
A massagem é talvez uma das mais antigas tradições de cura. Muitos povos antigos – incluindo os antigos gregos, egípcios, chineses e indianos – estavam convencidos das propriedades terapêuticas da massagem e a usavam para tratar uma variedade de doenças.
Massagem terapêutica (incluindo mioterapia) é a prática de amassar ou manipular os músculos e outros tecidos moles de uma pessoa para melhorar seu bem-estar ou saúde. É uma forma de terapia manual que inclui segurar, mover e aplicar pressão nos músculos, tendões, ligamentos e fáscias.
O termo “massagem terapêutica” é usado para descrever uma ampla variedade de técnicas que variam na maneira como o toque, a pressão e a intensidade do tratamento são aplicados.
Benefícios da massagem para a saúde
A massagem terapêutica pode ser benéfica para qualquer pessoa, mas foi observada para ajudar aqueles que sofrem de várias condições, como câncer, doenças cardíacas, problemas estomacais e fibromialgia. Você deve conversar com seu terapeuta sobre quaisquer problemas médicos antes de sua primeira sessão. Aqui estão alguns dos benefícios da massagem terapêutica.
Um dos benefícios imediatos da massagem é uma sensação de relaxamento profundo e calma. Isso ocorre porque a massagem estimula a liberação de endorfinas – as substâncias químicas do cérebro (neurotransmissores) que produzem sentimentos de bem-estar.
Os níveis de hormônios do estresse, como adrenalina, cortisol e norepinefrina, também são reduzidos. Estudos indicam que altos níveis de hormônios do estresse prejudicam o sistema imunológico.

Massoterapia em Canoas
Agende uma sessão de massagem em Canoas aqui na Clínica Espaço Bambuí com os melhores massoterapeutas da cidade.
Reduz o estresse e a ansiedade
Essa sensação de calma após uma massagem pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, segundo um estudo . Seu corpo tem dois sistemas nervosos: um sistema nervoso simpático que impulsiona sua resposta de “luta ou fuga” em situações estressantes e um sistema nervoso parassimpático que se concentra nas operações de rotina e do dia-a-dia que levam ao relaxamento e ao descanso. Acredita-se que uma massagem aumente sua resposta parassimpática, o que pode diminuir os sentimentos de ansiedade.
Melhora o sono
Fazer uma massagem pode diminuir o cortisol (hormônio do estresse) e aumentar os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores conhecidos por estabilizar seu humor. Estudos mostraram que a massagem terapêutica é benéfica para quem tem insônia relacionada à menopausa e insuficiência cardíaca congestiva .
Diminui a dor e a tensão muscular
Uma variedade de estudos analisou como a massagem pode ajudar a diminuir a dor aguda nas costas , dor no pescoço , dores de cabeça e dores no joelho . Os resultados mostram que o alívio pode ser de curto prazo, em vez de longo prazo e, em alguns casos, receber uma massagem de 60 minutos várias vezes por semana teve melhores resultados do que massagens menos ou mais curtas.
Aumente seu foco
Você está tendo problemas para prestar atenção durante as reuniões no trabalho? Talvez você não consiga concluir um projeto a tempo sem perder o foco? Isso porque, para você manter o foco, sua frequência cardíaca precisa ser reduzida. Como a massagem terapêutica diminui o sistema nervoso, sua frequência cardíaca também é efetivamente reduzida. Os efeitos calmantes de uma massagem diminuirão sua frequência cardíaca, o que acabará melhorando seu foco.
Circulação melhorada
O aumento da circulação trará suprimento sanguíneo rico em oxigênio para promover a cura de músculos danificados, rígidos e tensos. À medida que seu massagista pressiona seus músculos, eles permitem que o movimento de sangue fresco flua para áreas danificadas e congestionadas do seu corpo. O apertar, torcer e puxar os músculos também remove o acúmulo de ácido lático nos tecidos musculares. Isso aumenta a circulação do fluido linfático, que transporta os resíduos metabólicos dos órgãos internos e do tecido muscular para serem excretados do corpo, o que resulta em pressão arterial mais baixa e melhora da função corporal geral.
Melhora a função imunológica
Uma massagem pode melhorar seu sistema imunológico? Um estudo sugere que massagens regulares aumentam o nível de glóbulos brancos do seu corpo, que trabalham para combater vírus.
