skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

A terapia floral do Dr. Edward Bach

Uma das terapias vibracionais mais tradicionais do século XX, a terapia floral entra no século XXI conduzindo seres humanos enfermos ao equilíbrio e revelando mais e mais sobre o ser humano e a natureza. A terapia floral é uma terapia vibracional porque trata do aspecto sutil, energético ou psicológico de cada ser humano. Entenda melhor no texto abaixo:

História e filosofia

Dr. Edward Bach, o criador das essências florais
Dr. Edward Bach, o criador das essências florais

Entre o final do século 19 e o princípio do século 20, o Dr. Edward Bach (1886-1936), um médico homeopata inglês, diplomado em saúde pública, acreditou no poder da mente sobre a manutenção da saúde. Mesmo na sua época de estudante de Medicina, era uma pessoa extremamente interessada nos próprios pacientes e não apenas nas suas doenças. Bach sentia que o simples tratamento aos problemas físicos não era suficiente, devido à sua ligação com o estado emocional dos pacientes.

A sua filosofia era simples: “A doença é o resultado completo do conflito entre a nossa própria moral e espírito. A saúde e a alegria resultam do estado de harmonia com a nossa própria natureza.”

Edward Bach acreditava na possibilidade de que a aflição do coração e do espírito eram as causas dos sintomas físicos, e que os nossos medos, ansiedades e preocupações abriam portas, no nosso corpo, às doenças.

Conforme ele foi explorando jardins e bosques, ele percebeu que, se o fizesse sob o estado de ansiedade ou aflição, ele procuraria por uma determinada flor, a indicada para curar esses estados perturbados. Obteve, assim, um sucesso notável, embora não conseguisse obter uma justificação científica para tal.

Bach desenvolveu 38 remédios à base de flores, que foram por ele aplicados em tratamentos a pacientes como indivíduos, e não na generalidade de uma doença.

Estes remédios ajudariam a eliminar a aflição e o estresse e a promover o balanço e a harmonia em suas vidas. Os remédios à base de flores são aplicados para tratar diversas doenças, sejam elas causadas por traumas, estresse, ansiedade, depressão e muitos outros estados emocionais. Estes remédios são seguros e não entram em conflito com outro tipo de medicação, não possuindo sintomas colaterais negativos.

Pessoas de todas as idades podem usufruir destes tratamentos, incluindo crianças e pessoas de idade avançada, podendo ser também aplicados em animais, pois estes remédios transformam atitudes negativas em positivas, induzindo o corpo a curar a si próprio, ao mesmo tempo que aumenta o potencial de um indivíduo.

Estes remédios são feitos com flores não venenosas e, atualmente, muitas pessoas usam essências florais para ajudá-las com os problemas do “estado de espírito e do coração”. Dos muitos florais criados por Bach, existe um para problemas gerais, que é aplicado em casos de acidentes, emergências, ataques de pânico, quedas, exames nervosos, más notícias, pesadelos noturnos, terrores repentinos, alarme e choque, que tem o nome de “Rescue Remedy“, com uma tradução aproximada de “Remédio de salvamento”, e que possui uma combinação de várias flores: Estrela de Belém, Rosa de Pedra, cereja, impatiens (ou alegrias-da-casa) e Clematis.

Aplicação das essências florais de Bach

Basicamente, o objetivo de qualquer tratamento com florais é ir ao fundo da questão, ou seja, à causa psicológica que levou ao desequilíbrio na saúde física do paciente. O sintoma é algo externo e pode mudar ou ter diferentes origens. A primeira preocupação é sempre tentar descobrir o que estará na origem dos sintomas.

Mas, para qualquer ser humano, é difícil entrar em nosso mundo interior, reconhecendo nossas próprias questões pessoais, preconceitos, medos, traumas, ódios, rancores, etc. Os florais não atuam no sintoma ou “na doença”, mas sim ajudam o paciente a reconhecer o que o levou a chegar neste estado. Busca-se conduzir o paciente a chegar profundamente a estas questões e suas respostas.

Por que sinto medo?

Por que sinto tanta preocupação?

Qual é a causa da minha ansiedade?

Por que me falta confiança?

Por que sinto tanta infelicidade?

Por que me sinto tão exausto?

Da mesma forma, é importante delinear a sua personalidade – tímido, sociável, confiante, etc – sendo mesmo aconselhável fazer uma lista escrita dos seus sentimentos, pois isto revelará um panorama emocional que, por vezes, nem sabemos que existia.

A duração de cada tratamento

As pessoas e as circunstâncias que rodeiam o indivíduo são únicas, por isso é impossível delinear o tempo de cada tratamento. Apenas o próprio paciente pode verificar, pelos resultados sentidos, se já é hora de parar com o tratamento. Algumas pessoas sentem os efeitos ao fim de alguns dias, outras, cujos problemas possuem raízes profundas, necessitam de várias semanas antes de notarem as consequências.

Devido à sutileza e à suavidade dos efeitos, o organismo ajusta-se facilmente aos florais. Se, ao final de duas semanas não sentir nada, terá de reanalisar a escolha que fez, até encontrar a combinação certa. É importante realçar que, tal como qualquer outro tratamento natural, às vezes, as reações e emoções reprimidas podem aflorar à superfície – isso se dá porque o corpo inicia um processo de desintoxicação das toxinas acumuladas. Tudo faz parte do processo de cura e o paciente não deve se sentir alarmado por estes sintomas.

Florais de Bach funcionam?

Muitos questionam se os florais de Bach realmente funcionam, já que eles, na visão da medicina alopática convencional, não levam em consideração as substâncias químicas presentes nas essências. Fala-se que os florais seriam apenas placebos e que o pacientes se sente melhor exclusivamente pelo acolhimento psicológico e por “achar que estão tomando algo que fará bem”.

Esse questionamento é válido, mas cai por terra quando se apresenta o resultado dos florais em animais e crianças. Se os florais são realmente placebos, o que justificaria o funcionamento da terapia floral nestes casos? Um animal não tem a mesma estrutura psicológica que um ser humano e uma criança (especialmente, as muito pequenas ainda não tem uma estrutura emocional formada como um adulto). Simples assim.

Um dos casos mais interessantes de aplicação de florais em animais foi um cavalo que perdeu sua sanidade após um terrível acidente e que foi tratado com a aplicação destas gotas na sua água, recuperando-se ao final de alguns dias.

Some-se a isso os inúmeros relatos de terapeutas e pacientes, ao longo destes quase 100 anos dos Florais de Bach, sobre melhorias em doenças graves. Um tratamento que não passa de placebo logo cairia em descrédito. Várias pessoas com crises agudas de estresse fizeram o seguinte tratamento com o “Rescue Remedy“: colocaram algumas gotas sob a língua, entraram em meditação profunda, e, depois de 20 ou 30 minutos, sentiram um “clique” na mente, sentindo a energia mental renovada.

Terapia com Florais de Bach em Canoas

Terapia floral e vibracional e Canoas RS
Terapia floral e vibracional e Canoas RS

Tratamento com Florais de Bach e também com outras essências florais você encontra com os terapeutas do Espaço Bambuí, em Canoas. Entre em contato conosco pelo telefone 3466.5531, Whatsapp 9975.9108, email espacobambui@gmail.com e venha nos visitar no endereço Rua Brasil 680, Canoas/RS.

Conheça a terapia floral e vibracional e os terapeutas do Espaço Bambuí.

Palestra gratuita sobre Florais de Bach em Canoas

Back To Top