skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Aula Semanal De Meditação Chinesa Para O Corpo E A Mente

Aula semanal de Meditação Chinesa para o corpo e a mente

Qi Gong (também chamado de Chi Kung) é a arte milenar de origem chinesa que combina exercícios de respiração profunda, concentração mental e movimentos do corpo, com finalidade de canalizar, equilibrar e aumentar a energia vital (Qi) além de produzir um reforço generalizado da saúde. 

Esta forma de meditação chinesa oferece diverso benefícios físicos, como um exercício, e uma série de benefícios energéticos e psicológicos.

Aulas de Meditação Chinesa em Canoas

No Espaço Bambuí, as aulas de Meditação Chinesa acontecem 1x na semana, nas Sextas-feiras, das 18h30 às 19h30.

O valor mensal é R$135. Tem R$10 de desconto no pagamento até o 5º dia útil.

Aula semanal de Meditação Chinesa para o corpo e a mente 1
Prática de Qi Gong Li coletivo com Mahima no evento “Medita Bambuí”

Entre em contato com o Espaço Bambuí pelo Whatsapp 51 99983-0283, telefone 3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook.

O Qi Gong é uma técnica milenar Chinesa de treino interior, objectivando o equilíbrio do indivíduo como um todo: físico, mental e espiritual. Ele resulta de milhares de anos de experiência dos chineses no uso da energia (Qi) para tratar doenças, promover a saúde e longevidade, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.

Para se obter os benefícios que esta prática proporciona, são necessários vários treinos regulares, disciplina e aplicação prática da sua filosofia no dia-a-dia.

Origem do Chi Kung

Derivado de técnicas milenares conhecidas como Dao (Tao) Yin, o Chi Kung, como é conhecido nos nossos dias, remonta á época da Dinastia Han (206-220 d.C.) altura em que começou a ser sistematizado. O termo Chi Kung, é um nome relativamente recente, data do início do século XX, sendo esse o nome utilizado actualmente para se referir a múltiplos exercícios destinados a desenvolver a força (física, energética, mental ou espiritual) ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital – Chi ou Qi.

A validação científica do Chi Kung

Apesar de ainda ser uma prática vista com cepticismo por muitos membros da comunidade médica no Ocidente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), incluiu-a dentro da Medicina Tradicional Chinesa e diversos têm sido os estudos científicos, realizados um pouco por todo o mundo, que validam a eficiência das práticas de Chi Kung, como técnica terapeutica para determinados estados clínicos. Especialmente na China, no hospital da Cruz Vermelha de Beijing e outros, estão, actualmente, a ser conduzidas experiências em áreas como o cancro e a hipertensão, etc.

Os benefícios do Chi Kung

A maioria dos praticantes de Chi Kung, ao final de algum tempo de prática, começam a sentir os seus efeitos. É, sem dúvida, uma técnica destinada a todos que procuram a saúde e o equilíbrio segundo o Tao e pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária.

De uma forma geral, o Chi Kung beneficia o metabolismo e previne a maioria das chamadas doenças da meia-idade, tais como o endurecimento das artérias e articulações. Quando é praticado por um certo tempo e regularmente, beneficia especialmente o sistema nervoso central, o praticante ao aprender a controlar a mente, tem maior capacidade de projectar imagens positivas (concentração e contemplação) que trazem paz e tranquilidade a todo o ser, revigorando e estimulando o cérebro, desenvolvendo assim mais capacidade de concentração.

De entre os estudos científicos já realizados, a nível mundial, os denominadores comuns que validam a prática regular do Chi Kung, como uma terapia medicinal, apontam, indubitavelmente, para os seguintes benefícios para a saúde:

  • Aumenta a densidade mineral óssea;
  • Retarda a perda óssea, principalmente das mulheres em pós-menopausa;
  • Reduz a pressão arterial alta;
  • Diminui a frequência cardíaca;
  • Reduz os níveis de ansiedade e stress;
  • Acelera a recuperação de estados depressivos;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Reduz os estados inflamatórios;

Nos hospitais de Medicina Tradicional Chinesa, na China, o Chi Kung é uma prática terapêutica de rotina sendo utilizada complementarmente com outros especialidades de Medicina Chinesa

Informações

Entre em contato com o Espaço Bambuí pelo Whatsapp 51 99983-0283, telefone 3466.5531, email espacobambui@gmail.com ou fale conosco em nossa página do Facebook.

Back To Top