skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

Terapia de Casal: desafio, profundidade e comunicação

Na atualidade, o impacto tecnológico, o ritmo frenético da vida, as rotinas fragmentadas, o nível de estresse interferem na organização e qualidade cotidiana dos casais. Assim, o descompasso no horário do casal, a distância, as irritabilidades por diferença de ritmo entre o par, a deficiência nas comunicações, a dificuldade de intimidade, entre outros, podem ser alguns dos motivadores para se procurar ajuda profissional. Neste sentido, a busca para terapia de casal é útil e cresce, não só para casais formalizados, mas também para namorados que coabitam.

Terapia para casal exige uma união profunda

O caráter preventivo dos relacionamentos seria o ideal, contudo o casal, em sua maioria, só chega ao consultório numa crise, quando um dos parceiros pensa na separação ou quando surgem questões ligadas aos filhos, à sexualidade e às famílias de origem.

A terapia não une nem separa, ela ajuda o casal a desvelar o que se encontra por trás das brigas repetitivas, abre o canal de comunicação, propiciando a consciência de que não existe um único culpado, nem uma única vítima, mas uma corresponsabilidade nos problemas. Renovações só ocorrerão se ambos desejarem.

Aprendendo com os relacionamentos

Aprendemos a nos relacionar com nossos pais ou responsáveis e, sem percebemos, repetimos os padrões relacionais apreendidos, reatualizando situações passadas. Na perspectiva sistêmica somos parte de um todo que é construído através das interações; sofremos influencia e influenciamos. Assim, somos seres interdependentes e em constante luta para poder pensar e agir sem tanto envolvimento emocional. As convivências nos diversos ambientes são desafios às nossas habilidades pessoais de podermos usufruir do bem estar.

Lidar com o diferente sem reativar é um processo de autoconhecimento. A terapia sistêmica é uma das abordagens que pode ajudar neste processo, bem como a entender e a encontrar possibilidades de mudanças de escolhas que se repetem e que não são produtivas.

Aprendendo a se comunicar em um relacionamento

A língua é um código desenvolvido que nos permite transmitir ideias, pensamentos e interagirmos. O ser humano no uso da língua modifica-a, mas também ativa os significados que já estão inseridos no sistema cultural de cada sociedade.

A comunicação nos relacionamentos é um desafio que vale a pena ser superado!

As línguas são fenômenos inerentes ao ser humano. As palavras são formas comunicacionais. No entanto, há que se observar que são carregadas das subjetividades e, portanto, são oriundas de percepções e interpretações únicas. A linguagem é “um espelho fidedigno” do ser humano.

A comunicação ineficaz é um problema constantemente encontrado em casais que, na tentativa de resolverem seus problemas no diálogo, acabam guerreando. A comunicação envolve um falar e o outro ouvir, e vice-versa, contudo este elemento da vida de todas as pessoas adquire fatores peculiares quando se trata de casal.

Os conflitos pessoais não resolvidos projetam- se na relação e acionam na interação do casal alguns comportamentos denominados de gatilhos ( crítica, a exigência, o acúmulo de aborrecimentos e mágoas e a rejeição) e as conversas terminam em discussão. As consequência vão se refletir no bem-estar físico e emocional dos cônjuges e dos filho.

A terapia de casal é indicada quando constata-se um sofrimento referente especificamente ao casal e com uma queixa focada nos problemas do casal.

A terapia familiar sistêmica enfatiza a mudança no sistema familiar e conjugal pela reorganização da comunicação entre os membros. Seu objetivo é levar o casal a um equilíbrio livre e flexível, liberta-los de posturas rígidas, da repetição do padrão relacional disfuncional. O compromisso da terapia é com a promoção da saúde emocional dos membros do casal e consequentemente dos demais membros.

Terapia de Família e Casal em Canoas – RS

Terapia de Família e Casal em Canoas RS
Terapia de Família e Casal em Canoas RS

O Espaço Bambuí oferece a Terapia para casais em Canoas, com a terapeuta Rose Calearo, com grande experiência em diferentes áreas.

Entre em contato pelo Whatsapp 9.9975.9108, telefone 51 3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook. O Espaço Bambuí fica na Rua Brasil 680, Canoas, próximo ao Canoas Shopping.

Back To Top