skip to Main Content
51 9.9983-0283 51 3466.5531 espacobambui@gmail.com R. Brasil 680, Canoas RS Facebook
Vitaminas: Sua Importância E Como Não Perdê-las

Vitaminas: sua importância e como não perdê-las

As vitaminas são substâncias orgânicas que o nosso organismo não consegue produzir. Necessárias em pequenas quantidades e obtidas através de uma alimentação equilibrada, as vitaminas são essenciais ao nosso organismo, atuando em conjunto com algumas enzimas, controlando atividades das células e diversas funções do corpo, sendo um dos elementos chaves da nutrição funcional.

A maioria absoluta das vitaminas tem como fonte os alimentos que ingerimos todos os dias. Logo é importantíssimo buscar uma alimentação cotidiana que supra a maioria das necessidades de vitaminas que nosso corpo necessita. E mais, sendo um nutriente frágil, é comum que algumas dessas vitaminas sejam destruídas por processos como o cozimento, temperaturas e contato com outras substâncias. Veja abaixo uma pequenas lista que nosso nutricionista preparou e confira.

Nutricionista em Canoas RS

Atendendo toda a região da grande Porto Alegre, o nutricionista Carlos Lampert Filho destaca-se pelo foco em uma abordagem com alimentos saudáveis, nutrição funcional, esportivas, para emagrecimento e outras necessidades.

Entre em contato e tire suas dúvidas conosco pelo telefone (51) 3466-5531, pelo e-mail espacobambui@gmail.com ou no endereço Rua Brasil, 680.

As funções, fontes e formas de destruição das vitaminas

Todos sabemos que precisamos de vitaminas para nos mantermos saudáveis. Mas onde encontrá-las? Será que não as estamos destruindo quando cozinhamos os alimentos? Aprenda mais aqui:

Vitamina A

É responsável por regenerar a pele, fortalecer o cabelo e as unhas, melhorar a visão e tornar os ossos mais fortes. Pode ser encontrada na cenoura, frutos cítricos, queijo, ovos, leite, peixe, salsa e espinafres. É destruída a altas temperaturas ou quando os produtos atingem um estado de longa duração.

Vitamina B1

Aumenta o desempenho do cérebro, fortalece os músculos e favorece o sono. Pode ser encontrada na levedura da cerveja, na carne de porco, nas nozes, trigo, legumes e aveia. É destruída em preparações longas, pela adição de sal durante o cozimento e café.

Vitamina B2

Regenera as células, fortalece a visão e torna os músculos mais resistentes. Pode ser encontrada em ovos, leite, amêndoas, cogumelos, trigo, queijo e carne no geral. É destruída pelo contato direto com a luz natural durante períodos longos.

Vitamina B5

Melhora o humor e a memória, aumenta a recuperação em estados de doença leve, melhora a circulação sanguínea e fortalece o coração. Pode ser encontrada na galinha, carne, ovos, produtos lácteos, caviar, legumes, amêndoa, aveia, trigo, arroz, brócolis e legumes verdes. É estragada pelo congelamento repetitivo.

Vitamina B6

Torna o corpo jovem, fortalece o sistema nervoso e melhora a circulação. Pode ser encontrada nos cereais, bananas, saladas verdes, couve, nozes, salmão e carne. É destruída pela luz natural contínua.

Vitamina B12

Ajuda a manter o peso certo, aumenta a imunidade, melhora a memória auditiva e ajuda a manter a correta função intestinal. Pode ser encontrada na soja, espinafre, alga, ostras, peixe, leite, queijo, ovo e algumas carnes. As altas temperaturas e a luz contínua destroem esta vitamina.

Vitamina C

Torna a pele mais suave, melhora o sistema imunológico e o humor, fortalece o cabelo e as unhas. Pode ser encontrada nos cítricos como a laranja, frutas vermelhos, acerola, couve-flor, feijões, ervilhas, rabanete, kiwi e espargos. É destruída no processo de cozimento.

Vitamina D

Fortalece os ossos, melhora a coagulação sanguínea, aumenta a resistência a gripes, elimina toxinas, melhora o humor e facilita a circulação. Pode ser encontrada no peixe, queijo, leite, ovos, manteiga, marisco, óleos vegetais, carne e batata. É parcialmente destruída pela preparação em conjunto com alimentos de outras tipologias.

Vitamina E

Favorece o sistema reprodutivo, melhora a aparência e o humor e fortalece o corpo na resposta aos agressores externos naturais. É destruída pela preservação a longo prazo. Pode ser encontrada no azeite, carne, óleo de girassol, milho, sementes de abóbora, manteiga, amêndoa, fígado e produtos lácteos.

Vitamina K

Pode ser encontrada nos morangos, algas, espinafres, couve, couve-flor, rabanete, tomate, chá verde e couve roxa. Ajuda a perder peso quando combinada com uma dieta variada e pouco calórica e melhora a circulação sanguínea. Fortalece o sistema imune, mas perde o seu efeitos em preparações longas ou contacto prolongado com a luz natural.

Nutrição funcional em Canoas você encontra no Espaço Bambuí. Entre em contato para tirar dúvidas e saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top