A Aromaterapia é uma ótima ferramenta para estimularmos na primavera a autoconfiança, alegria e leveza de ser. Como está relacionada a mudanças, a estação pede a nossa coragem para agirmos e sermos capazes de colocarmos novos projetos em prática. É salutar buscarmos a conexão com a estação e também nos questionarmos: Como percebo esses ciclos em mim? Como está a minha autoconfiança? Como está a minha disponibilidade para o novo e a alegria? Isso é o que pretendemos explicar no artigo a seguir!
SUMÁRIO
- O QUE É AROMATERAPIA?
- COMO ATUA NO NOSSO CORPO
- ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA PRIMAVERA
- REFERÊNCIAS
1. O QUE É AROMATERAPIA?
É uma técnica terapêutica que utiliza substâncias aromáticas naturais, as essências das plantas, para melhorar a saúde física, mental e emocional. Por cuidar do organismo de uma maneira natural e holística, é considerada uma técnica de tratamento integrativo e complementar, quando dirigida com o uso dos óleos 100% puros, de fontes vegetais cultivadas, colhidas e processadas pensando em não perder as propriedades, de forma a preservar as substâncias químicas para auxiliar nos tratamentos de transtornos em geral. O nome da técnica deriva dos termos gregos “aroma”, que significa odor agradável, e “therapeia”, que significa tratamento.
2. COMO ATUA NO NOSSO CORPO
A especialidade é conhecida como a arte de utilizar óleos extraídos de plantas que, assim, nos auxiliam em conduzir processos de cura física, psicoemocional e vibracional. Os aromas constituem o nosso contato mais íntimo com a natureza. Assim, diversas plantas podem ser utilizadas para reforçar nossa conexão com a primavera e evitar os problemas típicos desse ciclo que incluem: a raiva, a irritabilidade, a agressividade, a intolerância e a impaciência.
Para reduzir esses quadros, eles precisam atuar em áreas do sistema nervoso vinculada às emoções, como o sistema límbico. Tais áreas incluem a amígdala, o hipocampo e o hipotálamo. Para aliviar a estimulação excessiva do sistema límbico na primavera, torna-se também necessária a modulação do funcionamento de neurônios do córtex pré-frontal.
3. ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS NA PRIMAVERA
3.1. Camomila Romana: Reduz a irritabilidade, a raiva e a agressividade. Embora seja uma flor delicada, a camomila nos traz força.
3.2. Cipreste: É tônico para o fígado, proporciona flexibilidade, traz movimento, mudança.
3.3. Copaíba: Tem ação ansiolítica, reduz a raiva, traz força, trabalha a contrariedade, promove a superação das dificuldades para que possamos ter coragem e confiança.
3.4. Gerânio: Conhecido como o óleo da coragem, o gerânio também estimula na tomada de decisões.
3.5. Gengibre: Estimula a conexão com nosso Eu, promove revitalização e poder pessoal, combate a procrastinação.
3.6. Ho Wood: Evita as oscilações de humor, traz a calma necessária para seguirmos em frente.
3.7. Laranja Doce: Reduz irritabilidade e gordura no fígado, acalma, traz alegria e entusiasmo.
3.8. Lavanda Francesa: Auxilia no relaxamento, na qualidade do sono e no combate à depressão.
3.9. Manjerona: Reduz a ansiedade e a raiva. Tem forte ação calmante.
3.10. Patchouli: Traz a tolerância e aceitação. Este óleo essencial nos faz refletir sobre como estou me comunicando para promover o equilíbrio nas relações.
3.11. Tomilho: Nos fornece a coragem necessária para seguir em frente.
Vale lembrar que a primavera simboliza o renascimento, novos ciclos e abundância. Desse modo, o método promove a energização necessária do corpo, mente, coração e espírito para transformar pensamentos em ação.
4. REFERÊNCIAS
BAUDOUX, D. O grande manual de aromaterapia. Editora Lazlo, 2019.
BEAR, M. F.; CONOORS, B. W., PARADISO, M.A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. Artmed, 2017.
LEMBO, M.A. Guia completo de aromaterapa e cura vibracional: 60 óleos essenciais e seus elementos vibracionais. Editora Pensamento, 2020.
VELOSO, K.V.C.; NEVES, M.P. Diário Aromático com óleo essenciais das escrituras sagradas. Belo Horizonte: Editora Lazlo, 2020.