A insônia é apenas um sinal de um desequilíbrio no corpo humano. Tratar a insônia é mais que melhorar o sono; melhora a saúde e previne que doenças mais graves aconteçam.
Infelizmente a falta de sono tende a gerar um ciclo vicioso, onde no dia seguinte aquele que dormiu mal, tem um dia menos produtivo. Isso tente a se acumular ao longo do dia, aumentando a ansiedade e o estresse à noite. Esta perturbação, prejudica o sono e faz a pessoa dormil mal…
Existem diversas terapias naturais que podem ajudar a reequilibrar os ciclos vitais e melhorar nossas noites de sono.
Dar ao corpo as horas de descanso necessárias é essencial para manter a saúde física e mental. Além de restabelecer diversas funções químicas do organismo e até evitar doenças, o sono é responsável por nos manter focados, com a memória funcionando e de bom humor. Porém, com a rotina cada vez mais intensa que vivemos, nem sempre é fácil alcançar um repouso de qualidade.
Para driblar alguns dos problemas mais comuns que afetam o sono, conversamos com especialistas e listamos abaixo oito dicas que vão te ajudar a dormir melhor.
Encontre seu ritmo, todos temos um
Analisar como o seu organismo funciona nos diferentes momentos do dia faz toda a diferença na hora de regular o sono. Saber se o seu cronotipo é matutino, vespertino ou intermediário ajuda a estabelecer qual é a melhor hora para dormir e acordar.
Quem tem um rendimento melhor à noite, pode optar por dormir mais tarde e, também, acordar mais tarde. O mesmo serve para quem é mais ativo pela manhã e começa a se sentir cansado cedo.
Lutar contra o nosso cronotipo é como lutar contra a fome ou a sede, sempre vamos perder.
O importante é conhecer seu cronotipo e encontrar uma forma de construir seu cotidiano a partir disso. Como identificar? Busque as respostas, por exemplo, a partir das perguntas abaixo e experimente diferentes horários de descanso e atividade:
- Que horas sinto mais sono?
- Em quais turnos sou mais e menos produtivo?
Rotina para ir dormir
Tenha regularidade no horário de deitar e levantar. O corpo funciona como um ciclo e, quando criamos uma rotina, ele entende que deve segui-la. Por isso, se você exercitar o seu organismo para dormir às 23h, por exemplo, ele compreenderá que essa é a sua hora de ir para a cama e se preparará para isso.
Largue o celular
O celular e o computador também podem atrapalhar uma boa noite de descanso. A luz azul emitida por esse tipo de aparelho interfere na secreção do hormônio melatonina, que ajuda o corpo a pegar no sono. O indicado é parar de utilizá-los, pelo menos, uma hora antes de dormir.
Não lute contra a insônia
Ficar virando de um lado para o outro na cama, torcendo para dormir, só faz com que a ansiedade aumente e o sono fique mais distante. Nesse caso, levantar e fazer alguma atividade para dispersar o cérebro pode ajudar. Deixar o ambiente com uma luz baixa e ler um livro, por exemplo, é uma boa alternativa.
Alimente-se pensando no sono
Não é indicado comer em grande quantidade ou ingerir alimentos pesados antes de dormir, pois o organismo não está preparado para fazer uma digestão complexa nesse momento. O ideal é se alimentar, no máximo, até três ou quatro horas antes de deitar para evitar desconforto e até casos mais graves, como refluxo.
Busque o acompanhamento de um nutricionista, você não vai só comer melhor, mas saber o que faz bem e mu especificamente para você e seu momento de vida.
Beba um chá para dormir melhor
O preparo do chá já é uma oportunidade de parar a correria e relaxar: ele exige paciência para que o ponto fique adequado; depois, tempo para que a temperatura diminua e possa ser bebido. Confira outros exemplos de plantas que vão te ajudar a diminuir a ansiedade:
- Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
- Erva-de-são-joão, ou hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo. A planta pode ser usada no tratamento de depressão, ansiedade e agitação nervosa;
- Camomila: tem ação calmante no sistema digestivo e nervoso; cria sensação de harmonia em casos de agitação;
- Tília: suas propriedades calmantes auxiliam no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
- Melissa, ou cidreira: pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
- Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes; é ótima aliada contra a tensão nervosa.
Menos velocidade e ansiedade
Desacelerar também é uma atitude que pode ajudar. Antes de dormir, anote as preocupações e comece a esvaziar e mente. Isso aliviará o funcionamento excessivo do cérebro e vai contribuir para o descanso.
Meditação para dormir melhor
A meditação auxilia a mente a se conectar com o que está acontecendo agora. Ajudando a entrar em sinergia com o corpo para compreender tudo que está acontecendo e nos reaproximar de nossa essência. Gerando os principais benefícios:
- Melhor concentração;
- Facilidade para relaxar;
- Tranquilidade;
- Equilíbrio Emocional;
- Melhora nas relações interpessoais.
A meditação certa irá trazer esse e outros benefícios para a sua vida, começando pela melhora da qualidade do seu sono. Para que você tenha uma noite tranquila e revigorante. Experimente uma terapia que une meditação com um profundo sentido de conexão com a vida e a natureza, chamada Nátur Buí, que você encontra no Espaço Bambuí.
Mexa seu corpo e durma bem
A prática de exercícios é essencial para a saúde e traz inúmeros benefícios. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ativar o metabolismo e produzir hormônios necessários, movimentar o corpo também ajuda a diminuir o estresse e ansiedade, que são vilões de noites bem dormidas por dificultarem o relaxamento do organismo e da mente.
Exercícios físicos como Yoga, Tai Chi Chuan e Pilates são excelentes opções.
Conforto faz bem
Sentir-se bem ajuda a relaxar o corpo e a mente, o que facilita a chegada do organismo ao estado de repouso. Para ficar confortável, vá desligando aos poucos. Tome um banho, coloque uma roupa confortável e beba um chá de camomila ou erva doce, que são alimentos indutores do sono.