Alivia a constipação
Um estudo mostra que, para aqueles que lidam com constipação após a cirurgia, uma massagem abdominal pode ajudar nos movimentos intestinais.
Reduz os sintomas da fibromialgia
Do sono, memória e humor, estudos mostraram que o uso de massagem ao longo de cinco semanas pode melhorar os sintomas da fibromialgia, uma doença crônica que causa dores musculares e articulares e fadiga.
Alivia a dor do câncer
Para pessoas em tratamento de câncer, o custo físico e emocional é grande. Muitos recorreram à massagem para ajudar a diminuir a dor do câncer, aumentar o relaxamento e melhorar a qualidade de vida. Houve uma variedade de estudos, alguns que dizem que a massagem terapêutica não melhora a dor do câncer e outros que mostram um impacto positivo .
Lista de benefícios físicos da massagem:
- tensão muscular reduzida
- melhor circulação
- estimulação do sistema linfático
- redução dos hormônios do estresse
- relaxamento
- aumento da mobilidade e flexibilidade das articulações
- tom de pele melhorado
- melhor recuperação de lesões de tecidos moles
- alerta mental aumentado
- redução da ansiedade e depressão.
De certa forma, é como um exercício. As atividades de construção de saúde podem parecer triviais no início, mas os benefícios são cumulativos. Quanto mais frequentemente você receber um tratamento, mais rápido seu corpo e sua mente começarão a se transformar. Você também estará criando um hábito duradouro com efeitos poderosos e de longo prazo. Se você decidir receber uma massagem por semana, a mudança no seu nível de energia, desempenho, qualidade do sono, concentração e saúde geral será inconfundível.
Diferentes tipos de massagem
Normalmente, os praticantes de massagem usam óleo ou pó de talco para permitir que suas mãos deslizem sobre a pele de uma pessoa. Às vezes, um lençol ou um pedaço fino de pano pode ser usado para o mesmo efeito.
Diferentes tipos de massagem podem incluir:
- mioterapia – envolve a avaliação e tratamento da dor, lesão e disfunção dos tecidos moles que afetam o movimento e a mobilidade. A mioterapia é aplicada para restaurar e manter a saúde e a função da estrutura dos tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos e fáscia) do corpo humano
- corretivo – é a avaliação objetiva, tratamento e reabilitação dos sinais, sintomas e causas de disfunção ou lesão biomecânica, usando técnicas de mobilização específicas, a fim de restaurar a saúde e a função normal
- massoterapia terapêutica – também conhecida como massagem ‘ocidental’ ou ‘sueca’. Uma das formas mais populares de massagem na Austrália, esta técnica foi desenvolvida para promover o relaxamento e melhorar a circulação sanguínea.
- drenagem linfática – um tratamento suave para todo o corpo que relaxa o sistema nervoso e ajuda o sistema imunológico do corpo
- aromaterapia – óleos essenciais feitos de flores e plantas selecionadas são adicionados ao óleo de massagem por suas propriedades terapêuticas particulares. Por exemplo, acredita-se que o cheiro de sândalo reduza a tensão nervosa
- massagem para bebês – pode ajudar a tratar a prisão de ventre, cólicas e problemas de sono. Estudos descobriram que a massagem regular ajuda os bebês prematuros a ganhar peso mais rapidamente
- reflexologia – baseada no princípio de que certas partes do corpo refletem o todo. Pontos reflexos, que se relacionam com todas as partes do corpo, podem ser encontrados nos pés, mãos, rosto e orelhas. Esses pontos respondem à pressão, estimulando o próprio processo natural de cura do corpo
- shiatsu – uma técnica de massagem oriental que visa melhorar o fluxo de energia trabalhando determinados pontos do corpo. Os princípios subjacentes da massagem shiatsu são semelhantes aos da acupuntura
- massoterapia esportiva – esta é uma aplicação de massagem, não uma técnica de massagem específica. O tipo de técnica ou tratamento aplicado depende da natureza do estágio de treinamento ou competição, lesão ou condição esportiva e a avaliação do massoterapeuta. A massagem desportiva é uma mistura de técnicas que visam melhorar o desempenho e ajudar os músculos sobrecarregados a se recuperarem rapidamente.
