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Água e seus benefícios para a nutrição e saúde

A ONU definiu a celebração do Dia Mundial da Água com o intuito de fazer deste líquido indispensável para a sobrevivência um tema de discussão central, dando-se o devido destaque a questões sobre o acesso à água potável, o impacto que o seu uso tem no planeta e na economia e a importância da mesma para a saúde.

Esta bebida, que deve ser ingerida ao longo do dia e de forma rotineira, é um dos melhores aliados da boa saúde e forma física, tendo um impacto positivo no organismo assim que é ingerida.

O que acontece quando bebemos água

  1. Existe uma sensação imediata de refrescamento
  2. Os níveis de energia aumentam
  3. A sensação de fome é mais facilmente controlada, uma vez que é comum confundir fome com sede
  4. O metabolismo fica mais acelerado, bastando meio litro de água para melhorar a performance em 30%
  5. A performance na atividade física fica melhorada
  6. A pele fica mais brilhante, sendo a água uma das principais apostas das marcas de cosmética nos seus mais recentes produtos
  7. A sensação de inchaço diminui
  8. A capacidade de concentração fica mais eficaz
  9. O organismo elimina mais eficazmente as toxinas
  10. A sensação de dor diminui
  11. O trânsito intestinal passa a funcionar corretamente
  12. A urina fica mais clara e limpa
  13. Regula a temperatura do corpo
  14. Produz o fluído linfático
  15. Ajuda na manutenção do líquido sinovial das articulações
  16. A felicidade aumenta, pois o consumo de água está diretamente relacionado com uma maior e mais intensa sensação de bem-estar

Água e nutrição

A água é necessária para que o corpo humano funcione perfeitamente, porém sua atuação é muito maior do que normalmente percebemos. Todo o funcionamento do organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta, ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado, não sendo possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde.

Cuidado com a saúde e a desidratação

É importante ter atenção com a desidratação especialmente com as crianças no calor

Ter o hábito do consumo de água é fundamental para manter-se saudável e hidratado, água em quantidade insuficiente pode causar a desidratação, ou seja, a quantidade que eliminamos é maior do que ingerimos. Assim, tomar água diariamente é um verdadeiro plano de saúde empresarial, pois cuida da sua saúde e evita todo tipo de problema, melhor que qualquer convênio médico! Hidratar-se com uma água saudável contribui muito para a nossa saúde. Veja só o que acontece com nosso organismos quando a água no corpo humano for reduzida em:

  • 1%, a pessoa sente sede
  • 2%, a eficiência no trabalho diminui
  • 4%, a pessoa se sente mal, confusa e desorientada. A resistência ao estresse também diminui e a pessoa sente náuseas
  • 20%, a pessoa pode morrer

Sintomas da desidratação

  • Dores de cabeça
  • Cansaço e fadiga
  • Concentração baixa
  • Constipação
  • Risco aumentado de desenvolver infecções nos rins

A água é fonte de energia para os esportistas

Como mostramos acima, a água é um verdadeiro ‘elixir’ de saúde e bem-estar. O consumo desta bebida – que deve rondar os oito copos de água por dia, podendo variar conforme as necessidades e o estilo de vida de cada pessoa – deve ser regular e visto como prioritário, sendo a água a primeira escolha a ter na hora de optar por uma bebida.

Carlos Lampert Filho é nutricionista e trabalha com terapias orientais
Nutricionista funcional Carlos Lampert Filho

Para os esportistas, o consumo de água é ainda mais importante, uma vez que existe uma maior necessidade de hidratar o organismo perante o esforço físico. Porém, até mesmo as pessoas mais sedentárias devem render-se a esta bebida (que pode ser aromatizada de forma natural e isenta de açúcar). Veja com atenção e consulte um nutricionista esportivo e funcional para saber como a alimentação pode ajudar no seu desempenho.

A água é uma fonte de energia nata, mas existe um momento do dia em que o seu poder energético é ainda maior. Beber água de manhã, ao acordar, não só aumenta os níveis de energia, como melhora claramente a função cerebral, repara os danos celulares e acelera a perda de gordura ao longo do dia. Aqui, pode encontrar bons motivos para beber água em jejum.

Mas se o consumo de água é importante, fazer ingestão correta também. Não beber água suficiente ou fazê-lo de uma forma ruim pode causar desidratação, contudo, há que saber o que é verdade e o que é mentira sobre este assunto.

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