Sendo um ramo e área de estudo da Medicina Tradicional Chinesa, a fitoterapia chinesa busca o tratamento mais indicado para buscar o equilíbrio e a saúde através das ervas e chás. Além dos princípios ativos de cada produto, também são consideradas as características e naturezas de cada pessoa, assim como a época e estação do ano, já que os fatores ambientais exercem grande impacto sobre nosso organismo e psique.
De uma forma geral, as ervas podem tratar uma enorme variedade de doenças e problemas comuns. Comparadas com os medicamentos ocidentais, a medicina fitoterápica chinesa é muito mais suave e segura uma vez é feita de produtos naturais que não apresentam na sua maior parte efeitos secundários. E mesmo estes efeitos secundários podem ser equilibradas com outras ervas e métodos. Por estes motivos, são cada vez mais as pessoas que preferem a Fitoterapia Chinesa.
A fitoterapia Chinesa tem 3 funções principais:
- Tratar doenças e condições bacteriais e virais
- Curar doenças crônicas como problemas gastrointestinais, respiratórios, alergias e deficiências do sistema imunitário
- Manter um estado físico saudável e equilibrado
Para Manutenção de uma saúde equilibrada
A fitoterapia chinesa também pode ser utilizada para manutenção de uma saúde equilibrada. As ervas tonificantes são usadas para aumentar a energia e desacelerar o processo de envelhecimento, assim como para aumentar a energia sexual e para objectivos estéticos. Também se utilizam para tratar sintomas menores que não são graves o suficiente para tratar com medicamentos convencionais, sintomas que não conseguem ser diagnosticados pela medicina ocidental e sintomas e doenças que são difíceis de tratar como deficiências imunitárias.
Para prevenção
A fitoterapia chinesa também pode ser utilizada para prevenir doenças antes que se desenvolvam. Por exemplo, para um paciente que sofre de frequentes dores de cabeça, tomar remédios herbais é muito melhor do que tomar os convencionais analgésicos que apenas mascaram os sintomas. As ervas são também utilizadas para prevenir a gripe, síndromes pré menstruais, entre muitas outras coisas.
Tratamento de doenças crônicas
Muitas das pessoas com doenças crônicas tomam diversos medicamentos por dia que podem, na sua maior parte, ser substituídos por remédios de ervas. Existem fórmulas fitoterápicas patenteadas muito eficientes para síndromes de dor, problemas gastrointestinais, problemas neurológicos, stress, problemas respiratórios, problemas cardíacos, disfunções sexuais, alergias e deficiências do sistema imunitário assim como substitutos para os antibióticos e anti-inflamatórios.
Redução dos efeitos secundários
Já foi dito que os remédios de ervas são mais seguros e que raramente se manifestam efeitos secundários. De facto, podem-se tomar para reduzir os efeitos secundários provocados por medicamentos convencionais como antibióticos e quimioterapia. O sistema imunitário do paciente pode ser fortalecido pela medicina fitoterápica. Enquanto que a quimioterapia reduz o número de glóbulos brancos causando fatiga e perca de apetite, o tratamento com a fitoterapia oriental podem ser usados para tratar e reverter esses efeitos.
Tratamento fitoterápico
O Espaço Bambuí tem uma equipe de profissionais que oferecem várias terapias e tratamentos relacionados a Medicina Tradicional Chinesa e outras abordagens orientais. Nutrição com foco na dietética oriental, Acupuntura, Moxabustão, Ventosaterapia, Balanceamento Muscular, Tai Chi Chuan, Qi Gong Li e outras. Também tem diversos eventos, palestras e cursos relacionados às práticas orientais. Todas estas abordagens e profissionais trabalham unidos com o mesmo propósito: ajudar cada paciente a encontrar o equilíbrio físico/mental através da promoção da saúde integral.