- Massoterapia: o que é, benefícios, tipos e tratamentos para a saúde e bem estar
- 9 benefícios comprovados pela ciência da massoterapia pós cirurgia
- A massoterapia faz bem para a sua mente e emoções, entenda como
- Fazer massoterapia regularmente faz bem à saúde?
- Melhores massoterapeutas de Canoas – RS
- Massagem para as emoções
- Massoterapia para aliviar a ansiedade
- Acupuntura, massoterapia e outras terapias combatem dores crônicas e reduzem remédios
- Estudo mostra que massoterapia tem ação similar a remédios anti-inflamatórios
Quem deve experimentar a massoterapia?
Muitos de nós podem se beneficiar de uma massagem – é uma ótima maneira de melhorar o bem-estar, ajudar com a dor e muito mais. Se você tiver uma condição médica, verifique com seu médico e converse com seu massoterapeuta. Para quem está grávida, uma massagem pré-natal pode ajudar a aliviar a dor e o inchaço.
Não sabe qual tipo de massagem é ideal para você? Você não precisa se concentrar na massagem perfeita antes de marcar uma consulta. Na verdade, os massoterapeutas geralmente misturam e combinam técnicas para atender às suas preocupações exclusivas.
Os diferentes tipos de massagem não são exclusivos um do outro. Um massoterapeuta usa uma combinação de técnicas para ajudá-lo a relaxar, se livrar de músculos tensos e resolver outras preocupações.
É importante listar todos os problemas de saúde e medicamentos para que o terapeuta possa adaptar a sessão às suas necessidades específicas sem causar nenhum dano. Também é importante listar quaisquer alergias para que o terapeuta esteja ciente se precisar usar um óleo ou loção diferente durante a sessão.
Doenças que a massoterapia ajuda no tratamento
As pesquisas mostram que a massagem pode reduzir a frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial e aumentar a circulação sanguínea e o fluxo linfático. Também relaxa os músculos, melhora a amplitude de movimento e aumenta as endorfinas, o que pode melhorar o tratamento médico.
A massagem terapêutica não aumenta a força muscular, embora possa estimular músculos fracos e inativos, o que ajuda a compensar a falta de exercício e a inatividade causada por doença ou lesão.
A massagem terapêutica pode ser benéfica para muitas condições, incluindo, mas não se limitando ao seguinte:
- Ansiedade e depressão
- Artrite
- Asma e Enfisema
- Câncer
- Síndrome do túnel carpal
- Síndrome da fadiga crônica
- Luxações
- Edema
- Fibromialgia
- Dores de cabeça
- Condições Inflamatórias
- Insônia
- Linfoedema
- Esclerose múltipla
- Tensão Muscular e Espasmo
- Mal de Parkinson
- Fascite Plantar
- Reabilitação Pós-Cirúrgica
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
- Apoio à gravidez e parto
- Ciática
- Escoliose
- Lesões esportivas
- Tensões e distensões
- Estresse e Condições Relacionadas ao Estresse
- Acidente vascular encefálico
- Tendinite
- Chicote
A massagem terapêutica também pode ser usada como parte de um programa de cuidados preventivos. Isso inclui treinamento esportivo, prevenção de lesões, gerenciamento de estresse contínuo e muito mais!
Seu massoterapeuta exigirá uma visão geral de sua saúde atual e um histórico detalhado de saúde para elaborar um plano de tratamento adequado para você. Se um massoterapeuta determinar que sua condição seria melhor tratada por outro profissional de saúde, ele fará o encaminhamento apropriado.
Massagem – considerações especiais
Existem alguns casos em que a massagem e a mioterapia podem não ser recomendadas, ou um médico de família ou especialista deve ser obtido, incluindo (mas não limitado a):
- durante a gravidez
- se erupções cutâneas, cortes ou infecções estiverem presentes
- se houver suspeita de fraturas ou ossos quebrados
- se a pessoa tiver uma doença com risco de vida.
- Conheça 5 grandes benefícios da massoterapia
- Tratamento de massoterapia é excelente para idosos
- Tratamentos estéticos para a saúde e beleza da pele
- Estética e saúde com Drenagem Linfática
- Seis tratamentos para celulite e gordura localizada
- Sabia que existe um mapa em seus pés? Conheça a Reflexologia Podal
- A chegada do Ano Novo Chinês foi um sucesso!
