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8 formar de conter a inflamação crônica com a Medicina Tradicional Chinesa

Graças à inflamação, nosso corpo pode responder a alguma forma de estímulo prejudicial. A inflamação é a resposta natural do corpo à infecção, lesão ou desarmonia. A inflamação ativa o sistema imunológico do corpo para iniciar um processo de cura. Normalmente, isso leva à homeostase, uma volta ao corpo normal, mas às vezes, nosso próprio sistema imunológico não desliga, isso é quando temos reações excessivas como uma alergia ou um ataque de asma.

Como sabemos, a inflamação pode causar vermelhidão , dor, inchaço , talvez uma sensação de calor . Algumas pessoas experimentam inflamação apenas após uma lesão e outras, infelizmente, suportam isso todos os dias . Agora entendemos que a inflamação de longo prazo no corpo também pode causar doenças.

Às vezes, os mecanismos de células desencadeadoras geralmente usados ​​em defesa de algo “prejudicial” ocasionalmente reagem de forma exagerada e não se desligam. Geram respostas inflamatórias e doenças associadas à inflamação nos órgãos. Doenças como artrite, asma, doença de Crohn, Síndrome do intestino irritável, fibromialgia, artrite reumatóide, herpes e muitos mais são desarmonias crônicas ou doenças inflamatórias. Portanto, é importante entender um pouco sobre esse mecanismo.

A inflamação tem duas raízes na MTC

8 formar de conter a inflamação crônica com a Medicina Tradicional Chinesa 1

Fatores não infecciosos / fator externo

  • Físico: queimaduras, lesões físicas ou
  • trauma, corpos estranhos (um espinho).
  • Picadas de insetos ou animais
  • Parasitas (padrão Gu em TCM)
  • Químico: muita glicose, ácidos graxos, toxinas, álcool.
  •  Biológico: células danificadas
  • Psicológico: muita emoção

Fatores infecciosos / fatores internos

  • Bactérias
  • Vírus (resfriados ou gripes podem causar inflamação nos seios da face, ouvidos, nariz e garganta).
  • Pós-viral (padrão Xiao Yang TCM, o vírus perdura, como o Shingles)
  • Microorganismos (supercrescimento de Candida, padrão de umidade e estagnação TCM)

O melhor conselho é reconhecer e compreender o padrão inflamatório em seu corpo de acordo com a MTC e como um sistema imunológico saudável garante uma recuperação rápida. Desta forma, você pode ajustar seu estilo de vida e, junto com um especialista em MTC, você pode tratar frio, vento, calor , umidade ou uma mistura deles para benefícios de saúde de longo prazo, evitando inflamação interna ou externa.

Como cuidar da inflamação crônica

Quando você está sofrendo de uma condição inflamatória crônica, como dor nas articulações , pode parecer que os incêndios em seu corpo estão saindo do controle, mas existem medidas que você pode tomar agora que podem ajudá-lo a reduzir a inflamação crônica e, com ela, sintomas como dor ou rigidez nas articulações. Abaixo estão oito etapas a serem seguidas para diminuir a inflamação crônica agora.

Comece a tomar um suplemento diário para reduzir a inflamação

Para ter uma vantagem inicial na neutralização dos altos níveis de inflamação em seu corpo, experimente tomar um suplemento de suporte para as articulações como o altamente cotado PRIMAL da Eu Natural . Os ingredientes deste suplemento são apoiados por pesquisas científicas e incluem Boswellia Serrata, Celadrin, Curcumina açafrão, Zinco, Vitamina E, Selênio, Riboflavina e Vitamina D e zero ingredientes artificiais.

Para obter todos os efeitos, você precisa tomar este suplemento todos os dias e dar-lhe tempo para agir. Não desanime se você não obter resultados imediatos. Pode levar meses para que todos os benefícios entrem em vigor.

