skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

Está frio? Não esqueça de beber água!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, beber água no inverno é tão importante quanto no verão. O problema é que as pessoas já não têm uma ingestão adequada no verão, agora imagina no inverno.

A água tem uma importância vital para o equilíbrio do corpo. Em média, devemos ingerir de 8 a 10 copos por dia. Sempre é bom dar preferência à água pura, mas não se preocupe em dar espaço aos chás e sucos.

Se você tem dificuldade em beber água, uma boa opção para adicionar (não é substituir) ao seu dia-a-dia são os chás (camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc). Outra opção são frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi. Elas são mais ricas em líquido do que as frutas típicas do inverno, como abacate, maçã e uva.

A água ajuda a regular a temperatura do corpo

No inverno, para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é formado em grande parte por água, cerca de 99% da sua composição. O outro 1% restante corresponde à concentração de sódio, cloro, potássio e magnésio. Pra andar, trabalhar, dormir e até respirar, o organismo gasta mais energia no inverno.

A energia que gastamos fazendo as atividades normais do dia a dia é maior porque ao mesmo tempo que as está desempenhando, o corpo também está se protegendo do frio, se auto-aquecendo.

Para aqueles que têm predisposição a problemas nos rins, o grande filtro do corpo humano, o cuidado deve ser redobrado. A falta de água pode fazer o incômodo insistir em ficar durante o inverno. Assim como os problemas de desidratação e de pele, que podem surgir pelo mesmo motivo.

Previne doenças respiratórias

Quem bebe menos água no inverno fica mais exposto às doenças propagadas pelo ar, como gripes e resfriados. Isso acontece porque a pele das narinas e da boca resseca com facilidade e se torna porta de entrada para vírus e bactérias.

Não esqueça, quando estiver praticando alguma atividade física, estará simplesmente repondo o que está perdendo com o suor, por isso há a necessidade de beber mais água.

Mantém a pele hidratada

No inverno, é comum o aumento de pessoas com problemas de pele devido ao ressecamento. Isso porque, às vezes nos esquecemos de hidratar nosso corpo por não sentir tanta sede como no verão. Isso é um erro gravíssimo, porque a hidratação começa sempre de dentro para fora e vai ajudar a sua pele a ficar muito mais bonita.

Só que para se hidratar com saúde, é preciso saber escolher a água certa. Alguns filtros, como o de barro, por exemplo, demandam manutenção cuidadosa. Já a água mineral em garrafas não é econômica e pouco conveniente, principalmente para ser transportada.

Saiba mais sobre saúde e inverno

Back To Top