skip to Main Content
51 9.9975.9108 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Benefícios Do Tai Chi Chuan Na Melhor Idade

Benefícios do Tai Chi Chuan na melhor idade

O tai chi é uma arte marcial chinesa, reconhecida também como uma forma de meditação em movimento, desenvolvida a partir dos escritos do I Ching. Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a vencer o movimento por meio da quietude, vencer a dureza pela suavidade e vencer o rápido por meio do lento. Apesar de ter suas raízes na China, a arte é praticada em todo o mundo e apreciada no Ocidente especialmente por sua relação com a meditação. Ele remonta ao ano 1200 depois de Cristo e faz parte do arsenal terapêutico da medicina tradicional daquele país.

NOVIDADE: Exercícios Chineses para a Saúde é a nova atividade semanas do Espaço Bambuí, com a instrutora de Tai Chi Chuan e Chi Kung Rosaura Coronet. Entre em contato conosco e informe-se sobre a agenda.

O exercício envolve pequenos movimentos lentos e controlados, também ajuda no combate àquelas leves perdas de memória, prevenindo, assim, contra o mal de Alzheimer – tipo de demência mais comum entre os brasileiros na terceira idade. Essa arte marcial é indicada para quem busca equilíbrio corporal, força muscular e coordenação motora.

Na China, a longevidade entre os mais velhos é resultado também de suas práticas físicas.

Por suas características, pode ser praticado por pessoas em qualquer idade. No Brasil, como em outras partes do mundo, muitos idosos praticam o Tai Chi Chuan por causa disso.

Dentre os benefícios apregoados pelo método, estão melhor equilíbrio e coordenação motora. Esses benefícios são conseqüência dos princípios básicos do Tai Chi Chuan: alongamento e relaxamento do corpo; mente alerta e movimentos coordenados.

Várias pesquisas cientificas buscaram demonstram os benefícios da prática dessa arte milenar. Podemos destacar duas delas.

A primeira foi realizada pela Universidade de Hong Kong, na China, e documentou o efeito sobre o equilíbrio do corpo de pessoas da terceira idade.

Um grupo de praticantes de Tai Chi Chuan, com idade média de 69 anos, foi comparado a outro grupo com idade semelhante, com relação ao equilíbrio estático e também com relação ao deslocamento do corpo durante os exercícios.

Os movimentos eram realizados sobre uma plataforma que media o deslocamento do peso, além de serem estudados pelos especialistas com relação ao posicionamento do corpo durante os movimentos.

Os praticantes de Tai Chi Chuan, além de possuírem um equilíbrio melhor quando comparados aos outros idosos, também realizavam os movimentos de maneira mais rápida e segura.

Na Holanda está em curso uma pesquisa que visa avaliar a prática de Tai Chi Chuan como método de prevenção de quedas em idosos. Os pesquisadores estão acompanhando mais de 270 idosos.

Apesar de necessitarem de maior análise estatística, os resultados iniciais são promissores e parecem confirmar o efeito prático da melhora de equilíbrio observada anteriormente em laboratório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top