Elimine os alimentos inflamatórios de sua dieta

Se sua dieta é rica em ácidos graxos ômega-6, você pode estar promovendo inflamação com o que ingere. The Cleveland Clinic escreve: “A dieta americana é geralmente mais rica em ômega-6 devido ao alto consumo de alimentos processados ​​…

As fontes incluem óleo de milho, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de amendoim, óleo de semente de uva e óleo vegetal.” Na dieta brasileira o índice deve ser um pouco menor, mas ainda próximo. Você também deve evitar comer açúcar ou xarope de milho com alto teor de frutose em uma dieta antiinflamatória.

Comece a introduzir alimentos antiinflamatórios

Depois de parar de comer alimentos que promovam inflamação, tente substituí-los por outros que combatem a inflamação. Boas opções incluem peixes gordurosos, vegetais de folhas verdes, nozes, frutas e chá verde.

Comece uma rotina de exercícios.

Pode ser difícil pensar em malhar quando você está com dor – mas isso pode acabar reduzindo sua dor se você adotar uma abordagem gentil.

Você não precisa correr uma maratona ou nadar tão rápido quanto um competidor olímpico para ajudar a reduzir os sintomas da artrite. Mesmo exercícios moderados podem aliviar sua dor e ajudá-lo a manter um peso saudável. Quando a artrite ameaça imobilizá-lo, o exercício o mantém em movimento.

Durma regularmente

Muitas pessoas atribuem as noites agitadas à dor da artrite. Mas pesquisas descobriram que a relação realmente funciona nos dois sentidos – sono ruim pode piorar a dor nas articulações e até aumentar a probabilidade de você ficar incapacitado ou deprimido.

Como você pode dormir melhor quando a dor o mantém acordado? A base continua:

Uma noite de sono repousante geralmente começa com o desenvolvimento de uma boa higiene do sono, como evitar dispositivos eletrônicos e cafeína, e seguir um horário estrito de dormir.

Obtenha o calçado de que precisa

Dependendo de quais articulações são afetadas, você pode precisar de formas específicas de calçados, palmilhas, etc. Coloque uma pequena almofada logo atrás da planta do pé para aliviar a pressão sobre o pé. Use calçados de salto baixo com biqueira espaçosa. Para outras articulações, pode ser necessário suporte de talas de vez em quando. Se a artrite for no pescoço, durma com um travesseiro cervical que mantenha a curva da coluna.

Definir limites

Todos os dias, as pessoas perguntam coisas de nós. Nossa família e amigos podem nos pedir para assumir compromissos ou nosso chefe pode tentar nos sobrecarregar com atribuições extras. Muitas vezes, esses pedidos são feitos sem qualquer empatia pela sua situação, mesmo quando bem intencionados.

Existem alguns pedidos aos quais você realmente não pode dizer “não” se quiser manter um emprego ou um relacionamento. Mas muitos de nós dizem “sim” automaticamente até para coisas às quais podemos ou devemos dizer “não”.

Comece aprendendo a dizer “não” e a definir limites firmes para si mesmo

Você não tem energia sem fundo todos os dias, e sua dor crônica vai piorar quando você está estressado. Ao estabelecer limites e exigir que os outros os respeitem (e aprender a respeitá-los você mesmo), você pode aliviar o estresse e dar ao seu corpo e mente o descanso de que precisam para se recuperar.

Use medicamentos se precisar deles

Se você ainda não consultou um reumatologista sobre sua condição, pense em fazer isso. Um especialista pode prescrever medicamentos que podem reduzir significativamente sua inflamação e aumentar sua qualidade de vida.


Seja paciente, pois os resultados podem ser graduais. Pode levar semanas para começar a notar melhorias em sua condição de dor enquanto você luta contra a inflamação e meses antes que as melhorias se tornem mais dramáticas. Mas se você for paciente e persistir nas mudanças de estilo de vida, esperançosamente verá uma redução na rigidez e na dor.

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