skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Tratamento Com Acupuntura Pode Auxiliar No Esporte E Nas Provas

Tratamento com acupuntura pode auxiliar no esporte e nas provas

Para a medicina chinesa o importante é o equilíbrio energético de todo organismo. Na visão dessa medicina milenar, aquilo que nós chamamos de doença nada mais é que o desequilíbrio energético, que se manifesta através de sinais e sintomas como dores e alterações emocionais.

Técnica milenar de origem chinesa, a acupuntura tem sido aplicada também para a melhoria da performance em atletas e praticantes de atividades físicas em geral. A busca por ajuda das famosas agulhas está atraindo ainda os chamados concurseiros, pessoas que precisam passar, muitas vezes, não apenas por provas teóricas, mas também por testes de aptidão física. O uso da técnica chinesa aponta melhora não apenas no caso dos exercícios aeróbios, como a corrida, por exemplo, mas também quando o objetivo é aumentar a força muscular.

A acupuntura é recomendada para melhorar as dores em geral (muscular, osteomuscular, cefaleia, dores agudas, lombalgia, entre outras). Também é indicada para patologias emocionais (ansiedade, depressão, síndrome do Pânico, etc). Infertilidade, endometriose, ovário policístico também podem ser tratados com a técnica, que ainda melhora os desconfortos durante a gravidez, parto e pós-parto. Ela também é uma alternativa complementar nos desconfortos dos recém-nascidos e crianças. Outra indicação é para melhora da performance física e emocional em geral.

Acupuntura para desempenho esportivo

Acupuntura esportiva

Estudos têm mostrado que acupuntura pode melhorar o desempenho de atletas. Na tentativa de melhorar a performance, atletas buscam alcançar melhores resultados muitas vezes com cargas de treinos abusivos, aumentado consideravelmente o número de lesões. A acupuntura atua diretamente no sistema nervoso, estimulando as fibras nervosas, melhorando assim o sistema cardiovascular e pulmonar.

Desta forma, proporciona recuperação muscular, reestabelecendo o fluxo de energia e aliviando sinais de fadiga precoce causados pelos treinos excessivos. Por deixar os atletas menos suscetíveis a dores musculares e a fadiga, os levam a diminuir o tempo final de provas ou melhorar o número de repetições sem perder a amplitude de movimentos e a carga de treinos de força. Quanto aos casos em que a técnica pode ser utilizada, esta pode ser aplicada tanto em atletas de alto rendimento, não atletas (praticantes de esportes e frequentadores de academias) e até mesmo pessoas que buscam melhoras nas suas atividades diárias.

Melhora dos resultados em provas

Testes físicos de concursos públicos como as provas das Forças Armadas e da Polícia Federal exigem muito do corpo num tempo limitado, assim, performance é fundamental. Muitos destes candidatos buscam em tratamentos como a acupuntura uma forma de melhorar seus resultados. Em geral, os resultados refletem positivamente entre aqueles que não conseguiam completar o tempo de prova aeróbicas (corrida e natação) e a execução dos anaeróbicos (barra, flexão de braços, dentre outros).

Cabe aqui mencionar o quanto é importante o equilíbrio emocional, visto que, estes devem ser controlados, pois são capazes de gerar um desequilíbrio nos meridianos, comprometendo a performance. Neste aspecto os benefícios da acupuntura são fantásticos.

Um estudo realizado por acupunturistas de Brasília mostra a melhora da performance com a realização da acupuntura. No estudo observou-se a melhora da performance anaeróbica em indivíduos treinados submetidos a tratamento com acupuntura. Foram tomados para o teste por amostra 20 cadetes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que aumentaram em média 60% o número de repetições do exercício especificado.

A melhora da performance se dá tanto em exercícios aeróbicos como corrida e futebol como em exercícios de força como musculação. Existe um protocolo específico para melhoria da performance nos exercícios aeróbicos e outro para os anaeróbicos, já que trabalham meridianos diferentes.

Os nutricionistas costumam falar que é um erro universalizar dietas, que cada pessoa deve ter sua própria dieta. No caso da acupuntura para melhoria dos rendimentos, existem pontos específicos a serem estimulados, mas o equivoco é trata-los como sendo universais. Como dito anteriormente, a acupuntura trata o paciente como um todo.

Para tal, tanto na primeira consulta como nas demais, é avaliado a língua e o pulso do paciente, metodologia esta da medicina chinesa para verificar como esta o equilíbrio energético de cada paciente. Com base nessa analise, onde é constatado se o paciente se encontra em um quadro de deficiência ou excesso de energia (desequilíbrio), é feito um estudo e personalizado o protocolo a ser aplicado.

Acupuntura na Grande Porto Alegre

Acupuntura Porto Alegre

Se você busca por acupuntura na grande Porto Alegre, entre em contato com o Espaço Bambuí e conheça nossos terapeutas de medicina tradicional chinesa. Assim como o tratamento com ventosas, reflexologia, moxabustão e outros.

Entre em contato pelo Whatsapp 9.9975.9108, telefone 3466.5531, email espacobambui@gmail.comou fale conosco em nossa página do Facebook. O Espaço Bambuí fica na Rua Brasil 680, Canoas, próximo ao Canoas Shopping.

O Espaço Bambuí oferece diversas opções de curso de Medicina Tradicional Chinesa no Rio Grande do Sul, em São Paulo e outros locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top