Uma energia universal voltada para a cura e o relaxamento, canalizada através da imposição das mãos sobre diferentes partes do corpo, assim é a terapia chamada REIKI. O método criado no Japão no início do século XX mostra resultados e ganha adeptos a ponto de ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como prática integrativa e complementar da medicina.
O reiki é uma energia de amor, onde se consegue canalizar a energia do universo nos chakras, alinhando-os, trabalhando pontos que no dia a dia a gente não consegue cuidar, funciona como um realinhamento. A aplicação da técnica ocorre por meio de toque ou aproximação das mãos sobre os chakras, que são pontos-chaves de energia vital, para estimular mecanismos naturais que recuperam ou mantêm a saúde.
Os sete principais chakras são o básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário, cada um deles com uma função específica para a harmonia do corpo, tanto no campo físico como no espiritual, emocional e mental. Trata a ansiedade, depressão, estresse, enxaquecas e bloqueios emocionais e físicos. Trata tanto doenças já instauradas no corpo físico como doenças psíquicas, é um método complementar a outros tratamentos.
Método surgiu no Japão
Reiki é uma combinação de dois caracteres japoneses que, juntos, significam energia universal vital (rei = universal; ki = energia vital individual). A prática foi criada na década de 1920 pelo japonês Mikao Usui (1865-1926), que sistematizou o método e, junto com o médico Chujiro Hayashi (1880-1940), começou a ensiná-lo. O reiki foi levado para os Estados Unidos em 1940 e chegou ao Brasil em 1983, ano de fundação da Associação Brasileira de Reiki.
É uma prática que envolve energia, mas não tem ligação com nenhuma doutrina ou religião. Algumas teorias defendem se tratar de uma energia eletromagnética que seria canalizada pelos terapeutas, enquanto outras apontam que a física quântica estaria envolvida no fenômeno.
Sessão dura, em média, 45 minutos
Uma sessão de reiki dura, em média, 45 minutos e começa com uma conversa entre cliente e terapeuta para saber se há uma questão específica a ser trabalhada. De qualquer maneira, a aplicação será feita em todos os chakras. O cliente então deita sobre uma maca e o profissional faz a imposição das mãos, por toque ou aproximação, em partes do corpo como cabeça, tórax e costas, passando por cada um dos sete principais chakras por quanto tempo sentir que for necessário.
As pessoas podem até não perceber diferença na primeira sessão, mas o reiki está agindo como deve agir, é certeiro. O que acontece muitas vezes é que a pessoa chega tão abalada que começa a perceber somente na segunda sessão. As reações variam de pessoa para pessoa. Não é preciso nenhum tipo de roupa especial, apenas ficar descalço.
Entenda os chakras
De origem do sânscrito, a palavra chakra significa “roda de luz”. São pontos do corpo que recebem energia vital do universo para o bom funcionamento do organismo. Os sete principais são o básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário, cada um deles com uma função e uma cor específica. Estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça.
Cinco princípios do reiki
Só por hoje, não fique com raiva
Só por hoje, não fique preocupado
Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe
Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade
Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos
Principais benefícios do tratamento
- Restabelece o equilíbrio da energia natural e fortalece a capacidade do corpo de curar a si mesmo.
- Promove um relaxamento profundo, produzindo uma sensação de paz e bem-estar.
- Vitaliza o corpo e a alma, assegurando assim um tratamento holístico.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Alivia a dor e o estresse.
- Ajuda em muitos males físicos, crônicos e agudos.
- Restabelece o equilíbrio espiritual e o bem-estar mental.
- Libera energias bloqueadas e elimina toxinas do corpo.
- Complementa outras formas de tratamento, podendo ser aplicado junto com outros métodos.
Formação reikiana
Para fazer as aplicações de reiki, é preciso passar por um processo de aprendizado dividido por níveis.
- O primeiro é o despertar para a técnica e a pessoa pode começar a fazer a autoaplicação.
- O segundo é chamado de “transformação” e traz ensinamentos que permitem passar a aplicar o reiki em outras pessoas, ambientes, objetos e animais.
- O terceiro é o ‘mestre de si mesmo’, quando o terapeuta consegue canalizar toda essa energia e não precisa ser somente frente a frente. Pode ser enviado para animais, para plantas, não existe barreira.
Mestrado em Reiki
Há ainda o mestrado em reiki, que vai habilitar o praticante a dar aulas sobre o método e formar outros reikianos.