skip to Main Content
9.9975.9108 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Ventosaterapia – Conheça O Tratamento Da Medicina Tradicional Chinesa Utilizada Por Michael Phelps

Ventosaterapia – conheça o tratamento da Medicina Tradicional Chinesa utilizada por Michael Phelps

Michael Phelps com ventosaterapia

Michael Phelps com ventosaterapia

O atleta norte-americano Michael Phelps causou surpresa ao aparecer com diversos círculos avermelhados no corpo em provas das Olímpiadas do Rio de Janeiro. Phelps fez uso da técnica da Ventosaterapia (cupping therapy), um tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), para acelerar a sua recuperação. Desde a antiguidade o tratamento com as ventosas se manteve e evoluiu, dando lugar a outras formas de aplicação sem perder seus efeitos e benefícios.

Medicina Tradicional Chinesa no RS

O Espaço Bambuí oferece diversos tratamentos em Medicina Tradicional Chinesa, entre em contato conosco para saber mais e agendar um atendimento. Veja as especialidades em Canoas:

Acupuntura  |  Ventosaterapia  |  Moxabustão  |  Alimentação 

O que é ventosaterapia e quais são os benefícios?

Benefícios da ventosaterapia

Benefícios da ventosaterapia

Além de técnicas como a acupuntura, moxabustão, auriculoterapia, Shiatsu, entre os tratamentos com a Medicina Tradicional Chinesa está o uso das ventosas, que consiste na aplicação de sucção na pele, através de calor ou pressão de ar. A ventosaterapia é um tratamento que utilizado para combater a estagnação sanguínea e para promover a livre circulação da energia (qi), tendo especial eficácia no alívio de dores. Utilizando os pontos dos meridianos energéticos chineses, a ventosaterapia auxilia no tratamento de tensão muscular, hipertensão arterial, problemas respiratórios, alergias, intoxicações, celulite, entre outros.

Entende-se que as ventosas são mais eficazes do que uma massagem já que estimulam muito mais a circulação. De forma geral, pode-se dizer que para conseguir ter o mesmo efeito das ventosas, seria necessário uma massagem teria que estar a massajar aquela zona durante duas ou três horas. Além disso, a ventosaterapia puxa os músculos para cima o que provoca o estiramento muscular, sendo extremamente eficaz na recuperação de lesões como tendinites, dor ciática ou contraturas musculares. O efeito de sucção na pele faz com que o ar quente dentro dos copos tenha uma densidade mais baixa e à medida que arrefece junto à pele, diminua a tensão no local.

As ventosas são uma forma de aproveitar as defesas que o nosso organismo tem para tratar a zona que está a precisar em cada região. É como se o organismo identificasse a ventosa como uma agressão e envia para essa zona uma série de substâncias naturais de caráter analgésico e anti-inflamatório que vão tratar o problema. É uma reação normal do nosso organismo e pode ser bastante benéfica quando bem utilizada.

Como é feita a ventosaterapia

Dependendo do tipo de ventosas utilizadas, as mais modernas (em plástico) tem uma espécie de pistola que retira o ar das ventosas, gerando assim a baixa pressão e a sucção. Mas também podem ser de vidro ou de bambu. No caso das duas últimas, a aplicação no corpo é feita com uma fonte de calor, colocando-se rapidamente a ventosa na pele que pode ficar imóvel na zona ou ser movida pelo terapeuta. Normalmente, são colocadas cerca de 5 a 10 minutos, de acordo ao tipo de pele, sendo que o paciente sente apenas uma sensação de calor na região de tratamento. Veja o vídeo abaixo demonstrando como é aplicada a ventosaterapia atualmente.

Ventosaterapia doí?

A sensação principal é de tensão, pressão e calor nos locais onde a cúpula é colocada – algo um pouco desconfortável, mas não doloroso. A visão da pele sendo sugada em uma ventosa de vidro pode ser alarmante para um novato, mas parece muito pior do que é de fato. Uma vez que as ventosas são retiradas – após cerca de 10 minutos –, a sensação de calor permanece por um tempo. A dor relatada por alguns são em casos excepcionais, segundo os terapeutas em geral, ela não dói.

Ventosaterapia para atletas

O nadador Michael Phelps em sessão de ventosaterapia nas pernas. O tratamento funciona para recuperação muscular, dores, relaxamento e eliminação de toxinas.

O nadador Michael Phelps em sessão de ventosaterapia nas pernas. O tratamento funciona para recuperação muscular, dores, relaxamento e eliminação de toxinas.

No caso de atletas e esportistas, ao exemplo dos nadadores olímpicos, esta técnica tem muitas contribuições, como uma recuperação muito mais rápida entre uma prova e outra ou ainda uma recuperação mais rápida após lesões.

Porque ela deixa marcas na pele? Enquanto há marca na pele é sinal de que o tratamento está atuando. Quanto mais escura ficar, mais tenso estará o músculo ou com maior inflamação está a zona. As marcas podem ficar visíveis durante cerca de uma semana no geral. Mas não é preciso ser um nadador olímpico para beneficiar deste tratamento, embora seja requerido o conhecimento de um especialista para o aplicar.

Tratamento para dores musculares

Existem uma série de tratamentos para recuperação muscular, dores, etc, usados em atletas. Diferentes tipos de massagem, saunas e compressas, banhos de gelo e outros. Entretanto a ventosaterapia (cupping therapy) tem se destacado, ou seja, não é uma nova moda, mas tem resultados e funciona, ainda mais em atletas de alto nível, como os olímpicos.

Segundo o ginasta americano Alex Naddour, o tratamento com as ventosas era “melhor do que qualquer dinheiro que eu gastei em qualquer outra coisa”, em entrevista ao USA Today. Disse ainda que o tratamento foi o seu grande segredo que evitou muita dor. O treinador da equipe afirmou que começaram a aplicar a técnica por conta própria e foram tendo excelentes resultados no tratamento de dores musculares e recuperação após treinos e provas. A sensação principal na terapia é de tensão, pressão e calor nos locais onde a cúpula é colocada.

Tratamento com Medicina Chinesa e Ventosaterapia

O Espaço Bambuí oferece diversos tratamento em Medicina Tradicional Chinesa, como acupuntura, dietéticas chinesa, shiatsu, chi kung, auriculoterapia, Tai Chi Chuan, entre outras. Entre em contato conosco para saber mais e agendar um atendimento.

Ventosaterapia, Acupuntura, Mocabustão em Canoas

Se você é morador de qualquer cidade da região metropolitana de Porto Alegre ou da serra gaúcha, você pode contar com os tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa oferecidos pelo Espaço Bambuí, no endereço Rua Brasil 680, Canoas, RS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top