Com qual dos dois você mais se identifica? Vida corrida e uma porcaria qualquer para comer ou programinha tranquilo com comidinhas gostosas no sofá? Nossa alimentação e nosso estilo de vida sempre se misturam e isso acontece por causa da nossa natureza.
♦ Iniciou no Espaço Bambuí o Grupo Comida Saudável, focado no emagrecimento através da Medicina Tradicional Chinesa, com o nutricionista Carlos Lampert Filho. Entre em contato e saiba mais
Mais informações: entre em contato com o Espaço Bambuí pelo Whatsapp 9.9975.9108, telefone 3466.5531, email [email protected] ou fale conosco em nossa página do Facebook.
Ativos buscam mais energia, passivos buscam mais tranquilidade e acabamos nos desequilibrando com muita facilidade. Isso é comum e existe uma grande maneira de harmonizar este jogo, gerando uma espiral de saúde em todos os sentidos: OS ALIMENTOS.
A natureza dos alimentos é expressa de cinco formas: quente, morna, neutra, fresca e fria. Os alimentos frios e frescos eliminam o fogo interno, nutrindo o Yin. Os mornos ou quentes aquecem, é claro, fortalecendo o yang. Isto é muito importante quando se trata de definir uma dieta de emagrecimento para pessoas com natureza mais passiva, yin, ou ativa, yang.
Os indivíduos yin tem uma gordura mais flácida, fria; não comem muito, preferem o sabor doce e têm dificuldade de eliminação. As pessoas yang têm uma gordura mais concentrada, firme, e são pessoas mais ansiosas por comida, têm preferência por salgados e picantes. As pessoas yin não são muito adeptas de exercícios físicos, têm menos energia e menos apetite. Pessoas yang conseguem emagrecer com mais facilidade, pois são mais ativos e gostam de se movimentar.
E você se perguntando por que sua dieta não funciona?
Ao se propor uma dieta de emagrecimento pela Medicina Tradicional Chinesa é crucial levar a natureza dos alimentos em conta. Por exemplo: uma dieta com verduras cruas, saladas e frutas nem sempre auxiliam uma pessoa yin a emagrecer, pois os alimentos crus tendem a esfriar ainda mais o metabolismo e a tornar mais lento o processo de eliminação.
Por outro lado, seria interessante não fazer uso de alimentos quentes e gordurosos para pessoas de natureza yang, porque esses alimentos aumentam o apetite, dificultando o controle do volume de alimentos ingeridos.
O que posso fazer para emagrecer por minha conta?
- Primeiramente, consulte um nutricionista especialista em emagrecimento.
- Comer com regularidade ajuda no controle do apetite e na ansiedade por comida. Coma em poucas quantidades, mais vezes ao dia.
- O horário em que o seu corpo está mais preparado para aproveitar os nutrientes dos alimentos e eliminar adequadamente é pela manhã: das 7 às 11h, pois são os horários em que os meridianos do Estômago e do Baço-Pâncreas estão em maior atividade.
- Tenha sempre um prato colorido, com todas as cores e sabores em equilíbrio.
- Não passe fome durante a dieta, não exagere em um único sabor ou alimento e procure encontrar o caminho do meio para compor o seu prato: nem tanto ao céu ou à terra, encontre a medida certa para o equilíbrio dos diferentes tipos de alimentos.
- Faça do ato de comer um ato de amor a si mesmo e de gratidão à natureza que te alimenta. Coma sem pressa, mastigue, deguste, sinta o sabor e não faça outra coisa durante a refeição, que não seja comer. Alimente seu corpo e sua mente de forma saudável e você já estará no caminho certo!