- Massoterapia no tratamento de dor de cabeça
- Drenagem linfática: saiba o que é, seus benefícios e contraindicações
5 mitos sobre a massagem terapêutica
Há quanto tempo as pessoas desfrutam de massagens? Durante séculos! Evidências podem ser encontradas em túmulos egípcios e antigos textos médicos chineses.
Os massoterapeutas de hoje manipulam os tecidos para obter um relaxamento profundo e promover a cura. Aplicando toque e pressão hábeis, eles ajudam a tratar lesões e problemas de saúde e melhorar o bem-estar.
Mito 1: Uma massagem é uma massagem – não importa onde você vá.
Fato: Toda massagem serve a um propósito. A massagem de relaxamento faz exatamente isso; sua intenção é relaxar sua mente e corpo. Massagem terapêutica em um ambiente clínico ou hospitalar é dada por profissionais licenciados que são treinados para encontrar e se concentrar em áreas problemáticas.
Você pode chegar com dor nas costas, por exemplo, e descobrir que o problema começa nos tornozelos. A massagem terapêutica promove a cura e, quando combinada com a ajuda de outros profissionais médicos, pode melhorar os resultados do seu tratamento.
Mito 2: A massagem terapêutica envolve principalmente os músculos.
Fato: A massagem faz mais do que manipular os músculos. A massagem pode esticar áreas apertadas da fáscia, uma camada de tecido sem costura que conecta músculos, ossos e órgãos. A massagem pode mover manualmente os fluidos para soltar as articulações, reduzir o inchaço e facilitar o movimento.
O acúmulo de líquido nas articulações artríticas pode ser reduzido, aliviando o inchaço e a dor. A massagem também pode melhorar o fluxo da linfa – um fluido que normalmente se move pelo corpo para combater a infecção – reduzindo o inchaço doloroso. A massagem pode ajudar a aumentar a circulação do sangue, que move nutrientes e produtos residuais pelo corpo e acelera a cicatrização.
Mito 3: Os efeitos da massagem são temporários.
Fato: Um bom massoterapeuta faz mais do que tratar dores e dores temporárias. Ele ou ela quer que você fique o mais confortável possível depois que os efeitos da massagem passarem.
Os músculos têm uma memória longa. Segurá-los em uma posição desconfortável – como esticar o pescoço para frente para ver um computador trabalhando – pode cortar as vias nervosas. Isso desencadeia tensão no pescoço e nos ombros, dor na parte superior das costas e, às vezes, dormência e formigamento nas mãos. Massagens regulares permitem que um terapeuta resolva seus padrões de dor e reeducar os músculos para melhorar a mecânica e a postura do corpo.
Mito 4: As massagens não podem ajudar nas enxaquecas.
Fato: A massagem terapêutica é um tratamento complementar para enxaquecas. Aplicar pressão em pontos de gatilho no pescoço, ombros, cabeça e até mesmo no rosto pode ajudar a liberar a tensão muscular e interromper os sinais de dor referentes às áreas de enxaqueca. A massagem pode liberar a tensão que rompe os vasos sanguíneos que abastecem o cérebro. Acredita-se que problemas na maneira como esses vasos sanguíneos funcionam produzem sintomas de enxaqueca, como dor de cabeça intensa, distúrbios visuais, náusea e sensibilidade à luz.
Mito 5: Não interrompa um terapeuta durante uma massagem, mesmo que doa.
Fato: Fale! Você pode se sentir desconfortável enquanto um massagista aplica uma pressão profunda para liberar um “nó” de tecido muscular. Sensações dolorosas devem parecer terapêuticas – como se algo de bom estivesse acontecendo. Mas não hesite em conversar com seu massagista sobre qualquer coisa excessivamente dolorosa. Ele ou ela vai querer saber e fará os ajustes necessários.
Perguntas e respostas sobre massoterapia
Com que frequência devo fazer uma massagem?
A duração e a frequência da massagem variam dependendo do tipo de massagem que você deseja e da área do corpo que deseja atingir. Os pacientes geralmente recebem uma massagem uma vez por semana, uma vez por mês ou apenas algumas vezes por ano. Também dependerá do motivo pelo qual você precisa de uma massagem. Se você precisar de uma para recuperação de lesões, talvez precise receber um tratamento de massagem com mais frequência do que alguém que só quer uma massagem de relaxamento de vez em quando.
