skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Como Comer Bem E Não Exagerar Nas Festas De Fim De Ano

Como comer bem e não exagerar nas festas de fim de ano

Muitos de meus pacientes do acompanhamento nutricional e no Grupo de Emagrecimento Comida Saudável vêm com esta questão. É sempre bom lembrar que o que define mesmo o seu aumento de peso é como você cuida da sua alimentação ao longo de todo o ano, não o que você come durante alguns dias de dezembro… Mas, sendo eu um nutricionista com grande experiência em controle de peso, há que considerar que fim de ano há muitas festas e confraternizações além do Natal e Reveillon, logo há mais chances de sair da dieta e exagerar. Também há quem está numa dieta mais delicada e tem propensão a ganhar peso. Assim, vamos listar aqui algumas dicas simples para você poder aproveitas as festas sem grandes crises ou culpas.

Alimente-se bem durante o dia

Não chegue na ceia faminta, talvez nem de tempo de sentir o sabor do peru assado! E se você estiver envolvida com a organização de uma festa, lembre-se de tirar um tempo para comer. Isso mesmo, talve você esteja tão envolvida com algo que esquece de comer e acaba engolindo qualquer coisa.

Hidráte-se, beba água

As vezes sentimos que estamos com fome, mas na verdade estamos com sede e quem está mau hidratado tem a tendência de sentir “vontade de comer”, mas precisa é de água”. Abaixo listo uma receita de suco que recomendo aos meus pacientes, é uma boa opção para beber antes da ceia e também servir para os convidados:
  • 01 copo (350ml) de água de coco
  • 01 maçã
  • 01 castanha
  • 1/2 folha de couve
  • Suco de 01 laranja
  • 2 folhas de hortelã
  • Água conforme o necessário
  • Bater tudo no liquidificador e beber, rende duas doses

Equilibre o que você vai comer nos dias das festas

É uma boa ideia escolher aquilo que mais vale a pena comer num dia e no outro. Será que é necessário comer pudim e torta em todos os dias? Porque não escolher um num dia e outro no outro e comer com mais prazer?

Aprenda a dizer não

Você não precisa comer tudo o que te oferecem, saber escolher e dizer não te deixa mais segura e confortável para aproveitar o que você quer comer.

Não coma alimentos que você come o ano inteiro

Bem, se é para comer, não coma o arroz que você pode comer todo o ano, mas sim aquelas comidinhas mais especiais.

Busque alternativas mais saudáveis para os alimentos tradicionais

Se você vai preparar algum prato, porque não buscar outras opções de receitas com ingredientes mais saudáveis?

Refrigerantes? NÃO

Refrigerante, seja o comum, light ou zero, é péssimo em todos os sentidos pela quantidade de componentes químicos para terem um sabor razoável.

Mas afinal, para que Natal mesmo? 

E, mais importante, 🎅 lembre-se que Natal, Reveillon e demais confraternizações tem um sentido superior. A comida é só uma forma de deixar a união entre as pessoas mais agradável e feliz, mas ela não é o motivo.
Back To Top