skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Prevenção E Tratamento De Doenças Crônicas Através Das Terapias

Prevenção e tratamento de doenças crônicas através das terapias

A manutenção de hábitos saudáveis é fundamental para a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas e deve ser estimulada desde a infância.

A manutenção de hábitos saudáveis é fundamental para a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas. A adoção de hábitos saudáveis deve ser estimulada desde a infância e adolescência, promovendo alimentação saudável, evitando o consumo de sódio, álcool e combate ao sedentarismo.

Evitar o tabagismo também é importante, pois o cigarro aumenta o risco para a hipertensão, está relacionado ao aumento de resistência para medicamentos anti-hipertensivos e complicações cardiovasculares, além do maior risco para insuficiência renal.

Prevenção e tratamento de doenças crônicas através das terapias 1

No caso da hipertensão arterial, e outras doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana a mudança de hábitos é parte fundamental do tratamento não medicamentoso, devendo ser incorporadas a rotina por toda a vida.

Sabemos que as ações educacionais em estilo de vida são mais efetivas quando iniciadas ainda na infância. De forma análoga, o custo da saúde pública se reduz quando analisamos pessoas que iniciaram hábitos saudáveis desde a infância, quando comparado com pessoas que apresentam as doenças cardiovasculares e a partir desse momento começam a modificar a alimentação e incorporam a atividade física.

Alguns passos podem ser recomendados para a adoção de hábitos saudáveis

  • Procure utilizar o mínimo de sal no preparo dos alimentos
  • Evite deixar o saleiro na mesa, assim você não adiciona mais sal na refeição
  • Para saber o conteúdo de sódio dos alimentos, fique atento ao rótulo!
  • Na hora de temperar os alimentos, prefira temperos naturais como alho, cebola, orégano e manjericão. Evite o uso de temperos industrializados, como caldos prontos e glutamato monossódico, pois costumam ter alta quantidade de sódio
  • Alimentos embutidos, enlatados, molhos prontos e carnes salgadas (como carne seca) devem ser evitados, devido a sua alta quantidade de sal e gordura
  • Consuma menor quantidade de gordura no dia a dia; dê preferência ao uso de óleos vegetais e consuma mais preparações cozidas, assadas e/ou grelhadas
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros
  • Procure consumir pelo menos três porções de frutas e hortaliças por dia e dê preferência às versões integrais de alimentos como pães, cereais e massas
  • Procure um profissional capacitado para orientar a prática de atividades físicas, saiba que 30 minutos diários de caminhada já é uma importante ferramenta na prevenção
  • Mantenha seu peso saudável. O excesso de peso contribui para o desenvolvimento da hipertensão arterial.

Terapias para a Saúde

Vamos apresentar abaixo algumas das principais terapias para aliviar o estresse, combater dores e até auxiliar no tratamento da depressão. Esses são alguns dos benefícios que as terapias alternativas podem trazer para o seu corpo.

A medicina tradicional chinesa preconiza que o corpo humano tem 12 meridianos principais por onde corre a energia vital (Qi), que precisa estar equilibrada em suas duas polaridades naturais, yin e yang. A acupuntura atua na promoção desse equilíbrio.

Essa técnica ajuda a combater enxaqueca, cólica, fibromialgia, estresse, e auxilia, até mesmo no emagrecimento e tabagismo.

A técnica vem sendo usada como tratamento integrado às patologias crônicas, ortopédicas, neurológicas, reumatológicas e ginecológicas, ajudando na recuperação de função, quando possível, ou como ação analgésica e/ou anti-inflamatória.

Aplica-se também a pacientes oncológicos ou em cuidados paliativos para alívio da dor, ansiedade, fadiga, náusea e depressão e de efeitos colaterais produzidos pela rádio e/ou quimioterapia.

Meditação

Têm como foco as interações entre o cérebro, a mente, o corpo, o comportamento e os meios pelos quais fatores emocionais, mentais, sociais, espirituais e comportamentais podem afetar a saúde diretamente. Entre essas técnicas, uma das mais conhecidas e estudadas é a meditação.

O termo refere-se a uma variedade de práticas que visam focar ou controlar a atenção. Elas promovem calma e relaxamento físico, melhoram o equilíbrio psicológico, ajudam a enfrentar uma doença ou estimular a saúde e o bem-estar geral.

Há fortes evidências científicas sobre os benefícios das práticas mente-corpo em condições como doença arterial coronariana, dores de cabeça, insônia, lombalgia crônica e sintomas do câncer e seu tratamento.

Meditação e conexão: Nátur Buí

Desenvolvida após anos de aperfeiçoamento e observação do terapeuta Carlos Lampert Filho, a terapia Nátur Buí promove uma profunda conexão com a vida e seus contextos.

A conexão através da meditação e da contemplação promove a harmonização e a cura. Os encontros Nátur Buí – Meditação e Conexão, surgem como o espaço e o tempo de troca dos nossos mais profundos insights e percepções sobre tudo que habita dentro e fora de nós.

Veja a agenda de eventos relacionados a Nátur Buí.

Yoga é uma prática de meditação que associa o bem-estar mental ao condicionamento físico. O método traz benefícios como reajuste postural e melhora na qualidade do sono, combate a insônia e ameniza problemas circulatórios e de memória.

Um estudo de 2007 mediu o níveis do hormônio GABA(ácido gama-aminobutírico), conhecido como um neurotransmissor analgésico, após uma sessão de 60 minutos de Yoga com 11 participantes. O resultado foi um aumento de 27% da concentração desse hormônio, isso com apenas uma aula de Yoga! Imagine com uma prática de semanas, meses, anos?

O Shiatsu é um método terapêutico milenar que visa restabelecer a saúde através do toque. A técnica consiste em pressionar, com as mãos e dedos, os pontos vitais do corpo, chamados de meridianos. O Shiatsu pode ter diversas aplicações que vão desde dificuldades de evacuação, controle da TPM até mesmo na prevenção de gripes e pneumonia.

O Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. O método Reiki consiste em canalizar esta energia, através da imposição das mãos.

Como funciona: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras. Esse ritual libera uma energia que entra pela cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai por suas mãos, entrando diretamente no chacra da pessoa em tratamento, no ponto em que ela está mais precisando.

Conheça o Reiki Ushui e o Reiki Xamânico.

Trata-se de um tratamento global, que atua em todas as dimensões do ser humano (física, emocional, mental e espiritual). Relaxa e alivia os sintomas de estresse, dor, fadiga, náusea, ansiedade e insônia, entre outros.

Back To Top