skip to Main Content

Depois de uma operação, o próximo desafio crítico para um paciente é a fase de recuperação.

É fundamental porque o corpo pode responder positivamente ou negativamente ao procedimento, especialmente se for uma cirurgia de grande porte.

Além dessa preocupação, quase sempre há aquela dor agonizante depois que os efeitos da anestesia desaparecem. Para uma cura mais rápida e confortável, muitos pacientes recorrem à massagem terapêutica.

9 benefícios comprovados pela ciência da massoterapia pós cirurgia 1

Massoterapia em Canoas

A Clínica Espaço Bambuí oferece diversos tratamentos, entre eles um dos mais buscados é a Massoterapia, com diversos tipos e propostas.

O LUGAR HISTÓRICO DA MASSAGEM NA CURA

O uso da massagem na cura física é relativamente novo no mundo ocidental, particularmente nos Estados Unidos, quando comparado à sua idade real de existência.

Mesmo antes de as operações médicas ou pílulas e drogas serem inventadas, a massagem já era a escolha para a cura de 4.000 a 5.000 anos atrás.

Acredita-se que tenha começado na Índia, mas é na China que as evidências escritas e seu uso mais prevalente na terapia são encontrados e muito conhecidos.

O primeiro argumento a favor da massagem terapêutica é a necessidade de equilibrar a energia corporal e espiritual para prevenir ou curar doenças.

A massagem é apenas uma parte da medicina tradicional chinesa usada em todo o mundo. Mas se a medicina tradicional chinesa é considerada a principal forma de tratamento na maioria dos países asiáticos, ela só é considerada complementar ou alternativa no ocidente.

Assim, a maioria dos ocidentais o considera apenas como último recurso quando os medicamentos convencionais não fornecem resultados positivos. Suplementos de ervas são bons exemplos. Nos EUA, eles não são considerados medicamentos, mas apenas como “suplementos alimentares”. 

MASSAGEM DO SÉCULO 20 NA MEDICINA OCIDENTAL

Leitores mais velhos podem se lembrar de ter sido hospitalizado nas décadas de 1960 e 1970, quando a massagem em hospitais era padrão.

As enfermeiras dariam massagens especialmente a pacientes idosos e frágeis para prevenir ou tratar o delirium, um risco comum nesse grupo devido à anestesia e medicamentos pós-operatórios.

“Mas agora a maioria das enfermeiras que a praticam está aposentada.” (Revista Tempo)

9 benefícios comprovados pela ciência da massoterapia pós cirurgia 2

OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM APÓS A CIRURGIA

Existem dezenas de razões pelas quais você deve aproveitar a massagem terapêutica após a cirurgia.

No mundo médico, a massoterapia é cada vez mais considerada uma intervenção de enfermagem de baixo custo, simples e eficaz. Seus principais benefícios (e clinicamente comprovados) são os seguintes:

1. A MASSAGEM AJUDA OS PACIENTES A LIDAR COM A DOR

Não só ajuda a lidar com a dor, mas também reduz a dor, como indicam as pesquisas. Existem vários estudos concluindo os benefícios da massagem na redução da dor pós-operatória.

A massagem pode ter incríveis habilidades analgésicas…

Quando alguém recebe um tratamento de massagem, seu efeito no corpo pode ser literalmente como uma injeção de morfina ou um analgésico (pacientes em um estudo disseram que a massagem proporcionava tanto alívio da dor quanto uma dose de morfina, de acordo com o Dr. Daniel Hinshaw, cirurgião do VA Ann Arbor Healthcare System).

Relatórios do ResearchGate:

O mesmo estudo entre pacientes que receberam terapia de massagem pós-operatória após uma grande cirurgia descobriu que os pacientes experimentaram:

“..dor marcadamente menos intensa e menos desagradável e menos ansiedade do que os pacientes que receberam medicação padrão para dor ou atenção individual, mas sem massagem”.

Um estudo de 2012 entre pacientes de cirurgia cardíaca descobriu que a massagem terapêutica reduziu significativamente a dor, a ansiedade e a tensão muscular e melhorou o relaxamento e a satisfação. (PubMed).

Em outro estudo, a massagem nos pés em pacientes de cirurgia de mama também mostrou ser um método eficaz de controle da dor.

2. A MASSAGEM AJUDA A REDUZIR O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Esses sentimentos estressados ​​e ansiosos são comuns antes e depois da operação e muitas vezes tornam a dor ainda mais difícil de suportar.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Francisco, Osher Center for Integrative Medicine da Escola de Medicina publicaram um estudo que descobriu que a massagem shiatsu nos pés, a massagem sueca e a acupuntura ajudaram a reduzir a dor e a depressão em pacientes com câncer no pós-operatório.

