritualidade, PNL e terapias complementares, aprofundou seu estudo na diminuição de ansiedade através da respiração diafragmática.

psicoterapia é uma forma de terapia que tem como finalidade tratar problemas psicológicos, obter mudanças para aumentar o equilíbrio psicológico, autoconhecimento e bem-estar. Com a ajuda de um psicoterapeuta é possível criar estratégias para lidar com dificuldades, conseguir refletir sobre seus valores e como impactam na sua vida. Pode auxiliar com a diminuição da ansiedade, na superação de trauma, medos e na vivência do luto. Também auxilia e é fundamental na descoberta e aceitação da identidade.

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