Quantas sessões vou precisar?
Honestamente, é difícil dizer. Cada pessoa é única e cada condição é única para cada pessoa. Pode levar uma sessão ou pode levar várias. Você e seu terapeuta poderão conversar mais especificamente sobre isso após sua primeira sessão e ele/ela teve a chance de avaliar os tecidos do seu corpo.
As massagens doem?
Dependendo do tipo de massagem que você recebe, você pode sentir uma leve dor. Se você precisar de uma massagem profunda nos tecidos para atingir os nós e a tensão muscular dolorosa, a massagem vai doer mais do que uma massagem geral de relaxamento. No entanto, se você sentir muita dor ou desconforto, avise seu massoterapeuta e ele ajustará a pressão que está usando para tornar sua experiência mais confortável.
Quanto tempo dura um tratamento de massagem?
Todos os tratamentos de massagem começam e terminam pontualmente. Você é mais do que bem-vindo para chegar com 10 minutos de antecedência para a sua sessão, para dar tempo à mesa sem interferir no horário agendado.
Massagem de 30 minutos: As consultas de meia hora só permitem uma sessão de massagem parcial, como pescoço e ombros, costas ou pernas e pés.
Massagens de 60 minutos, 90 minutos e 120 minutos: O tratamento médio de massagem de corpo inteiro dura aproximadamente uma hora ou mais, se você escolher.
Muitas pessoas preferem uma sessão de 60 a 120 minutos para um relaxamento ideal. Sempre permita um tempo de relaxamento antes e depois da sessão.
Como me sentirei após o meu tratamento de massagem?
A maioria das pessoas se sente muito relaxada. Alguns experimentam uma diminuição significativa ou liberdade de dores a longo prazo. Muitos se sentem um pouco desacelerados por um curto período e depois notam um aumento de energia, maior consciência e aumento da produtividade que pode durar dias.
Se você recebeu uma massagem profunda, pode ficar um pouco dolorido no dia seguinte – bem como um bom treino na academia. Às vezes, um banho quente ou uma imersão na banheira podem aliviar essa dor. Após a sessão, você deve aumentar sua ingestão de água. Apenas um copo ou dois a mais do que o normal geralmente é bom. Isso ajuda a manter os tecidos do seu corpo hidratados e saudáveis.
O que eu faço durante um tratamento de massagem?
Sinta-se a vontade. Se o seu terapeuta quiser que você ajuste sua posição, ele ou ele o moverá ou pedirá que você mova o que for necessário. Caso contrário, mude sua posição a qualquer momento para ficar mais confortável.
Muitas pessoas fecham os olhos e relaxam completamente durante uma sessão; outros preferem falar. Você decide. É a sua massagem, e o que quer que pareça natural para você é a melhor maneira de relaxar. Não hesite em fazer perguntas a qualquer momento.
Posso falar durante a minha sessão?
Claro, se você quiser conversar, vá em frente. O importante a lembrar é que este tratamento é para você relaxar e aproveitar a experiência. Muitos terapeutas desencorajam falar na esperança de que você relaxe, deixe sua mente flutuar livremente e entre em um estado de êxtase de massagem.
Em muitos casos, as pessoas podem se sentir mais relaxadas começando a falar e, à medida que a massagem progride, entram em estados tranquilos de relaxamento.
Mais importante ainda, há momentos em que você precisa falar. Se o terapeuta estiver fazendo algo para deixá-lo desconfortável, você deve informá-lo imediatamente. Além disso, informe-o se estiver muito quente ou muito frio, se a sala estiver muito clara ou se a pressão precisar ser alterada (mais leve ou mais profunda). Se algo não está funcionando para você, fale! Tudo bem!
Eu tenho que estar completamente despido?
Você deve se despir no nível em que se sente confortável. Para uma massagem de corpo inteiro, a maioria fica completamente despida. No entanto, se você se sentir mais confortável durante a sessão deixando sua calcinha, tudo bem. O terapeuta irá contornar as roupas que você deixou da melhor maneira possível. Se tirar todas as suas roupas deixa você muito nervoso e incapaz de relaxar, então você não está obtendo o benefício ideal da sessão. Seu massagista sairá da sala para lhe dar privacidade para se despir e ficar confortável na mesa.