skip to Main Content

Como aliviar a TPM com 9 propriedades alimentares 1Os sintomas menstruais e da tensão pré-menstrual (TPM), como cólicas, dor, alterações de humor, irritabilidade, inchaço e outras condições que geral mal-estar aparecem principalmente no período que antecede a menstruação. Esses sinais podem estar associados a um desequilíbrio ou bloqueio na circulação de energia (Qi) e sangue nos órgãos e meridianos relacionados. A energia estagnada, a deficiência de Qi ou de sangue, o frio ou o calor excessivo, entre outros fatores, podem contribuir para o agravo dos sintomas menstruais.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a saúde do ciclo menstrual é influenciada pela harmonia dos órgãos internos, incluindo o fígado, rins, baço, coração e pulmões, bem como pelos meridianos (canais de energia) associados a esses órgãos. E o período menstrual das mulheres é considerado uma manifestação normal e saudável do ciclo reprodutivo feminino e é entendido como um reflexo do equilíbrio dos elementos Yin e Yang, bem como do fluxo de energia (Qi) e sangue no corpo. O fluxo menstrual é a manifestação da energia do fígado e do sangue do coração. Qualquer desequilíbrio ou bloqueio na energia dos órgãos ou nos meridianos pode levar a sintomas menstruais anormais ou desequilíbrios no ciclo menstrual.

Sintomas do período menstrual

Como aliviar a TPM com 9 propriedades alimentares 2No período pré-menstrual, os sintomas da TPM podem variar de mulher para mulher, mas alguns dos principais sintomas comuns durante o período pré-menstrual incluem:

  • Alterações de humor: as mudanças de humor são típicas desse período, podendo incluir irritabilidade, ansiedade, depressão, tristeza, choro fácil e alterações de humor repentinas.
  • Cólicas: a dor é geralmente descrita como latejante ou uma pontada na região do baixo ventre, causando desconforto e irritabilidade.
  • Inchaço e retenção de líquidos: muitas mulheres experimentam inchaço abdominal e retenção de líquidos durante a TPM, o que pode resultar em sensação de peso e desconforto.
  • Dores nos seios: algumas mulheres apresentam maior sensibilidade e dores nos seios neste período.
  • Fadiga e cansaço: fraqueza excessiva também são frequentes em mulheres durante a TPM e podem afetar a energia e o bem-estar geral.
  • Distúrbios do sono: alterações no padrão de sono, como insônia ou sonolência excessiva podem ocorrer  nas mulheres, afetando a qualidade do sono.
  • Alterações no apetite: algumas mulheres podem ter alterações no apetite durante a TPM, com aumento ou diminuição do apetite, desejos por alimentos específicos ou compulsão alimentar.
  • Dores de cabeça: dores de cabeça e enxaqueca são os principais sintomas apresentados durante a TPM.
  • Distúrbios gastrointestinais: prisão de ventre, diarreia, inchaço abdominal e cólicas também são corriqueiros nas mulheres neste período.

CONHEÇA A TÉCNICA PARA ALIVIAR AS DORES DO PERÍODO MENSTRUAL

Melhorando a qualidade de vida

De acordo com a medicina tradicional chinesa, uma alimentação equilibrada e adequada pode ajudar a aliviar esses sintomas. Entretanto, alguns alimentos são especialmente importantes, pois são ricos em propriedades benéficas, tais como:

  • Como aliviar a TPM com 9 propriedades alimentares 3Cálcio: o cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade e a ansiedade, que são sintomas comuns da TPM. Alimentos ricos em cálcio incluem laticínios, vegetais de folhas verdes, sementes de gergelim e amêndoas.
  • Magnésio: o magnésio é conhecido por ajudar a relaxar os músculos e reduzir a tensão pré-menstrual. Alimentos ricos em magnésio incluem vegetais de folhas verdes, leguminosas, nozes e sementes.
  • Ômega-3: os ácidos graxos ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a reduzir a inflamação associada aos sintomas da TPM. Alimentos ricos em ômega-3 incluem peixes gordurosos, como salmão e sardinha, sementes de linhaça e chia.
  • Vitamina A: a vitamina A é importante para a saúde reprodutiva feminina e pode ajudar a reduzir o risco de irregularidades menstruais. Ela pode ser encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, espinafre, batata-doce, manga, fígado e ovos. 
  • Vitamina B6: a vitamina B6 tem sido associada à redução dos sintomas da TPM, especialmente em relação aos sintomas como irritabilidade e depressão. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem frango, peixe, banana, batatas e nozes.
  • Fibras: as fibras podem ajudar a regular o sistema digestivo e reduzir a constipação, que é um sintoma comum da TPM. Alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas.
  • Antioxidantes: os antioxidantes ajudam a combater os danos causados ​​pelos radicais livres e podem ter efeitos anti-inflamatórios. Alimentos ricos em antioxidantes incluem frutas e vegetais vegetais, como bagas, uvas, cenouras e brócolis.
  • Ferro: a deficiência de ferro pode levar à anemia e causar fadiga, que é um sintoma comum da TPM. Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha magra, aves, peixes, lentilhas, feijão e vegetais de folhas verdes escuras.
  • Aminoácidos: uma gama de aminoácidos são fundamentais para auxiliar no alívio dos sintomas da TPM. O triptofano e a tirosina, encontrados no abacate, banana, frango, ovos, lentilhas, nozes, sementes de abóbora e de gergelim, são precursores de neurotransmissor que regulam o humor. Já a arginina melhora a circulação sanguínea e alivia a dor abdominal e as cólicas menstruais e pode ser encontrada na carne bovina, frango, peixe, nozes, feijões, sementes de girassol, laticínios, ostras e legumes.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA AS MULHERES

Hábitos saudáveis

Como aliviar a TPM com 9 propriedades alimentares 4Muitos dos sintomas mais comuns nas mulheres em período menstrual podem ser controlados através da prática de exercícios físicos e de uma boa hidratação. O ideal é beber aproximadamente oito copos de água e fazer uma rotina com seis a oito refeições balanceadas diariamente.

A mulher precisa ficar atenta, também, ao consumo de certos alimentos durante e antes do período menstrual. Isso porque é comum a ingestão de alimentos mais calóricos que são associados ao alívio dos sintomas emocionais.

Sorvetes, chocolates, frituras e bebidas alcoólicas devem ser evitados ao máximo, pois são ricos em açúcares e carboidratos principalmente os refinados, que contribuem para o acúmulo de gordura e o surgimento de doenças associadas à má alimentação. O sal em excesso também amplifica os sintomas da TPM, como inchaço e a má circulação sanguínea, e deve ser consumido moderadamente.

Para participar do Grupo Comida Saudável ou acessar os cursos e terapias entre em contato com o Espaço Bambuí pelo Whatsapp (51) 99983-0283, telefone 3466.5531 ou e-mail [email protected]

Back To Top