skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 [email protected] R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

A Primavera na Medicina Tradicional Chinesa

Cada temporada tem seu próprio conjunto exclusivo de propriedades e associações. A primavera está associada ao elemento madeira.

Medicina Tradicional Chinesa e Primavera

A primavera é geralmente considerada uma estação feliz, especialmente para aqueles que vivem em áreas onde o inverno é frio e escuro. A primavera traz consigo dias mais longos, mais sol, o renascimento das plantas e mais atividade. Mas, para muitos, os meses da primavera também podem trazer irritabilidade, ansiedade, problemas de sinusite, crises de alergia e até resfriados.

A Medicina Tradicional Chinesa existe há quase 3.000 anos, o que dá ao sistema médico, como um todo, muita credibilidade. O MTC classifica as coisas de muitas maneiras diferentes. Existem cinco associações sazonais na MTC – inverno, primavera, verão, final do verão e outono. 

A Primavera na Medicina Tradicional Chinesa 1

Cada temporada tem seu próprio conjunto exclusivo de propriedades e associações. A primavera está associada ao elemento madeira. O elemento madeira governa o fígado e a vesícula biliar e suas vias energéticas na MTC. As cinco estações e seus elementos correspondentes interagem entre si diariamente, criando equilíbrio e harmonia ou o caos completo dentro do corpo.

A estação da primavera é uma época de movimento expansivo e crescimento.

A primavera é uma época de criatividade e planejamento. Como o fígado e a vesícula biliar estão associados aos tendões e são responsáveis ​​pelo fluxo suave de energia e sangue por todo o corpo, nossas atividades diárias devem refletir isso. Ser mais ativo e passar mais tempo fora de casa podem ser ótimas maneiras de fortalecer as energias do fígado e da vesícula biliar durante os meses da primavera. 

Devemos imitar as árvores e flores que brotam e permitir-nos crescer e alcançar objetivos maiores e melhores durante a primavera.

A Primavera na Medicina Tradicional Chinesa 2

O Elemento Madeira

O poder da Madeira é suave, persistente e repleto de potencial criativo. Tem o poder de ser e de se tornar – de ser fiel à sua própria natureza e tornar-se mais você mesmo, expressando claramente suas necessidades e desejos internos. A madeira penetra suavemente na terra para produzir água, a fonte de toda a vida. Partindo de nossas raízes, encontramos a energia para seguir em frente com força e firmeza de propósito, sempre permanecendo flexíveis, flexíveis e fiéis à nossa natureza.

Emoção

A emoção associada ao elemento Madeira é a raiva.Em seu estado de equilíbrio, a raiva pode ser uma emoção saudável, pois pode ser entendida como uma reação natural ao estresse, frustração ou injustiça. Quando expressa com controle cuidadoso, a raiva age como uma tempestade que limpa o ar; a raiva controlada pode dissipar a tensão e restaurar o equilíbrio. 

Um desequilíbrio em madeira, entretanto, freqüentemente tem a qualidade de raiva descontrolada e resulta em excesso ou esgotamento. Um excesso, ou qualidade reprimida de Madeira, se expressa como “rápido para a raiva”, propenso a explosões voláteis, irritabilidade e a tendência de julgar os outros com muita rapidez ou severidade. 

O inverso, madeira deficiente, freqüentemente se expressa como dificuldade em lidar com a raiva. Engolindo sua raiva, você fica ansioso, irritado e tende a se culpar quando as coisas dão errado.

Fígado (órgão Yin)

A Primavera na Medicina Tradicional Chinesa 3
Chá de dente de leão é um dos melhores para a primavera

O fígado é o maior órgão do corpo; é o principal laboratório do corpo, no qual o alimento para todo o corpo é armazenado e distribuído. O Fígado tem centenas de funções essenciais, incluindo a formação de sangue e a limpeza e filtragem do sangue para ajudar o corpo a eliminar toxinas e garantir sua vitalidade contínua. Na Medicina Tradicional Chinesa, as funções do Fígado vão muito além de sua função puramente fisiológica e abrangem também qualidades emocionais e espirituais.

