Pouca gente já ouviu falar, mas o SeiTai é uma espécie de quiropraxia japonesa, realinhamento da estrutura óssea, articulações, músculos e tendões. Na base esse tipo de massagem é parecida com o Shiatsu.
Ela surgiu na época dos samurais, que necessitavam de terapias para os feridos e para os membros deslocados após batalha, por isso O SeiTai é também muito usado nas artes marciais.
Atualmente no Japão, o Seitai está quase mais popular do que o Shiatsu.
Historia do Seitai
Entre os séculos XV e XVI, o Japão vivia momentos de grande agitação política. De um lado, havia um interesse de unificação das várias províncias, num governo único, do outro lado, os senhores dessas províncias, disputavam o poder a qualquer custo.
Nessa época de crise, onde os soldados samurais, movidos pela necessidade, tinham que combater e imobilizar o inimigo, criaram uma série de movimentos precisos, e aparentemente violentos, que ao serem aplicados proporcionavam alívio e restabeleciam os combatentes para uma nova luta.
A partir desse conflito, as primeiras manifestações sobre a técnica Sei-Tai passou a ser divulgada.
Passados os anos essa técnica permaneceu restrita aos praticantes de artes marciais. No século XVIII, já haviam vários centros de disseminação dessas técnicas.
O contato maior com essa técnica no ocidente se deu com a migração dos Orientais para as Américas, mas o impulso maior ocorreu após a Segunda Grande Guerra, pois o exercito japonês utilizava o Sei-Tai largamente. Sem dados documentados ou mesmo históricos, podemos dizer que a maioria das técnicas manipulativas tem fundamentos baseados no Sei-Tai.
Provavelmente a falta de popularização do Sei-Tai deve-se a falsa ideia de que somente pessoas fortes e valentes poderiam suportar a aplicação de movimentos considerados tão violentos. Esse tipo de pensamento persiste até hoje e fez com que poucas pessoas se interessassem por conhecer ou aplicar a técnica.
Como funciona
Através de estiramentos, estimulação através de acupressão profunda, descompressões vertebrais cuidadosas e técnicas manipulativas aplicadas às articulações, o Seitai age sobre o Ki (energia) e todo o sistema energético, a estrutura óssea, articulações, músculos e órgãos internos, restaurando o equilíbrio natural do corpo, que havia sido perdido quando fora usado de forma incorreta ou quando se torna insensível.
Ele desperta a sensibilidade da pessoa, promovendo assim a auto-cura. Essa sensibilidade mantém o corpo muito mais saudável. O SeiTai defende que o corpo tem os próprios meios para chegar a cura, e a técnica só é usada quando tem alguma sobrecarga ou lesão que o corpo não consegue curar sozinho.
Através do Seitai podemos avaliar o estado do corpo e ajustar cada uma das estruturas ao mesmo tempo que reequilibramos o sistema energético através de exercícios de alongamento de meridianos (canais por onde circula a energia vital).
O Seitai sozinho ou aliado a outra terapia visa maior longevidade, saúde e sensação de bem-estar e tem aproximadamente 30 movimentos básicos. É indicado para problemas de coluna, articulações, músculos e funcionamento de órgãos internos, tratando ou aliviando, por exemplo:
- dores cervicais, dorsais, lombares, pélvica
- dor do nervo ciático
- dor de cabeça
- tontura
- dificuldade de concentração
- estresse mental
- fadiga ocular
- insônia
- arritmia (palpitações)
- azia
- gastrite
- úlcera
- obstipação
- diarreia
- perda de energia
- fadiga crônica
Qualquer pessoa pode receber Seitai, mas pessoas com osteoporose, doenças da pele, merecem atenções especiais. Nestes casos é realizada uma abordagem diferente. Não se deve receber Seitai em casos de febre e doenças contagiosas.
Benefícios do Seitai
Um resuminho em como o Seitai pode ser benéfico para a nossa saúde.
- Dores nas costas e doenças na coluna vertebral;
- Dores localizadas ou generalizadas;
- Tensão emocional,ansiedade ou forte choque emocional;
- Pessoas que sempre estão tomando sedativos;
- Esgotamento físico (somático);
- Stress e esgotamento mental e físico devido às preocupações e muito trabalho profissional;
- Desarmonia e descontrole emocional, ansiedade, depressão, apatia, irritação, impaciência, tensão nervosa, angústia, falta de vitalidade, desânimo, desmotivação, baixa auto-estima, solidão, falta de concentração e memória
- Problemas de insônia ou excesso de sono, cansaço físico ou mental;
- Gastrites, úlceras, distúrbios do sono, dores de cabeça, tensões musculares;
- Outras doenças e afins de caráter psicossomático (envolvendo o corpo e a mente).
Seja sob o ponto de vista físico ou emocional, o Seitai ainda é pouco divulgado aqui no Brasil, mas é um novo método complementar de cura e um grande aliado dentre as novas terapias corporais que surgiram de uns tempos para cá.