skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Conheça A Técnica Japonesa Do Seitai

Conheça a técnica japonesa do Seitai

Pouca gente já ouviu falar, mas o SeiTai é uma espécie de quiropraxia japonesa, realinhamento da estrutura óssea, articulações, músculos e tendões. Na base esse tipo de massagem é parecida com o Shiatsu.

https://espacobambui.com.br/eventos/curso-de-quiropraxia-japonesa-seitai/

Ela surgiu na época dos samurais, que necessitavam de terapias para os feridos e para os membros deslocados após batalha, por isso O SeiTai é também muito usado nas artes marciais.

Atualmente no Japão, o Seitai está quase mais popular do que o Shiatsu.

Historia do Seitai

Entre os séculos XV e XVI, o Japão vivia momentos de grande agitação política. De um lado, havia um interesse de unificação das várias províncias, num governo único, do outro lado, os senhores dessas províncias, disputavam o poder a qualquer custo.

Resultado de imagem para samurai history

Nessa época de crise, onde os soldados samurais, movidos pela necessidade, tinham que combater e imobilizar o inimigo, criaram uma série de movimentos precisos, e aparentemente violentos, que ao serem aplicados proporcionavam alívio e restabeleciam os combatentes para uma nova luta.

A partir desse conflito, as primeiras manifestações sobre a técnica Sei-Tai passou a ser divulgada.

Passados os anos essa técnica permaneceu restrita aos praticantes de artes marciais. No século XVIII, já haviam vários centros de disseminação dessas técnicas.

O contato maior com essa técnica no ocidente se deu com a migração dos Orientais para as Américas, mas o impulso maior ocorreu após a Segunda Grande Guerra, pois o exercito japonês utilizava o Sei-Tai largamente. Sem dados documentados ou mesmo históricos, podemos dizer que a maioria das técnicas manipulativas tem fundamentos baseados no Sei-Tai.

Provavelmente a falta de popularização do Sei-Tai deve-se a falsa ideia de que somente pessoas fortes e valentes poderiam suportar a aplicação de movimentos considerados tão violentos. Esse tipo de pensamento persiste até hoje e fez com que poucas pessoas se interessassem por conhecer ou aplicar a técnica.

Como funciona

Através de estiramentos, estimulação através de acupressão profunda, descompressões vertebrais cuidadosas e técnicas manipulativas aplicadas às articulações, o Seitai age sobre o Ki (energia) e todo o sistema energético, a estrutura óssea, articulações, músculos e órgãos internos, restaurando o equilíbrio natural do corpo, que havia sido perdido quando fora usado de forma incorreta ou quando se torna insensível.

Ele desperta a sensibilidade da pessoa, promovendo assim a auto-cura. Essa sensibilidade mantém o corpo muito mais saudável. O SeiTai defende que o corpo tem os próprios meios para chegar a cura, e a técnica só é usada quando tem alguma sobrecarga ou lesão que o corpo não consegue curar sozinho.

Através do Seitai podemos avaliar o estado do corpo e ajustar cada uma das estruturas ao mesmo tempo que reequilibramos o sistema energético através de exercícios de alongamento de meridianos (canais por onde circula a energia vital).

O Seitai sozinho ou aliado a outra terapia visa maior longevidade, saúde e sensação de bem-estar e tem aproximadamente 30 movimentos básicos. É indicado para problemas de coluna, articulações, músculos e funcionamento de órgãos internos, tratando ou aliviando, por exemplo:

  1. dores cervicais, dorsais, lombares, pélvica
  2. dor do nervo ciático
  3. dor de cabeça
  4. tontura
  5. dificuldade de concentração
  6. estresse mental
  7. fadiga ocular
  8. insônia
  9. arritmia (palpitações)
  10. azia
  11. gastrite
  12. úlcera
  13. obstipação
  14. diarreia
  15. perda de energia
  16. fadiga crônica

Qualquer pessoa pode receber Seitai, mas pessoas com osteoporose, doenças da pele, merecem atenções especiais. Nestes casos é realizada uma abordagem diferente. Não se deve receber Seitai em casos de febre e doenças contagiosas.

Benefícios do Seitai

Um resuminho em como o Seitai pode ser benéfico para a nossa saúde.

  • Dores nas costas e doenças na coluna vertebral;
  • Dores localizadas ou generalizadas;
  • Tensão emocional,ansiedade ou forte choque emocional;
  • Pessoas que sempre estão tomando sedativos;
  • Esgotamento físico (somático);
  • Stress e esgotamento mental e físico devido às preocupações e muito trabalho profissional;
  • Desarmonia e descontrole emocional, ansiedade, depressão, apatia, irritação, impaciência, tensão nervosa, angústia, falta de vitalidade, desânimo, desmotivação, baixa auto-estima, solidão, falta de concentração e memória
  • Problemas de insônia ou excesso de sono, cansaço físico ou mental;
  • Gastrites, úlceras, distúrbios do sono, dores de cabeça, tensões musculares;
  • Outras doenças e afins de caráter psicossomático (envolvendo o corpo e a mente).

Seja sob o ponto de vista físico ou emocional, o Seitai ainda é pouco divulgado aqui no Brasil, mas é um novo método complementar de cura e um grande aliado dentre as novas terapias corporais que surgiram de uns tempos para cá.

Back To Top