3. A MASSAGEM PODE PREVENIR O INCHAÇO

O inchaço é natural após uma lesão ou cirurgia. A massagem de drenagem linfática é uma técnica particular utilizada para o inchaço.

Ajuda a manter o sistema de drenagem linfática em ordem, limpando os resíduos celulares líquidos que estão entupidos e estão causando o inchaço.

A massagem pode ajudar a aliviar o inchaço, relaxando os músculos e garantindo a circulação sanguínea adequada.

O sistema Air Relax Compression é um exemplo perfeito de massagem de drenagem linfática. Dispositivos semelhantes têm sido usados ​​nos hospitais para prevenir coágulos sanguíneos após cirurgias.

4. A MASSAGEM GARANTE UM MELHOR FLUXO DE SANGUE E OXIGÊNIO

Para uma cicatrização mais rápida de feridas, é necessário um fluxo adequado de sangue e oxigênio. Manter o fluxo sanguíneo em níveis normais é importante porque é o distribuidor de nutrição para a área afetada.

Desta forma, promove a reparação celular e tecidual e, devido à coagulação, protege a ferida contra elementos estranhos, principalmente vírus e bactérias que podem causar infecções.

A maioria das técnicas de massagem terapêutica agora promove um bom fluxo de sangue e oxigênio por todo o corpo.

5. A MASSAGEM DIMINUI O TEMPO DE CURA PÓS-OPERATÓRIO

Por causa do fluxo sanguíneo melhorado, a massagem terapêutica melhora a entrega de nutrientes no corpo, reduzindo assim o tempo de cicatrização cirúrgica .

Cada vez mais estudos mostram que a massagem terapêutica encurta as internações hospitalares. Peça uma massagem à sua equipe médica.

A hospitalização reduzida é parcialmente porque menos administração de medicamentos e intervenções pós-operatórias podem ser necessárias.

6. A MASSAGEM AJUDA A PREVENIR O TECIDO CICATRICIAL

A massagem também ajuda a quebrar o tecido cicatricial e evitar a criação de mais (excessiva) formação de tecido cicatricial. Isso vale para o tecido cicatricial interno (aderências), bem como para cicatrizes na parte externa da pele.

7. A MASSAGEM AJUDA A PROMOVER FLEXIBILIDADE E MOBILIDADE

A massagem também ajuda a promover a flexibilidade dos músculos e articulações. Como um paciente pode estar sentado ou apenas deitado antes e depois da operação, os músculos e as articulações ficam presos e ficam rígidos.

Mesmo que o paciente ainda esteja imóvel, a massagem é a melhor alternativa para aquecer e exercitar esses músculos e articulações para flexibilidade e mobilidade mais rápida.

A massagem terapêutica parece ter efeitos positivos na redução da incapacidade. ( Relatório de estudo sobre massagem após cirurgia de coluna).

8. A MASSAGEM FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Músculos relaxados estimulam o fornecimento de oxigênio aos órgãos e à pele que, por sua vez, fortalece o sistema imunológico e previne infecções.

9. MASSAGEM MELHORA O HUMOR

Um estudo de 2010-2011 no Hospital Isfahan Chamran, no Irã, descobriu que a massagem terapêutica melhora o humor dos pacientes após a cirurgia de coração aberto.

COMO FUNCIONA?

Pesquisas mostram que a massagem cria uma sensação de bloqueio da dor devido a substâncias químicas semelhantes à endorfina que são liberadas no corpo. Esses produtos químicos reduzem a dor e criam uma sensação de bem-estar.

Todos os benefícios mencionados acima contribuem para uma recuperação mais rápida.

Com base em estudos clínicos, a massagem pode até reduzir o período de recuperação pela metade.

A MASSAGEM É SEGURA COMO PARTE DA RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA?

O elemento da cura tradicional antiga é seguro. Claro, verifique com seu cirurgião ou médico para saber mais sobre sua situação pessoal.

O UCLA Center for East-West Medicine usa massagem para a maioria de seus 14.000 pacientes a cada ano para tratar a dor pós-cirúrgica, entre outras coisas.

COMO USAR A MASSAGEM PARA IMPULSIONAR SUA CURA PÓS-OPERATÓRIA?

Idealmente, você pode ir a um salão de massagem ou obter um massagista ambulante, mas isso pode ser caro ou difícil se você não tiver peso ou tiver mobilidade limitada.

Back To Top