skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

Florais de Bach – História do Dr. Bach e dos florais

O tratamento com essência florais, sejam com os tradicionais Florais de Bach ou com as diversas essências que vieram a surgir tendo como base a pesquisa inicial do Dr. Bach, são uma forma de harmonizar nossas emoções, pensamentos e corpo, buscando a saúde integral. No Espaço Bambuí a terapia floral é muito apreciada pelos terapeutas e pacientes. Confira o artigo que preparamos contando um pouco da história e princípio da terapia floral.

A história do Dr. Bach, o criador das florais

Dr. Edward Bach, o criador das essências florais
Dr. Edward Bach, o criador das essências florais

O Dr. Bach nasceu em 24 de setembro de 1886, em Moseley, um vilarejo de Birmingham, Inglaterra. Sua família era do País de Gales, local onde o povo costuma ser muito místico. Desde pequeno tinha grande determinação e enorme poder de concentração, além de amor extremo pelas forças da natureza, ficando por horas sob árvores sentado e em silêncio.

Aos 16 anos, começou a trabalhar nas empresas da família, para auxiliar a sustentar seus estudos, embora não houvesse a necessidade. Neste período, o Dr. Bach conviveu com os trabalhadores e conheceu seus principais problemas.

Aos 20 anos, ingressou na faculdade de Medicina de Birmingham especializando-se, após o término do curso, em bacteriologia, imunologia e saúde pública.

Durante a I Guerra Mundial, em 1914, ficou responsável por 400 leitos, quando pode observar que os pacientes reagiam de formas diferenciadas, embora as patologias fossem as mesmas, que medicamentos eficazes para pessoas diferentes nem sempre curavam a mesma enfermidade, e que pacientes com o mesmo temperamento melhoravam com o mesmo remédio. Com isto, o Dr. Bach aprendeu uma grande lição: no tratamento das doenças, a índole do paciente tem mais importância do que o seu corpo físico.

Em 1917, o Dr. Bach foi acometido por um mal incurável, sendo-lhe comunicado que talvez não tivesse mais do que três meses de vida. Ciente de que melhoraria, ergueu-se do leito e retornou ao laboratório de bacteriologia do Hospital da Escola de Medicina. Sua vontade de viver era tão grande que acabou vencendo a doença e viveu até 1936.

De 1919 até 1922, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres, entendendo melhor os mecanismos de cura e a melhora do indivíduo como um todo (uma visão holística).

Em 1929, o Dr Bach era respeitado em toda a Europa por seus resultados com vacinas para bactérias intestinais. Mas, atendendo a um forte chamado interior, largou os laboratórios e o consultório da Haley Street. Ele e foi ao encontro da natureza buscar o sistema de cura que idealizara: natural, indolor e sem contra indicações.

Entre 1930 e 1934, descobriu os 38 Remédios Florais.

Em 1936 relatou a seus colaboradores que: “Minha tarefa está cumprida. Minha missão neste mundo está terminada”.

Faleceu semanas depois, enquanto dormia.

Como foram descobertos

Florais de BachEm maio de 1930 o Dr. Bach caminhava pelo campo procurando uma forma de cura, e observou que o orvalho da noite ficava sobre as pétalas das flores até os primeiros raios de sol.  Percebeu então que a mistura orvalho + sol sobre a pétala retiravam-lhe o poder curativo. O método foi considerado ideal, pois, se retirasse apenas a flor com o orvalho, a planta não necessitaria ser destruída e ainda seriam envolvidos os quatro elementos naturais.

Píer Campadello diz que: “a planta absorve os sais e soluções minerais nutritivas da terra pelas raízes, se alimenta dos nutrientes que o ar fornece, bem como da energia solar através das folhas, elaborando no período noturno uma grande síntese destas energias”.

Então o Dr. Bach intuiu que, se colocasse o orvalho e a pétala na língua, sentiria os fabulosos efeitos energéticos que a planta poderia produzir sobre o corpo e a mente, descobrindo a chave para a elaboração das essências.

Como são feitos os Florais de Bach

A flor deve ser colhida no ponto de plena maturidade, ou perfeição, isto é, enquanto ela está quase pronta para separar-se da planta. O céu deve estar ensolarado e sem nuvens. A água usada como veículo é retirada de um riacho que corre livremente numa floresta em Gales. Nela são depositadas as flores que serão colocadas algumas horas sob o sol, e transformadas em essência mãe, as quais são exportadas para outros países, pois os florais são fabricados apenas na casa onde o Dr. Bach viveu, o Mount Vernon.

As farmácias de manipulação fazem diluições em frascos de 30ml, com 30% conhaque de boa qualidade, duas ou quatro gotas da essência mãe e o restante de água mineral.

Como agem as essências florais?

Para explicar como funcionam os florais ninguém melhor do que o Dr. Bach: “a ação desses remédios consiste em elevar nossas vibrações e abrir nossos canais para a recepção do Eu Espiritual; em inundar nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal. Elas são capazes, como uma música bonita ou qualquer outra coisa gloriosa que nos eleva e inspira, de alçar nossa própria natureza, de aproximar-nos de nossa alma e, por esse mesmo ato, de dar-nos paz e aliviar nossos sofrimentos. Elas não curam atacando a moléstia, mas inundando-nos o corpo com as formosas vibrações da nossa natureza superior, na presença das quais a moléstia se derrete, qual neve ao calor do sol. Não haverá cura verdadeira se não houver mudança na aparência, paz de espírito, e felicidade interior”.

Os remédios florais atuam como uma terapia vibracional, direto no nosso psiquismo, diluindo os nódulos energéticos causados pelas dificuldades e emoções humanas, permitindo a verdadeira manifestação do Eu Superior.

O diagnóstico e a prescrição sobre dos Florais de Bach

“Conheça antes suas próprias emoções para depois procurar a ajuda das flores” Dr. Edward Bach

O terapeuta deve conquistar a simpatia do entrevistado, fazendo com que este compreenda que os seus problemas estão sendo ouvidos com calor humano, e que ele não é apenas mais um paciente.  Alguns fatores distanciam muito neste momento em que a formação de vínculos é tão importante, como ser autoritário ou querer incutir seus próprios padrões de crença, não respeitando a pessoa que veio pedir auxílio.

É importante considerar que os florais atuam apenas sobre os conflitos de origem emocional, não podendo ser prescritos sobre sintomas orgânicos. Na sua elaboração, não são utilizadas drogas químicas, portanto, as essências não possuem contra indicação, e não causam dependência.

Tratamento com Florais de Bach em Canoas

Terapia floral e vibracional e Canoas RS
Terapia floral e vibracional e Canoas RS

Tratamento com Florais de Bach e também com outras essências florais você encontra com os terapeutas do Espaço Bambuí, em Canoas. Entre em contato conosco pelo telefone 3466.5531, Whatsapp 9975.9108, email espacobambui@gmail.com e venha nos visitar no endereço Rua Brasil 680, Canoas/RS.

Conheça a terapia floral e vibracional e os terapeutas do Espaço Bambuí.

Back To Top