skip to Main Content

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) foi desenvolvida há milhares de anos – muito antes que a tecnologia pudesse mapear vírus individuais – mas quando se trata de construir o sistema imunológico do corpo e limpar resfriados, seus princípios básicos ainda se mantêm hoje.

Vento Perverso e Calor

Vento Perverso na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a invasão de fatores patogênicos climáticos externos no corpo, que promovem infecções respiratórias agudas. A MTC desconhecia vírus e bactérias, então, essas doenças eram atribuídas ao Vento Perverso.

Medicina Ocidental reconhece que doenças agudas das vias respiratórias decorrem de agentes patógenos, que invadem nosso corpo, normalmente pelo ar que respiramos.

Quem mais pega gripes e resfriados é quem está com o sistema imunológico baixo. Essas pessoas, sob o olhar da MTC têm deficiência de Qi, por isso seus corpos combatem ineficientemente os agentes patógenos.

O Vento Perverso ou Frio provoca Calor. Neste contexto, a palavra Calor pode ser entendida como Febre. Assim, a MTC parte do princípio que o fortalecer e o equilibrar o indivíduo permitem que o Corpo fique mais preparado para combater o invasor

Baseando-se em uma lógica que está ligada aos fenômenos naturais e à reação do corpo a eles, o MTC pode preencher as lacunas que outras modalidades de cura podem perder. Aqui estão algumas maneiras importantes pelas quais você pode ajudar seu corpo quando chegamos ao final da temporada de gripes e resfriados:

Aqueça a parte de cima do corpo

Segundo a MTC, os patógenos que causam resfriados gostam especialmente de atacar a parte superior do corpo, pescoço e cabeça; portanto, use um cachecol, uma jaqueta grossa e até um chapéu quando sair, especialmente se estiver ventando e mesmo que não o faça. acho que está tão frio.

Manter essa área coberta também trará benefícios adicionais, como diminuição dos sintomas de alergia , rigidez do pescoço e dor na parte superior das costas , pois todos esses problemas também podem estar relacionados ao patógeno do “vento”. Se o clima estiver esquentando onde você mora, pense mais em bloquear o vento do que ficar frio e optar por lenços leves e arejados para manter o pescoço coberto.

Use ervas que beneficiam o sistema imunológico

A MTC acredita que há uma grande diferença entre aumentar o sistema imunológico antes de você pegar um resfriado e ajudar o sistema imunológico depois de pegar uma gripe. É uma ótima ideia usar ervas para tonificar seu sistema imunológico quando estiver saudável, mas lembre-se de trocar quando tiver sintomas como dor de garganta, sensação de frio enquanto faz calor ao toque ou congestão.

Na MTC, os tônicos fortalecem seu corpo… mas também fortalecem o patógeno. Para evitar isso, pare todas as ervas tonificantes – ou seja, astrágalo, ginseng, etc. Mude para ervas que eliminam patógenos, como hortelã-pimenta, canela e gengibre. Em caso de dúvida, consulte um terapeuta para saber em que categoria suas ervas favoritas se enquadram!

Escolha alimentos e bebidas quentes

Dê ao seu corpo os nutrientes necessários para que ele funcione da melhor forma possível, mas faça isso de maneira apropriada, de acordo com a estação.

Alimentos mornos e quentes geram calor no corpo humano – por exemplo, carne de boi, café, gengibre, pimenta e frituras – enquanto aqueles que são gelados e frios diminuem a temperatura corporal – como saladas, queijo, chá verde e cerveja. Alimentos como óleo, arroz, carne de porco e a maior parte dos peixes são considerados neutros.

Alimentos como melancia e frutas cítricas são refrescantes e hidratantes, e é por isso que estão na estação no verão. Produtos de inverno como abóbora e batata são mais saborosos e geralmente precisam ser cozidos de qualquer maneira. Evite muitos alimentos frios e opte por aqueles que fazem você se sentir quente por dentro e por fora .

Mantenha-se ativo

Quando um patógeno do vento entrou no corpo – provavelmente você acabou de acordar com dor de garganta ou talvez ainda nem tenha nenhum sintoma. Segundo a MTC a melhor maneira de se livrar dele é suar.

Os patógenos do vento que causam resfriados tendem a ficar presos no exterior de nossos corpos, e a abertura dos poros, fazendo com que o corpo sue os libera. Enquanto empacotar e comer alimentos quentes ajudará nisso, exercícios leves garantem que você está suando … e também oferecem uma série de outros benefícios à saúde.

Reduzir as fragrâncias químicas

Embora não seja um princípio da MTC porque os estudiosos antigos não tinham esse problema, vale a pena mencionar as fragrâncias químicas porque elas podem ter um impacto significativo na saúde respiratória. Um estudo britânico descobriu que o ar dentro das casas poderia ser mais tóxico do que o ar externo, pois as pessoas queimavam velas que continham produtos químicos sintéticos que se transformavam em formaldeído, um conhecido agente cancerígeno.

Esses produtos químicos irritam o sistema respiratório a qualquer momento do ano, mas podem ser piores no inverno, já que o corpo já é tributado por mudanças de temperatura, secura etc. Reduza a quantidade de velas perfumadas e purificadores de ar usados ​​no seu casa e substitua-as por flores frescas, plantas e aromas naturais, como óleos essenciais.

Não apenas você estará cortando a carga tóxica, mas você também fornecerá os benefícios terapêuticos de produtos naturais. Obviamente, quando o tempo esquentar, recomendo abrir as janelas e sair também!

Com alguma sorte, esta temporada de gripes e resfriados terminará em breve, mas, enquanto isso, comece a colocar algumas dessas sugestões em prática e tenha a tranqüilidade de estar dando ao seu corpo apoio extra com os “segredos” de milênios da saúde.

Back To Top