Você provavelmente já ouviu repetidas vezes que precisa comer mais frutas e legumes, mais cereais integrais e menos alimentos processados. Mas você realmente sabe o porquê?
Muito foco é colocado na necessidade de uma alimentação saudável, a fim de perder peso, e por boas razões. No entanto, existem muitos outros benefícios para uma alimentação saudável, além da perda de peso, sobre a qual você talvez não saiba muito.
Comida contém nutrientes! Estes incluem as principais proteínas de macronutrientes, gorduras e carboidratos (incluindo fibras alimentares) e micronutrientes, como vitaminas e minerais. Todos os macronutrientes fornecem energia, medida em quilojoules.
Vamos mostrar algumas das razões interessantes pelas quais vale a pena conhecer mais sobre comida!
1. Comida dá energia para você passar o dia
Os nutrientes chamados carboidratos são encontrados em alimentos como pães e cereais integrais, batata, arroz e alguns laticínios. O carboidrato é o principal combustível que seu corpo usa para manter o músculo e o cérebro funcionando. Os carboidratos são importantes porque, se você não fornecer combustível ao seu corpo, ficará sem energia e não poderá realizar todas as suas atividades favoritas durante o dia. Isso significa que você não teria energia para dar um passeio ou correr, fazer compras, fazer refeições ou levar seus filhos ou animais de estimação para o parque. A fibra é uma forma muito complexa de carboidrato e ajuda a prevenir a constipação e diverticulite e reduz o risco de câncer de intestino.
2. Alimentos nos ajudam a reparar músculos e construir DNA
A proteína é outro nutriente importante para o corpo e pode ser encontrado em alimentos como carne e aves, ovos, legumes e nozes e sementes. A proteína ajuda a construir e reparar músculos e órgãos e tecidos do corpo, como pele, cabelos e unhas.
As enzimas que controlam os principais processos metabólicos relacionados à digestão, respiração e combate à infecção também são produzidas a partir de proteínas. Sem proteína, nosso corpo não seria capaz de reparar nossos músculos após o exercício ou construir o DNA, que é o nosso material genético que repassamos aos nossos filhos e repará-lo é um processo vital para sustentar a vida.
3. Os alimentos podem ajudar seu corpo a se isolar e melhorar sua saúde
Seu corpo precisa de um pouco de gordura armazenada para fornecer isolamento e proteger seus órgãos vitais. O tecido adiposo também é um depósito de vitaminas solúveis em gordura A, D, E e K. A gordura contém ácidos graxos, alguns dos quais são essenciais. Os ácidos graxos protegem todas as células do corpo e ajudam a regular processos como a coagulação do sangue e a função imunológica.
Ácidos graxos específicos chamados gorduras mono e poliinsaturadas podem diminuir o risco de doenças cardíacas quando substituem as gorduras saturadas em sua dieta. Gorduras monoinsaturadas podem ser encontradas em alimentos como abacate, azeite e amêndoas e gorduras poliinsaturadas podem ser encontradas em salmão, nozes e sementes de girassol. Aumentar esse tipo de gorduras e substituir alimentos como carnes processadas, incluindo salame, doces,
4. A comida pode ajudá-lo a se sentir melhor, além de fazer você parecer ‘mais atraente’
Vitaminas e minerais são nutrientes necessários em pequenas quantidades em uma variedade de processos metabólicos que trabalham para manter o corpo saudável, desde a respiração para produzir glóbulos vermelhos, até a reparação de si, queimando energia e combatendo infecções. Quando esses processos funcionam bem, você se sente melhor em si mesmo.
Os alimentos, especialmente frutas e legumes de cores vivas, como cenoura, brócolis e pimento vermelho, contêm nutrientes chamados carotenóides. A pesquisa mostra que os carotenóides podem mudar a tonalidade da cor da pele e dar um brilho saudável. Ainda melhor, a pesquisa mostrou que consumir as quantidades recomendadas de vegetais e frutas de cores vivas melhora a cor da sua pele a um ponto que outras pessoas percebem e acham que você parece mais atraente.
5. Comida ajuda seu cérebro
Existe uma série de nutrientes que podem melhorar a função cerebral, o que inclui memória e atenção. Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em nozes, canola e peixes oleosos como o salmão, podem ajudar a preservar ou melhorar a função cerebral. Pesquisas recentes estão analisando se a curcumina, encontrada no curry tempero e selênio, encontrados em peixes e nozes, também ajuda a promover a saúde do cérebro.