Utilizados erroneamente como sinônimos, esses dois termos possuem características que os tornam bem diferentes entre si. Muito dessa confusão acontece porque ambos métodos possuem a mesma finalidade: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.
No entanto, ao observamos de perto, essas duas metologias possuem abordagens completamente diferentes. Assim como não existem apenas um caminho para se chegar a algum lugar, também existem diferentes formas de promover a crescimento pessoal de um indivíduo.
Processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente. O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”.
Diferente de um mentor, um coach não precisa necessariamente ter experiência na área de atuação de seu cliente e tão pouco aconselhar ou dar soluções para seus problemas ou orientações de carreira. O pressuposto do processo de coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento, fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o coachee tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.
Com isso, o coaching visa que o cliente possa empoderar-se das próprias respostas, e dessa forma agir e criar ações assertivas que validem e realizem seus resultados de forma efetiva e contínua. Um coach tem o poder de ouvir na essência, ou seja, fazer uma conexão com seu coachee, senti-lo e assim, fazer um leque de perguntas que apoiem o cliente a chegar às respostas que ele busca, para que desta forma, o coachee direcione efetivamente suas ações e alcance com sucesso os objetivos almejados, seja na carreira ou na vida pessoal.
Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.
Outra diferença que chama atenção entre as duas metodologias é o tempo, pois o mentoring não possui qualquer artifício que limite do tempo em que as sessões serão realizadas. Já no Coaching, esse número é definido já no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração uma média necessária para quem procura essa abordagem.
Essas duas modalidades possuem características e qualidades bastante distintas. Por isso, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e Mentoring terá todas as armas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o melhor do seu aluno.
O domínio das duas abordagens permite que o Coach/Mentor consiga fazer com que o coachee/mentorado encontre as respostas com maior facilidade, já que ele já passou pelas mesmas situações que o seu pupilo.
Em Canoas o Espaço Bambuí conta com profissionais das duas especialidades. Entre em contato pelo Whatsapp 9.9975.9108, telefone 3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook. O Espaço Bambuí fica na Rua Brasil 680, Canoas, próximo ao Canoas Shopping.
Assunto da semana: Reiki. Descubra a seguir como essa técnica de canalização ajuda tantas pessoas a se reencontrarem com elas…
Este artigo esmiuça a Terapia de Casal feita por Daniela Petry. Além de explicar a origem de sua abordagem, damos…
Você já teve a sensação de que o dinheiro simplesmente desaparece, mesmo sem fazer grandes compras? Pois saiba: isso não…