Dizem que o Fígado é como um general que lidera um exército e se destaca no planejamento estratégico. É função do Fígado certificar-se de que todas as tropas do corpo estão trabalhando juntas para o benefício do todo. Sua principal função é manter tudo fluindo e, assim, evitar estagnação e atrito. É dito na medicina chinesa que o Fígado rege “fluir e se espalhar”, o que significa que o Fígado é responsável por manter o fluxo livre e fácil de sangue, energia e emoções por todo o corpo, mente e espírito. 

O elemento Madeira abomina a estagnação e a inércia, que estão associadas a todas as formas de doença. Assim como um riacho de montanha é seguro para beber se estiver fluindo livremente, as piscinas estagnadas de água criam um terreno fértil para bactérias e patógenos.

Vesícula biliar (órgão Yang)

A Vesícula Biliar é um pequeno órgão que armazena e intensifica a bile que foi criada no Fígado e a bombeia para o corpo e intestino conforme necessário. Na Medicina Tradicional Chinesa, a Vesícula Biliar tem o papel de Tomador de Decisão Sábio, que “ocupa a posição de um oficial importante e justo que se destaca por suas decisões e julgamento”. 

A Vesícula Biliar ajuda a utilizar a visão do Fígado e a fazer julgamentos e decisões adequadas para realizar essas visões. Às vezes, na minha prática, quando os clientes chegam após a remoção da vesícula biliar (embora a função energética permaneça), quando questionados sobre a tomada de decisões, muitas vezes sorriem discretamente e confessam ter mais dificuldade em tomar decisões.

O elemento madeira – correspondências

A Primavera na Medicina Tradicional Chinesa 4

Abaixo está uma tabela que resume as correspondências básicas associadas na Medicina Tradicional Chinesa com o elemento Madeira.

O elemento Madeira é vento

Sua direção é o Leste

Seu poder é experimentado mais intensamente entre 23h e 3h

A cor associada à madeira é verde

À medida que o Fígado se abre para os olhos e nos dá visão, tanto interna quanto externa, os problemas visuais frequentemente estão relacionados aos desequilíbrios do Fígado.

O fígado também rege os músculos e tendões, que conectam os desequilíbrios a todos os tipos de distúrbios que envolvem músculos, ligamentos e tendões – bursite, tendinite, artrite e fibromialgia.

Problemas associados a desequilíbrios no elemento Madeira

  • Tensão muscular, sujeito a lesões nos tendões e ligamentos
  • Ciática (irradiando dor da parte inferior das costas para as nádegas e para baixo na perna)
  • Dores de cabeça, especialmente enxaquecas
  • Irritabilidade e explosões de raiva
  • Distúrbios visuais
  • Irregularidades menstruais, TPM, miomas
  • Distúrbios digestivos, incluindo azia, síndrome do intestino irritável, úlceras
  • Pressão alta, com tendência à aterosclerose

Como se manter saudável e alegre durante a primavera

  • Movimento: O Fígado precisa de movimento e você também; então saia e faça longas caminhadas na natureza, observe as mudanças que acontecem ao seu redor e convide mudanças para entrar. Participe de uma aula de exercícios ou yoga.
  • Recrie a ordem a partir do caos: Vá até sua casa e escritório e livre-se de coisas que você não precisa; faça uma venda de garagem ou doe e crie o espaço para o novo entrar. Permita que coisas novas entrem em sua vida. Imagine o que você gostaria de criar em sua vida e encontre formas de fazer planos para realizar esses sonhos.
  • Eliminar toxinas, purificar: A primavera é a época de iniciar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas para que o Fígado possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressam o Fígado, como alimentos fritos ou muito gordurosos. Açúcar e farinha branca devem ser eliminados ou minimizados, e alimentos com conservantes químicos e corantes alimentares devem ser evitados. Não coma demais. Tente comer devagar, saboreando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos que estão começando a chegar ao mercado.
  • Deixe de lado velhos ressentimentos e comece de novo: Rancores e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do Fígado. Pratique o perdão.
  • Assuma o risco e tente algo novo: pense no que você gostaria de tentar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente… comece a brotar e seja brincalhão.
  • Hidrate Seu Corpo: Beba de oito a dez litros. copos de água diariamente. Use água filtrada, não gaseificada. Adicionar um pouco de suco de limão dá um sabor agradável e o limão nutre o fígado.
Back To Top