skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Exercícios Chineses Para A Saúde

Exercícios Chineses para a Saúde

A instrutora de Tai Chi Chuan e Chi Kung, Rosaura Coronet, compartilha no Espaço Bambuí toda a sua experiência em práticas orientais para a promoção e preservação da saúde, com foco em homens e mulheres com mais de 50 anos. Vamos preservar a saúde com a harmonia e sabedoria oriental?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2025 a população brasileira de idosos crescerá 16 vezes, colocando em sexto país entre o ranking das populações mais idosas do mundo.

O processo fisiológico do envelhecimento traz repercussões orgânicas levando à diminuição das reservas funcionais corporais. E esse efeito é observado em todos os aparelhos e sistemas corporais: muscular, ósseo, nervoso, circulatório, pulmonar, endócrino e imunológico. A respeito de algumas alterações provocadas no corpo na senescência podemos citar: perda neuronal, diminuição do peso e volume cerebral, osteopenia, sarcopenia, diminuição da acuidade visual e auditiva, perda da elasticidade, diminuição da capacidade de reserva funcional do aparelho cardiovascular, entre outros.

Pela visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os Rins, através das suas funções energéticas, armazenam Essência herdada e governam o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento do ser. De acordo com o Imperador Amarelo; após a idade de 64, a energia dos Rins enfraquece e a energia vital é reduzida. Já que energeticamente os Rins são também responsáveis pelas condições dos ossos, a debilidade desses órgãos causa enfraquecimento dos tendões e ossos. Porém, é citado no livro Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo:

“Para aqueles que saibam preservar sua saúde, embora atinjam a idade de cem anos, já que podem conservar seu corpo em boa condição para postergar a senilidade, preservar seu físico do declínio, ainda podem ter filhos”

Aulas de Tai Chi Chuan no Espaço Bambuí em Canoas e Porto Alegre

Tai Chi Chuan com Rosaura Coronet

O equilíbrio e saúde de forma global dependem do funcionamento harmônico: tanto do corpo como da mente. Dessa forma, para a promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida durante o processo do envelhecimento, o ESPAÇO BAMBUÍ oferece.

Exercícios Chineses para a Saúde

A prática consiste em exercícios físicos e respiratórios, práticas de relaxamento e auto-massagem, meditação em movimento e sentada.

A prática é muito simples e ao mesmo tempo muito vigorosa e eficaz. Através dos movimentos suaves aliados à respiração profunda, o Chi pode ser liberado pela mente e promover a saúde integral do ser humano.

Alguns benefícios da prática regular dos Exercícios Chineses:

1 – Aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição;

2 – Aumento da atenção e concentração;

3 – Aumento da flexibilidade e da força muscular, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo;

4 – prevenção de lesões e quedas, aumento do equilíbrio;

5 – reduz a ansiedade, o estresse e a tensão emocional;

6 – redução dos sintomas de artrite, dores de cabeça e coluna, desequilíbrios físicos e emocionais, dificuldades respiratórias, tensão muscular e depressão;

7 – Fortalecimento e envio de energia aos órgãos internos, aumento as defesas naturais do organismo e sua funcionalidade;

8 – Cultivo da serenidade e da paz de espírito.

Público alvo: acima de 50 anos

Encontros semanais com a duração de 1 hora.

Mais informações: entre em contato com o Espaço Bambuí pelo Whatsapp 51 9.9975.9108, telefone 51 3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook.

Back To Top