skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Recomendações Do Ayurveda Para O Verão

Recomendações do Ayurveda para o verão

A alimentação é fator determinante para quem sofre com a umidade e com as altas temperaturas; deve-se diminuir a ingestão de álcool e de comidas quentes e picantes e aumentar a ingestão de alimentos e líquidos refrescantes, ou seja, que tragam uma energia fria para o nosso organismo. Os sabores refrescantes, segundo a medicina indiana, são o doce, amargo e adstringente, que pode ser comparado à “cica” que alguns alimentos possuem, como a lentilha, o caqui e o caju. Está indicada a ingestão de sucos de frutas e legumes e verduras crus na forma de saladas com temperos refrescantes – cominho, hortelã, erva doce, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e coentro.

O Ayurveda ou Medicina Indiana caracteriza o verão como uma estação do ano regulada pelo elemento fogo, que aumenta o calor de nosso corpo e a sudorese (suor).

Algumas pessoas não toleram bem o calor do verão e podem se sentir mais irritadas. Para elas, a palavra de ordem é moderação; devem escolher atividades tranquilas, se possível nos horários mais frescos do dia, principalmente no caso de exercício físico. A natação é uma ótima pedida nesta estação.

Chás frios de plantas medicinais refrescantes – hortelã, camomila, erva doce, capim limão e erva cidreira – são bons aliados para diminuir o elemento fogo no nosso corpo.

A massoterapia com óleos medicinais refrescantes, como o côco e girassol, é útil para auxiliar a diminuir a irritabilidade e refrescar a pele.

Nesta época do ano são indicadas as cores frias, como o branco, o azul e o verde. Já as cores quentes, como o laranja, o vermelho e o preto, devem ser evitadas. A gemoterapia indiana recomenda a utilização de pedras frias como: pedra azul, cristal de quartzo claro, esmeralda e ametista.

A prática de Yoga deve ser feita com ênfase nas posturas calmantes e na respiração refrescante, como o shitali pranayama. A meditação com mantras harmonizantes e calmantes é bem adequada neste período.

Segundo a visão do Ayurveda, o ser humano deve seguir um estilo de vida saudável coerente com as sua necessidades individuais e deve aprender a ouvir os seus sinais internos para alcançar uma mente tranquila e um espírito harmonioso. A filosofia indiana ensina que é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que leva ao auto-conhecimento e proporciona o desenvolvimento do potencial latente em todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top