Se você tem problemas pessoais, familiares, profissionais ou amorosos em sua vida hoje, saiba que a maioria deles foram herdados de traumas em sua infância ou adolescência e que muitas vezes você não tem consciência de que eles estão te impedindo de alcançar os resultados que você deseja.
A Constelação Familiar Dinâmica é um método terapêutico eficaz e poderoso que visa identificar emaranhamentos familiares profundos que estão trazendo situações problemáticas na vida de uma pessoa, muitas vezes sem esta ter consciência do que está impedindo-a de ter êxito e equilíbrio em determinadas situações.
Para marcar uma consulta e agendar um horário, entre em contato com nossa equipe de atendimento. O Espaço Bambuí oferece atendimentos online e presenciais em Canoas. Informe-se conosco.
O poder dos vínculos familiares
Por natureza, os seres humanos são criaturas sociais com uma intensa necessidade de pertencer. Pertencer a um grupo de amigos, a um grupo familiar, a um grupo profissional. Precisamos viver em meio a “manadas” para nos sentirmos seguros, acolhidos, e para desenvolvermos alicerces para a vida.
Esses vínculos podem ser positivos, que geram sucesso, ou podem ser vínculos negativos, que geram limitações. Especialmente quando falamos dos vínculos familiares à lus das Constelações Familiares.
Essa escolha de carregar o que é positivo ou negativo vem a partir da aceitação e do não julgamento dos pais. Então quando aceito a vida e meus pais do jeito que são, consigo me vincular a eles pelo que é positivo e fluir. Quando não aceito e julgo, me vínculo da mesma forma, só que negativamente.
Vínculos familiares positivos
O vínculo pode ser positivo e gerar sucesso quando existe aceitação entre os membros da família.
Por exemplo, quando o filho aceita os país do jeito que são. A partir dessa aceitação, ele se sente pertencente e pode fazer escolhas diferentes dos pais.
Então, ainda usando o exemplo dos vícios, mesmo que ele tenha um pai com este comportamento, ao existir a aceitação total de que o pai é daquele jeito, mas o valoriza por tê-lo dado a vida, o filho pode fazer escolhas, ou seja, conseguirá enxergar algo positivo neste pai e família, e trará para sua vida somente coisas boas.
Um filho que tem gratidão e aceitação pelo pai, recebe aquilo que foi possível o seu pai dar e se coloca para conseguir, através do que ganhou do pai e da mãe, algo que ele quer e que talvez seja maior do que o que os pais conseguiram.
Se formos pensar em um filho criado por pais em uma situação financeira inferior a que este filho tem atualmente, enxergará o que recebeu dos país com gratidão, e a partir disso se comprometerá a conquistar mais e se colocar com orgulho por ter recebido dos pais tudo o que estes puderam dar.
Assim terá permissão sistêmica para evoluir muito mais do que aquilo que os pais viveram. Isso faz com que na família haja um significado de vitória dos pais, não necessariamente financeira, mas sim por conta deste filho.
Vínculos familiares negativos
As pessoas sentem necessidade de pertencerem a família, e essa necessidade é inconsciente. Sendo assim, muitas vezes as pessoas acabam se colocando em lugares e assumindo responsabilidades dentro do sistema familiar que não as cabem, gerando estes vínculos de caráter negativo.
Por mais que possamos considerar isso negativo ou que as consequencias disso sejam negativas, isso acontece pela força do amor, umas das leis das Constelações familiares.
Como exemplo, podemos citar filhos que enxergam seu pai ou sua mãe, ou ambos, como fracos e acabam assumindo a responsabilidade desses papéis. Isso impede esses filhos de seguirem seus próprios caminhos e assumirem suas próprias responsabilidades e, ao mesmo tempo, gera instabilidade e desequilíbrio no sistema familiar.
O filho que toma o lugar do pai, acaba assumindo a responsabilidade de suprir a família e, consequentemente, se vê no direito de tomar conta da vida dos irmãos, como faria se esses fossem seus filhos. Os irmãos, por sua vez, ficam insatisfeitos e o rejeitam.
O peso sentindo por este filho é enorme, pois além de se sentir preso neste lugar, é muitas vezes comum não conseguir se relacionar com outra mulher e constituir sua própria família. Então sua alma sente que não está evoluindo, que não está conseguindo tomar conta de sua própria vida. No fim das contas a família inteira fica infeliz.
Outro exemplo é quando a filha se coloca no lugar da mãe, rivalizando com a mesma e se colocando ao lado de seu pai. Quando isso acontece, tende a não conseguir fluir em seus relacionamentos, porque se sente vinculada ao pai. O lado masculino dela está ocupado por ele e isso gera muita tristeza, mesmo que este vínculo seja inconsciente.
Com a necessidade de pertencer, acabamos atraindo e nos vinculando a situações limitantes da família.
Um grande exemplo disso são os casos de vícios. Quando existem pais ou avós com esse histórico, o filho ou o neto acaba trazendo para si esse vício. Isso ocorre pelo desejo de se sentir pertencente. Ou seja, neste caso o elo entre esses membros da família é o vício.
Há também casos de comportamentos agressivos refletidos pelo filho, pois este nega o pai e inconscientemente traz para si o mesmo comportamento dele. Por mais que perceba que está repetindo estes mesmos comportamentos, o vínculo familiar é mais forte e se sobressai.
Em minha experiência como consteladora familiar, eu já presenciei cenas onde isto se mostra claramente. Lembro de uma situação, em uma festa de aniversário infantil, onde as crianças pequenas brincavam em um brinquedo inflável. O
irmãos mais velho estava ao lado, brincado com os menores. Eis que o pai chega e apenas troca olhares com o filho mais velho. Neste momento o filho, que estava alegre, passa a assumir o caráter agressivo do pai, tratando as crianças com indiferença e rispidez. Conhecendo a história da família, compreendo que a criança mais velha desejasse ser alegre, como os pequenos, mas a lembrança do pai agressivo supera isso. Como forma de expressar o amor ao pai, ele copia o comportamento do pai.
Constelações familiares em grupo
A Constelação Sistêmica Familiar quebra os círculos viciosos e conduz ao reconhecimento dos vínculos familiares positivos. Revela os mecanismos inconscientes do nosso comportamento e as influências externas.
Acompanhe a agenda do Grupo de Constelação Familiar em Canoas, no Espaço Bambuí e informe-se sobre os encontros e como participar.
A sessão tem início quando o cliente manifesta a questão que quer trabalhar e escolhe representantes para seus familiares e ou tema. Os representantes também se beneficiam com o trabalho, através das leis de ressonância e da sincronicidade.