skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Rejuvenesça! Exercícios Físicos Após Os 65 Anos

Rejuvenesça! Exercícios físicos após os 65 anos

A prática de exercício físico é benéfica em qualquer idade, mas é nesta fase que devemos reforçar a sua importância de forma a ter uma vida com mais qualidade, saúde e bem-estar para poder partilhá-la com quem mais gostamos. Um coração saudável, mobilidade ou força muscular são alguns dos benefícios que terá ao realizar pequenas sessões de treino que valerão por muitos anos de vida.

Faz sentido exercitar-se “com esta idade”?

Responda às seguintes questões:

  • Consegue levantar-se sem recorrer aos braços, quando está sentado?
  • Tem dificuldade nos movimentos?
  • Doem as articulações?
  • Tem problemas de sono durante a noite?
  • Sente-se ansioso e pressionado?
  • É sexualmente ativo?
  • Consegue subir um lance de escadas sem ficar ofegante?
  • Consegue caminhar 3km sem ficar cansado?
  • Sabe nadar? Qual a sua relação com a água?

Se respondeu maioritariamente sim, então faz todo o sentido praticar exercício físico. Aliás conhece o velho ditado “parar é morrer”, então vale sempre a pena manter-se em movimento independentemente da idade, estilo de vida ou histórico desportivo.

A inatividade física promove o aparecimento de doenças cardiovasculares, articulares e metabólicas como a hipertensão, a osteoporose e a diabetes. Em oposição,  a prática regular faz com que o aparecimento destas patologias seja inferior, reduz algumas limitações e proporciona uma melhor qualidade de vida.

Quais as atividades que devo realizar após os 65 anos?

Cada pessoa tem a sua história, passado desportivo e estilo de vida. De uma maneira geral recomenda-se que realize  cinco sessões de treino semanal de baixo impacto e intensidade, três cardiovasculares e dois treinos de resistência muscular e/ou flexibilidade/mobilidade.

Treino flexibilidade e mobilidade

A flexibilidade tem efeitos positivos no treino no que diz respeito à amplitude de movimento ou recuperação de lesões em idosos, assim como reforço do core, estabilidade, equilíbrio e controlo da respiração, seja através de programas específicos de alongamentos, ou através de aulas de grupo com modalidades como o PilatesYoga ou Tai Chi Chuan além de Exercícios chineses para a saúde.

Treino Cardiovascular  

O treino cardiovascular é benéfico para o desenvolvimento de um coração saudável, melhorando o seu desempenho ao nível de resistência quando sobe e desce escadas, quando anda com os sacos das compras pesados, caminha longas distâncias, ou quando tem que acelerar o passo habitual para não se atrasar. Dependendo da sua mobilidade e condição física atual, inicialmente (se for sedentário) deve começar por pequenas caminhadas entre 10 a 15 minutos, três vezes por semana e aumentar a duração para cerca de 30 a 60 minutos se já for ativo.

Se preferir o ginásio pode começar com a bicicleta com apoio, e depois passar para a elíptica ou passadeira que será inicialmente um desafio para o equilíbrio. Se gosta de dançar ou pedalar pode sempre optar por uma aula de grupo como a Zumba com música e passos de dança divertidos ou uma aula com bicicleta onde o ajuste de carga é feito pelo aluno, assim como o grau de intensidade.

Se for adepto de piscina, ou tiver excesso de peso pode sempre recorrer à Hidroginástica ou Natação para iniciar a sua jornada desportiva uma vez que a água torna o seu peso corporal três vezes mais leve, é mais suave a nível de impacto para as articulações e ajuda na execução dos exercícios de forma mais controlada.

Treino resistência muscular

O treino de resistência muscular é o mais eficaz para uma boa manutenção da massa muscular e óssea. Se nunca foi para “as máquinas” no ginásio está na altura de sair da sua zona de conforto e começar a exercitar os músculos.

A vantagem de levantar pesos é ficar com o corpo mais tonificado, forte e firme com o aumento de massa muscular. Outra vantagem do treino de musculação é o fato de aumentar a densidade mineral óssea, ao colocar carga extra no corpo vai fortalecer a estrutura óssea e evitar a ocorrência de patologias como a osteoporose (perda de massa óssea que pode levar à fratura dos ossos).

Rejuvenesça! Exercícios físicos após os 65 anos 4

O treino de resistência muscular pode ser feito com pesos, halteres, caneleiras ou até mesmo com o peso do corpo. O ideal é trabalhar grandes grupos musculares com pouca carga e repetições, mas trabalhando o corpo de forma global para desenvolver os pilares base do movimento de puxar, empurrar e rodar. Peça ajuda a um profissional do exercício físico, Personal Trainer, para prescrever um plano de treino adequado ao seu nível e objetivos de forma a treinar em segurança, executando os exercícios com a melhor técnica e desta forma evitar o aparecimento de lesões.


Já não tem desculpas para não se mexer. Nunca é tarde para começar uma atividade que se adeque à sua capacidade física atual. É importante que se sinta confortável com as atividades que realiza, por isso recomendamos que peça ajuda a um profissional do exercício para iniciar ou continuar a sua jornada. Inicialmente dê prioridade a atividades que goste e que promovam a interação com outras pessoas.

Pela sua saúde, mexa-se!

Back To Top