skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook

Benefícios do tratamento com a acupuntura

A acupuntura é uma técnica oriental que trata o corpo como um todo, procurando manter em equilíbrio o corpo e a mente. Recorrendo a agulhas muito finas, esta técnica é indolor e pode provocar sensação de relaxamento. O Espaço Bambuí conta com diversos terapeutas para atendimento em acupuntura e outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Veja também o tema relacionado ao curso de Balanceamento Muscular em São Paulo.

A Medicina Tradicional Chinesa considera a energia como componente primário de todo processo fisiológico e portanto, um desequilíbrio causa enfermidades e hoje podemos também contar com o laser nos pontos de acupuntura que tem efeitos energéticos similar as agulhas promovendo a circulação de Qi (energia) e Xue (sangue), harmonizando os Jin Ye (fluidos do corpo) e o Shem (mente), regulando os Zan-Fu (órgãos e vísceras) e corrigindo o fluxo energético nos meridianos, restabelecendo assim o equilíbrio Yin-Yang do organismo.

O principal objetivo do tratamento consiste em trazer de volta o dinamismo entre Yin (energia negativa) e Yang (energia positiva). Para que o organismo funcione é necessário o livre fluxo de QI (essência) com energia equilibrada

A técnica consiste auxiliar no tratamento de qualquer disfunção do organismo, estresse, dor, ou mesmo promover a prevenção do organismo. Utiliza-se pontos para que a energia do corpo circule promovendo o reequilíbrio energético.

Alívio de dores lombares

A Acupuntura tem um longo histórico no alívio de lombalgias agudas e crônicas de diversas etiologias, desde dores musculoesqueléticas até dores causadas por hérnias de disco leves e moderadas.

Dores agudas e crônicas – principalmente as lombalgias – ainda são os principais motivos que levam as pessoas à procurarem um médico ou médico acupunturista. Estudos mostram que mais de 80% das pessoas terá um episódio de dor nas costas durante a sua vida.

Diversos estudos científicos reforçam a eficácia da Acupuntura no alívio destas dores, ajudando os pacientes a diminuir o número de medicamentos de uso contínuo e seus efeitos colaterais.

Auxilia no emagrecimento

Acupuntura e auriculoterapia no tratamento da obesidade
Acupuntura e auriculoterapia no tratamento da obesidade

Atualmente, esta é muito utilizada para emagrecer, porque existem vários pontos de pressão localizados nas orelhas, que têm influência em toda a atividade diária. Assim, o acupunturista vai inserir as agulhas nesses pontos, os quais vão enviar estímulos ao cérebro. Por usa vez, este órgão vai transmitir ao corpo a sensação de fome com menos intensidade do que é habitual. Este tratamento de acupuntura consiste em dar leves picadinhas nas orelhas do paciente, com o objetivo de regular o sono, o apetite e ansiedade.

Um estilo de vida estressante e um excesso de ansiedade podem conduzir a um aumento do peso, uma vez que, levam a que ingira alimentos desmesuradamente. A acupuntura controla o stress e a ansiedade, eliminando logo uma das principais causas do excesso de peso. Veja este artigo de nossa terapeuta sobre o papel da medicina tradicional chinesa, acupuntura e auriculoterapia para o emagrecimento.

Ajuda a diminuir o stress e sintomas de ansiedade

Ansiedade e stress são dois problemas bastante prevalentes atualmente, que podem resultar em graves transtornos se não abordados e tratados corretamente. O uso da Acupuntura no alívio destes sintomas relacionados ao estresse vem sendo bastante pesquisado.

Muitos pacientes já sentem um alívio logo após as primeiras sessões de Acupuntura, com melhora importante nos sintomas e em sua qualidade de vida.

Alívio de cefaléias e outras dores de cabeça

Acupuntura para tratamento de dores de cabeça
Acupuntura para tratamento de dores de cabeça

A Acupuntura tem excelentes efeitos analgésicos, anti-inflamatório e relaxante muscular para o auxílio do tratamento de crises agudas de cefaléias e enxaquecas, e também para o auxílio do controle crônico destas e outras patologias.

A Acupuntura é mais segura para o uso prolongado do que os medicamentos anti-inflamatórios e os opióides, que podem resultar em crises de gastrite, constipação e boca seca. A Acupuntura é inclusive utilizada na prevenção e espaçamento das crises de cefaléia.

Uma revisão sistemática com mais de 20 estudos envolvendo o uso de Acupuntura para o tratamento de enxaqueca e outras dores de cabeça demonstrou que ela poderia até prevenir a cronificação destas dores, e mostrou também que a Acupuntura foi eficiente no alívio de cefaléias que já eram crônicas antes do início do tratamento.

Redução dos sintomas do tratamento quimioterápico

Sessões de acupuntura são uma boa alternativa para controlar a náusea e o vômito causados pelo tratamento quimioterápico do câncer de mama e de outras neoplasias. Segundo o Instituto Nacional de Câncer dos EUA, há fortes evidências científicas que a Acupuntura pode ajudar a melhorar náuseas e vômitos relacionadas à quimioterapia.

Uma revisão sistemática do Instituto Cochrane também reforça esse benefício importante da Acupuntura no tratamento auxiliar de pacientes com câncer, já que a quimioterapia muitas vezes acaba por gerar efeitos colaterais importantes nos pacientes. No estudo, foram selecionados 11 artigos randomizados, com mais de 1000 pacientes inclusos no total. Os autores concluíram que a Acupuntura apresentava eficácia no tratamento deste mal estar comum nos pacientes submetidos à este procedimento.

Alivia os sintomas da TPM (tensão pré menstrual)

Passar pela TPM pode se tornar menos doloroso com a ajuda da Acupuntura. A TPM é bastante comum e afeta até 30% das mulheres com ciclos menstruais regulares. Novas pesquisas mostraram também que a Acupuntura auxilia bastante mulheres que sofrem com cólicas, inchaço, alterações de humor e dores de cabeça durante o período pré-menstrual, já que a Acupuntura estimula a liberação de neurotransmissores endógenos, que ajudam a regular os sintomas. Os benefícios da acupuntura são comprovados cientificamente para diversas doenças, com centenas de estudos. Desde 1995 a acupuntura é reconhecida como especialidade médica no Brasil.

Mais benefícios e comprovações sobre a acupuntura

Experiências com ratos demonstraram que a acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido por suas funções anti-inflamatórias e analgésicas. Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, observaram que tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a imperceptível perfuração da pele possa acionar tanto o acúmulo da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas naturais contra a dor.

De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.

Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.

Back To Top