
Se você costumava se aventurar na cozinha ainda criança, possivelmente apresenta um risco menor de acumular gordura na cintura do que aquela sua amiga que nunca se aproximou das panelas durante a infância. A constatação é de um estudo da Universidade de Minnesota publicado no periódico americano Journal of Nutrition Education and Behavior.
Estimule seus filhos a fazer o mesmo: convide os pequenos para preparar o lanche da escola junto com você, montar a salada do jantar ou até assar um bolo (por segurança, não os deixe sozinhos na cozinha).
Ajudar no preparo das refeições desperta a curiosidade em experimentar ingredientes diferentes, o que abre a possibilidade de as crianças aprenderem a gostar de verduras, legumes e outros alimentos saudáveis desde cedo, tudo o necessário para uma alimentação saudável.
A tendência é que, quando adultas, elas cozinhem as próprias refeições e apelem menos para fast-food ou congelados ultraprocessados. E vão agradecer a você!
Estimule seus filhos a ter mais intimidade com a cozinha: convide os pequenos para preparar o lanche da escola junto com você!
Dicas para estimular as crianças a irem para a cozinha
Organize tudo antes de chamar a criança para a cozinha e planeje receitas variadas que estimule conhecer novos alimentos todos os dias.
Deixe a criança colocar a mão na massa. Mas sob a sua supervisão! Incentive sua participação durante todo o processo da receita. Desta forma, ela sentirá mais valorizada e confiante.
Nunca deixe as crianças usarem facas, usarem o fogão ou o forno. O risco de um acidente é muito grande para os pequenos. O ideal é que já tenham mais de 10 anos de idade e estejam sempre acompanhados por adultos para usar tais equipamentos. Assim tudo dá certo e ninguém se machuca!
Apresente o alimento como se fosse algo único e precioso. Diga, por exemplo: veja como essa manga é bonita, sinta como ela é cheirosa, doce e suculenta! Incentive a criança a usar os 5 sentidos na hora de comer, assim ela vai descobrir novas cores, sabores e aromas.
Chame as crianças para montar pratos coloridos, saudáveis e divertidos! Corte legumes, verduras, frutas, separe pães e deixe eles usarem a criatividade para montar o seu prato. Isso pode incentivar a criança a provar alimentos desconhecidos, comer de forma mais saudável e divertida. Só não esqueça de cuidar da higiene!
Elogie cada mudança alimentar da criança, por menor que seja. Toda vez que ela experimentar algum alimento novo, diga por exemplo: Que bom que você se permitiu experimentar! Tenho certeza que da próxima vez você vai gostar muito mais!
Mostre que cada alimento tem características diferentes. Explique, por exemplo, que o abacaxi é áspero por fora, mas que é suculento e doce por dentro. Desta forma você quebra pré-conceitos.
Decore o prato com ervas aromáticas. Para incentivar a criança, cultive uma hortinha em casa ou compre pequenos vasos para cultivar as ervas na varanda do apartamento. Assim você desperta a curiosidade e a vontade de experimentar.
Prepare uma bela mesa e desperte o prazer de comer em família. Estudos mostram que uma refeição por dia, feita em família, melhora a autoestima da criança.
Mostre que servir o outro é uma forma de amar e que cada ingrediente que ingerimos é um nutriente para o cuidarmos da nossa saúde e que escolhas nutritivas nutrem o corpo e a alma.

Incentive a criança a montar sua própria lancheira. Ensine a preparar sanduíches, sucos de frutas, biscoitos e bolos caseiros. Desta forma, a criança naturalmente evitará os produtos industrializados.
Mostre que cozinhar é legal e que não dá trabalho se todos da família colaborarem. Mostre que cozinhar não é perigoso e que não é função exclusiva dos adultos. Uma criança que é incentivada a cozinhar em família, normalmente come de tudo e faz melhores escolhas alimentares quando cresce.
Boa sorte e não se esqueça que não importa se o leite derramar, se o bolo não ficar fofinho ou se os biscoitos em forma de estrela acabarem com cara de flor. Viva bons momentos, elogie todos os esforços e faça com que se sintam felizes enquanto cozinham!