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Dicas Para Ter Uma Alimentação Saudável Todos Os Dias

Dicas para ter uma alimentação saudável todos os dias

A alimentação saudável não tem de ser vista como um bicho de sete cabeças, nem tão pouco uma equação matemática complexa. Comer bem é fácil, mas requer alguns cuidados e até regras. Existem truques simples e eficazes para se ter sucesso na alimentação saudável, conseguindo fazer deste tipo de dieta um hábito divertido, consciente e nada trabalhoso. Muitos deles você aprende com o atendimento nutricional do Espaço Bambuí.

E tudo começa com a certeza de que se trata de uma opção saudável e isto porque até o alimento mais saudável de todos deixa facilmente de o ser quando é confeccionado de determinada maneira. Vejamos o exemplo do frango, que pode ser aliado da boa alimentação (quando grelhado) ou inimigo (quando frito). Além do tipo de confecção, uma outra forma eficaz de conseguir sabre se se trata ou não de uma opção saudável é através da leitura do rótulo. Eis os aspetos a ter em conta.

Nunca ir às compras com fome ou momentos antes de uma refeição é uma das regras mais defendidas pelos nutricionistas, uma vez que quando se está com fome tende-se a ter menos capacidade de resistir às tentações, diz a publicação.

Mas para que uma alimentação seja saudável não basta escolher os alimentos mais adequados, é preciso também apostar no equilíbrio e na moderação, especialmente nesta última. Alguns alimentos saudáveis podem ser consumidos em grandes quantidades, mas existem outros que podem ser prejudiciais quando ingeridos em excesso. Além disso, comer em demasia condiciona a capacidade do organismo queimar calorias.

E se a água e o chá são as bebidas de eleição e aquelas que devem ser consumidas em maiores quantidades, já o álcool, os refrigerantes e as bebidas energéticas devem ser evitadas.

Escolher sempre uma opção mais saudável quando se vai a um restaurante é um outro aspeto a ter em conta, mas há um fator determinante para ter sucesso numa alimentação saudável: ter consciência de que não existe uma dieta perfeita.

Uma vez que os alimentos não atuam da mesma forma em todas as pessoas e que o organismo de cada uma varia e queima calorias de forma diferente, há que parar de imitar a dieta de terceiros e procurar um tipo de alimentação que melhor satisfaça as próprias necessidades.

Como diminuir o sal na alimentação

Desde aumentar a tensão arterial a provocar a retenção de líquidos e a sensação de inchaço, o sódio pode prejudicar a saúde a curto e longo prazo. Pensar em preparar comida saborosa sem sal (ou utilizando metade do sal que costuma adicionar) pode parecer impossível, mas não é. O site Health revela quatro formas de dar mais sabor à sua comida sem ter de recorrer ao sal:

Temperos são uma ótima forma de diminuir o sal na comida

Aposte nos temperos

Pimenta preta ou vermelha moída, orégano, cominhos, ou misturas de especiarias sem sal podem dar muito sabor aos seus pratos – e sem lhes adicionar calorias.

Adicione ingredientes ácidos

Um pouco como o sal, os ingredientes ácidos amplificam o sabor da comida. Adicione um pouco de vinagre balsâmico ou vinagre de vinho às suas massas e saladas ou opte pela sumo de um citrino para temperar o seu frango grelhado ou assado.

Invista em novos métodos de preparação

A forma como cozinha os ingredientes também tem um impacto no sabor. Em vez de simplesmente cozer os seus legumes, por exemplo, experimente grelhá-los, assá-los ou estufá-los para intensificar o sabor e transformar a textura.

A regra fundamental em toda dieta

Seja para perder peso, para ganhar uns quilos a mais, para ter mais energia, para conseguir dormir melhor ou até para melhorar os níveis de concentração, há uma regra que é quase imperativa na hora de tornar qualquer dieta num regime alimentar saudável.

Fibras são fundamentais em qualquer dieta

Embora não exista uma dieta melhor do que outra – até porque os efeitos variam sempre de pessoa para pessoa, especialmente quando se trata de um plano alimentar para emagrecer – a inclusão de fibra é o denominador comum em todas as dietas saudáveis, assumindo-se como uma regra a seguir, diz o site Food Matters.

Como lhe explicámos aqui, a fibra alimentar é um conjunto de substâncias existentes nos alimentos de origem vegetal que não podem ser digeridas pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal e que, por isso, não são absorvidas. Trata-se de compostos que têm muitos efeitos benéficos no organismo, sendo mesmo essenciais para o normal funcionamento do sistema digestivo. E dentro do leque de fibras, existem dois tipos: as solúveis e as insolúveis.

A ingestão de alimentos ricos em fibra melhora a qualidade do sono, a saúde digestiva e pode mesmo promover uma maior longevidade por assumir a função de escudo protetor. O consumo diário de fibra é fundamental para a boa saúde e o corpo dá sinais claros de quando a quantidade de fibra ingerida é menor do que a necessária, mas também de quando se consome em excesso.

O equilíbrio é a palavra de ordem, sendo que a dose diária recomendada ronda as 25 gramas.

This Post Has One Comment
  1. Dicas muito construtivas que esclarece e nos ajuda a entender como fazer melhor para a nossa saúde.
    Muito obrigado pela dedicação de todos os envolvidos neste projeto.

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