A nutrição é a melhor forma de prevenir doenças ao longo de toda a vida, evitando desequilíbrios, corrigindo falhas, compensando deficiências e garantindo que cada nutriente venha no período apropriado. Este trabalho fica a cargo do nutricionista. Para manter o seu sistema imune, confira os principais alimentos que você deve inserir na sua dieta e assim evitar doenças e infecções:
Frutas como laranja, acerola, limão e tangerina são fontes ricas de vitamina C, que ajudam na prevenção e cura de gripes e resfriados. Um artigo da National Library of Medicine mostrou que resfriados em pessoas que consomem alimentos cítricos costumam ter uma duração reduzida em 8% e em crianças em 13,6%. E entre pessoas que ingerem essas frutas e praticam esportes durante o inverno têm até 50% de menor chance de ficarem resfriadas.
As amêndoas são fontes ricas em Potássio, contribuindo para o controle da pressão arterial. Além disso, por terem gorduras monoinsaturadas, ajudam a combater o colesterol ruim (LDL). O alimento tem ainda antioxidantes que fornecem proteção contra os danos causados pelo excesso de radicais livres.
A couve é rica em vitaminas A e C, que estimulam a produção de enzimas que ajudam o organismo a se proteger de tumores. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e aliviam os sintomas da gastrite. E mais: protege contra câncer de pulmão e melhoram a cicatrização.
O alimento fortalece o sistema imunológico e garante uma ação bactericida. Além disso, é rico em Vitamina C. Você pode consumir o gengibre em sucos e chás.
O mel possui antioxidantes que bloqueiam enzimas responsáveis pela multiplicação dos germes e previnem a bactéria que causa a tosse. O alimento ainda retarda o envelhecimento da pele e previne doenças como o câncer.
Cereais como trigo e aveia são ricos em vitamina B6. A carência deste nutriente faz com que diminua a resposta do sistema imunológico.
Além de regular o intestino, o mamão tem ação antioxidante, capaz de prevenir o câncer de próstata. A fruta ainda é poderosa para ajudar no tratamento de: doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verrugas.
Esse tipo de chá é rico em flavanoides, que ajudam a estimular o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, possui substâncias capazes combater as bactérias e evitar os vírus de se multiplicarem.
Produtos lácteos fermentados têm bactérias consideradas boas, que ajudam a regular a resposta do sistema imunológico. Esses probióticos têm vários benefícios, como a prevenção de gripes e resfriados e redução da gravidade dos sintomas, caso a doença não possa ser completamente evitada.
Atendimento de alimentação saudável na região metropolitana de Porto Alegre é no Espaço Bambuí. Entre em contato pelo Whatsapp 9.9975.9108, telefone3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook. O Espaço Bambuí fica na Rua Brasil 680, Canoas, próximo ao Canoas Shopping.
Assunto da semana: Reiki. Descubra a seguir como essa técnica de canalização ajuda tantas pessoas a se reencontrarem com elas…
Este artigo esmiuça a Terapia de Casal feita por Daniela Petry. Além de explicar a origem de sua abordagem, damos…
Você já teve a sensação de que o dinheiro simplesmente desaparece, mesmo sem fazer grandes compras? Pois saiba: isso não…