A origem da palavra Yoga
Bem mais do que uma simples atividade física, o yoga é uma disciplina milenar que une corpo e mente. A palavra deriva do sânscrito yuj, que significa juntar, unir, adequar o corpo e a mente. Com origem na Índia, a prática milenar de yoga recorre a técnicas de respiração, posturas, meditação e outras, para atingir a plenitude de consciência mental e física.
Outra das vantagens do yoga é que não tem limites, isto é, todas as pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos, saudáveis ou não saudáveis, podem aprender e exercer este tipo de disciplina. No entanto, é importante reter alguns conselhos.
O que é o yoga
Yoga é um sistema constituído por oito passos e requer disciplina constante.
Os oito passos (segundo o estilo asthanga yoga) são:
- comportamento ético (yama)
- regras (niyama)
- postura (asana)
- respiração (pranayama)
- recolher dos sentidos (pratyahara)
- concentração (dharana)
- meditação (dhyana)
- união (samadhi)
Todas as etapas devem estar presentes numa sessão. A maioria das vezes inicia-se o yoga pela etapa da asana, quando se procura a prática física, mas só isso não é yoga. Yoga é uma disciplina que leva ao autoconhecimento, é um caminho solitário onde cada um é responsável por si.
Prática constante e com desapego
A prática constante de yoga permite ajustar o modo de vida, os pensamentos, as emoções, as palavras, as ações, a alimentação, os comportamentos, as atitudes consigo mesmo e para com os outros. O yoga estabelece o desafio exigente de sair da zona de conforto e ficar estável nas posturas. A respiração é uma das etapas importantes.
O apego a pessoas, pensamentos, ideias e coisas materiais causa sofrimento, consciente ou inconsciente. O desapego leva-nos a desprender do que nos faz sofrer: os desejos, as repulsas, os medos…
Como praticar
Não pratique sozinho em casa, tenha um professor que o oriente. Os retiros podem ser locais ideais para iniciar e aprender. Se necessitar de recomendações específicas, procure um professor coach que o ajude de acordo com as suas características físicas e mentais. As aulas colectivas podem ser uma forma de se iniciar, mas não se esqueça de que o yoga não é só atividade física.
Praticando regularmente você vai perceber muitas mudanças no seu corpo, talvez perda de peso, tônus muscular, aumento da força física e da flexibilidade, melhora na postura etc. Mas essas são somente as consequências. O que realmente importa não é o quão longe você vai no asana, mas o que você descobre sobre você mesmo enquanto está alinhando o seu corpo, respirando e aquietando a sua mente. Os asanas nos oferecem uma oportunidade de autoconhecimento: perceber nossos próprios pensamentos enquanto executamos um asana. Se estamos de fato presentes aqui e agora, que tipo de pensamentos habitam nossa mente.. etc. Então, comece exatamente de onde você está, com o que você tem.
Tem uma frase do grande mestre BKS Iyengar que resume tudo, “Se você tem um corpo então o Yoga é para você”.
O yoga não cura
Como o yoga é muito mais do que atividade física, não é recomendado como forma de ultrapassar uma depressão ou alguma doença. O yoga ajuda a diminuir a agitação mental, mas não é adequado para pessoas com depressão. Evita o desequilíbrio do corpo e da mente, por isso, quando praticado de forma constante, previne a doença.
Aulas de Yoga em Canoas
Se você é homem, mulher, tem qualquer idade, sempre se interessou por Hatha Yoga ou quer apenas começar a descobrir, ou apenas busca por aulas de Yoga na grande Porto Alegre, entre em contato com o Espaço Bambuí e conheça nossos instrutores de Yoga em Canoas.