skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 [email protected] R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

Fonoaudiologia

A atuação na área de linguagem abrange o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nesta área, as queixas mais comuns são: distúrbios de linguagem, distúrbios de fala (dislalia), distúrbios de leitura e escrita e distúrbios de fluência (gagueira). A criança que apresenta distúrbio de linguagem fala pouco comparada a outras crianças, apresentando vocabulário reduzido, frases pouco estruturadas e trocas de sons na fala.

As dislalias (distúrbios de fala) muitas vezes são denominadas “trocas na fala”. Elas são comuns em idades específicas e tendem a ser suprimidas ao longo do desenvolvimento linguístico da criança, porém para algumas essa fase persiste e a criança passa a apresentar uma fala infantilizada e/ou muito diferente daquela produzida por outras crianças da mesma idade.

Os distúrbios de leitura e escrita podem ocorrer com adultos e crianças. No consultório é comum encontrar queixas de “trocas de letras”, “dificuldade em produzir redação de textos”, “dificuldade em compreender textos”, etc.

O atendimento clínico em voz é voltado para a reabilitação e também voltado para a prevenção e aperfeiçoamento das habilidades de comunicação daqueles que utilizam a voz com freqüência, como no caso dos professores, cantores, operadores de telemarketing, etc.

A motricidade oral é a área da fonoaudiologia em que se realiza a habilitação e a reabilitação das estruturas orofaciais (língua, lábios, bochechas) e de suas funções, como a respiração, a mastigação, a deglutição e, no caso de bebês, a sucção.

A atuação dos distúrbios da fluência trata das queixas relacionada à gagueira, que caracteriza-se por interrupções geralmente bruscas, provocando falhas e alterações no discurso.

Se houver alguma suspeita ou dúvida em relação a um possível distúrbio da comunicação, solicite uma avaliação com um fonoaudiólogo ou entre em contato conosco, para obter maiores esclarecimentos e orientações adequadas.

Fonoaudióloga em Canoas

Se você precisa de atendimento fonoaudiológico para você ou sua família, a profissional Heloísa Sherer trabalha especialmente com:

  • Problemas neurológicos
  • Linguagem
  • Aprimoramento da voz
  • Aprendizado de correção de linguagem

Entre em contato com o Espaço Bambuí para saber os detalhes e marcar seu horário.

Back To Top